5 dicas de como escolher o perfume e a fragrância ideal para você

  •  Icone Calendario20 de dezembro de 2022
  •  Icone Relogio 19:24
  •  
  • Talitha Benjamin
 A foto mostra a imagem de um perfume de frasco pequeno e rosa

Saber como escolher o perfume pode ser uma tarefa desafiadora para quem não conhece muito de fragrâncias. Sejam elas de marcas grandes e reconhecidas ou fabricadas por pequenos produtores, é fato que existem mais opções do que nunca no mercado. Por isso, muita gente pode se sentir perdida na hora de saber como escolher o perfume ideal, já que o cheiro é uma característica bastante particular que não permite que você escolha cegamente, sem muita consideração.

E é justamente essa particularidade que faz com que as pessoas acabem caindo na falácia de que existe um perfume único para cada um, que seja só seu, e viram reféns de uma só fragrância. Ser reconhecida pelo aroma é bom, mas, acima de tudo, é importante entender que, como roupas, acessórios e maquiagens, existe uma fragrância perfeita para cada ocasião.

Por isso, ao invés de entrar em uma busca incansável — e muitas vezes, frustrante — pelo seu aroma único, busque aqueles que se encaixem nas suas diferentes necessidades e no seu gosto pessoal. Essa dica é especialmente valiosa para quem costuma enjoar rápido dos cheiros, pois assim, você pode alternar entre os produtos e até adequar o uso com ocasiões específicas. Vem com a gente aprender mais sobre o mundo dos perfumes e como você pode escolher o seu:

1. Saiba as diferenças entre as fragrâncias

Perfume não é tudo igual! Você sabia que existem vários tipos de fragrâncias, com intensidades e tempos de duração diferentes? Uma forma muito simples de explicar as diferenças é que, em geral, o que muda é a concentração de ingredientes, o que, por sua vez, interfere no quanto o produto dura na pele. Veja as diferenças entre os principais tipos de fragrâncias comercializadas abaixo:

  • Eau de cologne (do francês, “água de colônia”)

Delicados e muito leves, possuem cerca de 2% a 8% de intensidade de essência, fixando na pele por, em média, duas horas. São produtos mais em conta, e precisam de retoques caso você queira permanecer cheirosa o dia inteiro.

  • Eau de toilette (do francês, “água de banho”)

Perfumes leves, com cerca de 4% a 15% de essência.

  • Eau de Parfum (do francês, “água de perfume”)

Mais marcante, essa tipificação de perfume carrega cerca de 10% a 20% de concentração de essência, podendo durar até 10 horas na pele.

  • Parfum

É a categoria com maior concentração de essências aromáticas, chegando até 30% da composição. Tende a demorar mais para evaporar, e possuem aromas mais fortes e intensos do que os outros produtos mais leves.

A água de colônia é um aroma com menos concentração, enquanto apenas as eau de toilette, eau de parfum e parfum podem ser caracterizados como perfumes autênticos. É importante conhecer as nomenclaturas e suas características, já que elas interferem não apenas na durabilidade, mas também no preço.

2. Cada frasco, uma fragrância diferente

As cores das embalagens das fragrâncias também têm significados distintos. Elas são utilizadas pelos fabricantes para evocar sentimentos e ajudar o consumidor a identificar melhor a personalidade do produto, simplificando ainda mais o momento de escolher a sua preferida. Veja abaixo:

  • Azul: aromas mais refrescantes, com notas aquáticas.
  • Dourado: cheiros exóticos, associados ao glamour e riqueza.
  • Amarelo: são os aromas mais relacionados ao verão, alegres e espontâneos.
  • Verde: cheiros que remetem à natureza e folhagens.
  • Preto ou marrom: fragrâncias intensas, com muita personalidade.
  • Vermelho: aromas cheios de energia, paixão e sensualidade, com notas apimentadas.

3. Faça pesquisas em lojas físicas

Enquanto a maioria dos produtos de beleza já podem ser encontrados e adquiridos pela internet e entregues no conforto das nossas casas em poucos cliques, a compra de uma fragrância não pode ser tão simplificada. A menos que você esteja comprando um produto que já cheirou e gostou, ou está recomprando algum que já conhece, o ideal é apostar nas lojas físicas para exercitar o olfato na hora da escolha.

Ao invés de passar horas em sites tentando decifrar as descrições, separe um dia calmo, de preferência pela manhã, momento em que os sentidos estão mais aguçados, e visite lojas de cosméticos e perfumes para navegar com os sentidos e experimentar os aromas. Aqui, há a vantagem ainda de poder conhecer de perto as mais variadas fragrâncias, e até mesmo testá-las na pele e sentir o poder da fixação e durabilidade.

4. Pense sobre as ocasiões em que o perfume será utilizado

Agora que você já tem em mente quais são os tipos de fragrância, está na hora de testá-las: primeiro, pense nos momentos em que você deseja usá-las. Você busca algo para usar no dia a dia ou em ocasiões especiais? No seu cotidiano, você tem facilidade para retoques necessários, ou prefere algo que se mantenha fixo o dia todo?

Um exercício muito útil é fazer um pequeno recorte das 5 principais ocasiões em que você quer usar o aroma: no trabalho, em encontros, em uma noitada com os amigos ou em passeios diurnos. Com esses cenários em mente, vá testando os cheiros, e escolha qual deles se adequa melhor às suas necessidades. Assim, fica mais fácil fazer escolhas mais assertivas sobre qual o melhor produto para você.

5. Não tenha medo de testar

Uma das vantagens na hora de comprar uma fragrância, é que, em geral, a indústria entende que é algo que o consumidor precisa testar e ter certeza da escolha antes de fazer o investimento. Por isso, a maioria das lojas de cosméticos oferecem pequenos papéis de teste de cheiro, e também amostras grátis ou de preço reduzido para que você consiga experimentar, e só assim decidir se aquele é o aroma ideal.

Por isso, não tenha medo de visitar diferentes lojas, procurar amostras e pedir quantos papéis de teste você precisar antes de comprar o seu. Essa dica é especialmente valiosa se você está pensando em adquirir cosméticos mais caros, já que assim você garante que o investimento valerá a pena, e você terá um perfume que você ama.

Leia também: O que é e para que serve o perfume para cabelo?



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo