loader image

5 dicas financeiras para saber antes de abrir o próprio negócio

  •  Icone Calendario24 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 09:43
  •  
  • Carol Andrade
 pessoa usando camiseta preta segurando uma caneca escrito

Se você quer abrir o próprio negócio, precisa se atentar a dicas importantes antes de começar. Veja nossas dicas financeiras para abrir o negócio dos sonhos!

Para que o sonho de ter o próprio negócio se transforme em realidade é necessário tirá-lo do papel. Esta ação envolve muitos fatores, mas um deles é determinante: ter dinheiro. Sem dinheiro, um negócio pode ficar apenas no plano das ideias. 

Se você quer abrir o seu próprio negócio, precisa se atentar a dicas importantes antes de começar! Planejamento, construção de reserva financeira e compreensão do mercado da sua área devem estar no seu horizonte.

Veja as nossas dicas financeiras que são mais do que necessárias antes de colocar em prática o seu negócio dos sonhos. 

Como se organizar financeiramente para abrir o próprio negócio?

Uma grande parcela dos empreendedores começam o próprio negócio com poucos recursos ou com um orçamento limitado. Quem quer empreender, começar um negócio do zero, precisa seguir alguns passos importantes e ter sempre em mente que planejar e poupar são as palavras-guias para o sucesso. Confira abaixo as principais dicas:

  1. Saiba qual será o investimento necessário: para começar um negócio é preciso saber qual é o  capital inicial necessário. Se você vai calcular quanto precisa inicialmente, tenha em mente que é necessário fazer um levantamento dos custos iniciais. Quais impostos você deve pagar? Em qual regime tributário sua empresa se enquadra? Quanto custarão as principais despesas como luz e compra de equipamentos? Será preciso alugar um espaço, ter a contratação de funcionários? E ainda, haverá custo com insumos? Isto se soma a um cálculo de gastos com marketing e manutenção de um fluxo de caixa. 
  2. Faça uma reserva financeira: abrir, ter e manter um negócio é custoso! Antes de abrir o seu próprio negócio construa uma reserva financeira. Poupar é a chave. Estipule dois valores: o quanto você precisa para abrir e manter inicialmente o seu negócio, e quanto consegue poupar por mês. Com estes valores em mente, você tem o tempo necessário para atingir a meta da sua reserva. Seja realista ao estipular ambos os números, para que o seu planejamento financeiro esteja adequado às suas necessidades. Veja ainda onde pode guardar e investir este dinheiro, para que ele renda ainda mais. 
  3. Tenha outras fontes de renda: para conseguir dar conta das despesas e da construção de uma reserva financeira, muitas vezes a renda básica do trabalho não é suficiente. Pense em construir alternativas temporárias de renda, com trabalhos freelancer e venda de produtos. A depender seu tempo e energias disponíveis, elas irão contribuir para atingir a meta da sua reserva. 
  4. Se informe sobre linhas de crédito: recorrer a empréstimos muitas vezes é algo necessário para um negócio. Seja para começar, lidar com imprevistos ou expandir o negócio, entender quais linhas de crédito são acessíveis ao tipo do seu negócio é importante. Conhecer taxas e alternativas para incluir no seu plano de negócio.
  5. Pesquise muito sobre o seu negócio: uma boa organização financeira exige pesquisa! Saber o máximo sobre área que você quer investir, o que está envolvido na produção, qual o perfil de público que você irá lidar, e ainda, como é a sua concorrência. Levante estes dados para entender os custos do negócio e poder de compra do seu público.

Quais os benefícios em ter um negócio próprio? 

Ser o seu patrão, não receber ordens de ninguém. Ter o próprio negócio pode trazer muitos benefícios além da concretização de sonhos. Saiba quais são os principais:

  1. Ser dono do próprio tempo: quem tem o próprio negócio tem uma grande vantagem, é o principal responsável pela gestão do tempo de trabalho. Não precisar “bater ponto” ou cumprir com uma carga horária estipulada previamente é um dos maiores benefícios.
  2. Definir a equipe de trabalho: nem sempre as pessoas se dão bem ou gostam dos chefes e colegas de trabalho. Quem tem o próprio negócio consegue ter mais liberdade para definir as contratações, podem escolher perfis de pessoas que mais se adequam ao seu espaço.
  3. Dedicação aos seus gostos e sonhos: um negócio é a concretização de interesses pessoais e sonhos. Poder dedicar seu tempo, energia e vida àquilo que gosta e acredita, é muito mais interessante do que se jogar em projetos de outras pessoas.
  4. Você escolhe onde irá trabalhar: com o próprio negócio, você é o responsável pela escolha do local onde trabalha. Seja o local físico, ou com mobilidade, a decisão é sua!

E com isso, você pode deixar aquela ideia de negócio no plano dos pensamentos e começar a colocar em prática. Com organização, planejamento e uma boa gestão de recursos você também pode ser dono do próprio negócio.



Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo