Acidificante para cabelo cacheado: aprenda a acabar com a porosidade
5 dicas de detox que realmente funcionam
- 14 de abril de 2023
- 16:34
- Talitha Benjamin
De uns tempos para cá, a preocupação com a saúde do corpo, e em especial, com a alimentação tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. A procura por consumir apenas o que faz bem é crescente, e assim também como a necessidade de evitar o que faz mal. A febre do detox veio junto, e com ela, uma onda de receitas, truques e conselhos, que são ventilados sobre o que deve ou não ser feito para desintoxicar o corpo. Mas afinal, o que é detox, e o que realmente funciona?
O termo “detox” é usado para abreviar o processo de desintoxicação, ou seja, remover toxinas ou substâncias danosas do corpo ou do organismo. Esse processo pode ser realizado de diversas formas, sendo a mais comum delas através de uma dieta específica, mas que também pode incluir a ingestão de suplementos, exercícios ou outras atividades.
O objetivo do detox é remover essas toxinas que são prejudiciais, e assim, melhorar o funcionamento do organismo e proporcionar bem-estar. No entanto, é necessário saber que muitos métodos indicados para o detox não são comprovados cientificamente. Não existem curas ou receitas mágicas que, milagrosamente, desintoxicam o corpo. No entanto, isso não significa que seja impossível realizar o detox, ou que certas dicas não possam trazer benefícios para o seu bem-estar.
Além de estar em dia com os seus exames e ter sempre um acompanhamento médico, separamos 5 dicas de hábitos e atividades que podem ajudar você a desintoxicar o organismo. Veja!
Consuma mais água
Enquanto não existe cura mágica para o detox, o melhor aliado da desintoxicação do organismo ainda é beber, pelo menos, 2 litros de água todos os dias. A ingestão de água é essencial para o funcionamento dos rins e do fígado, que são os dois órgãos essenciais para eliminar tudo o que não faz bem para o seu corpo. Além disso, a água também dilui qualquer substância tóxica que esteja presente na corrente sanguínea, acelerando o metabolismo.
A água também acelera o processo digestivo do corpo, evitando a constipação, que é o acúmulo de substâncias que já estão prontas para serem eliminadas.
Evite alimentos ultra processados
Chamamos de “ultra processados” todos aqueles alimentos industrializados, que contém uma alta quantidade de ingredientes sintéticos, como corantes, emulsificantes, intensificadores de sabor, conservantes, e por aí vai. Consumir esses alimentos em excesso aumenta também a ingestão dessas substâncias, que não apenas possuem nenhum valor nutricional ou benefício para o organismo, mas também se transformam em toxinas que comprometem o funcionamento do corpo.
Diminuir o consumo desses alimentos, substituindo-os por uma dieta saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, garante que você esteja consumindo apenas o que faz bem para o funcionamento dos órgãos que filtram toxinas, além de garantir o funcionamento do metabolismo que acelera essa eliminação de toxinas.
Durma bem
É enquanto você dorme que o seu organismo trabalha nos processos de eliminação de toxinas e de substâncias que não fazem bem. Também é durante o sono que o sistema glinfático funciona, responsável por remover fluídos e resíduos do seu cérebro.
Por isso, dormir — e dormir um sono de qualidade — é uma das atividades mais importantes para o corpo humano. É nesse momento em que seu corpo foca as energias em fazer os órgãos funcionarem, eliminando tudo o que você não precisa para enfrentar o dia.
Pratique o mindful eating
O mindful eating é a atitude de se alimentar estando 100% presente, sem distrações ou julgamentos. Envolve prestar atenção na experiência, nas emoções e pensamentos proporcionados pela comida, e também estar atenta ao seu nível de saciedade e sensações físicas. O objetivo dessa prática é criar uma relação saudável com a comida e também com a experiência da alimentação, e como consequência, se alimentar de forma mais saudável e agradável.
Para o processo de detox, o mindful eating pode ser muito benéfico já que te deixa mais atenta e preocupada com as escolhas alimentares, além de melhorar a digestão e reduzir o estresse, práticas que são muito boas para o funcionamento dos órgãos necessários para eliminar toxinas do corpo.
Se exercite
Já faz tempo que o consenso entre especialistas é de que a prática de exercícios físicos não apenas faz bem para o corpo e para a mente, mas também é essencial para reduzir o risco de doenças.
Exercitar-se com regularidade também faz muito bem para a desintoxicação do organismo: o exercício físico ajuda no funcionamento dos rins e do fígado, aumenta a circulação sanguínea e diminui o estresse, benefícios que, por sua vez, ajudam a potencializar as funções naturais de desintoxicação do corpo.