Cabelo chocolate: inspirações para se jogar na cor com estilo
Por Rafaela Oliveira
Com a chegada do calor intenso, a busca por maneiras de aproveitar o clima quente aumenta drasticamente. Mas, muitas vezes, a preocupação com a saúde da pele e dos cabelos fica em segundo plano. Assim como o nosso organismo, o cabelo e a pele também precisam de reidratação, principalmente em uma época em que a reposição de água é tão importante.
A exposição excessiva ao sol e as altas temperaturas podem trazer danos indesejados, mas com algumas dicas simples, você pode desfrutar do verão mantendo a beleza e a saúde em dia. Veja abaixo dicas valiosas para cuidar dos fios e da pele nesta temporada:
Você com certeza já deve saber que o calor intenso pode levar à desidratação, já que nosso corpo elimina muita água durante essa época através do suor. O que você pode não saber, é que essa água perdida também faz falta na hidratação da pele e do cabelo, o que pode fragilizá-los e causar danos.
Por isso, é importantíssimo manter-se bem hidratada, bebendo água regularmente ao longo do dia. Além disso, invista na hidratação da pele e também do cabelo com produtos específicos para realizar essa reposição de umidade.
Dica:apps que lembram você de beber água pode ajudar você a se manter hidratada todos os dias.
O protetor solar é imprescindível, o que significa que não dá para vacilar com este cuidado. Em tempos de calor intenso, o protetor solar é a sua única barreira contra os danos causados pela radiação solar – ela não só causa o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos, como câncer.
Escolha o fator de proteção compatível para o seu tipo de pele e aplique-o generosamente. Lembre-se de reaplicar a cada duas horas, especialmente se estiver em contato constante com a água. No caso dos cabelos, você pode apostar em produtos finalizadores com proteção UV, ou melhor ainda, aposte em chapéus que cubram os fios e também oferecem mais conforto para curtir o calor.
Durante o verão, justamente por conta do maior risco de desidratação, outros cuidados com a pele e com o cabelo precisam ser implementados. Um deles é a diminuição do uso de produtos cosméticos, principalmente na raiz capilar e na pele do rosto. Isso porque os poros trabalham com mais frequência, e a sobrecarga de químicos nessa região pode impedir que ambas as regiões parem de “respirar” corretamente, causando obstrução.
Se você é adepta da maquiagem, durante o calor, busque por produtos não comedogênicos, ou seja, produtos que não contenham resíduos que causam a obstrução dos poros, como o óleo, ou opte pela “cara lavada” por algum tempo. Já nos cabelos, busque por produtos com ativos naturais, e mantenha-os longe da raiz dos fios. Outra dica boa é apostar nos produtinhos liberados, que oferecem menos resíduos químicos.
Durante o calor, uma das formas mais simples e acessíveis de se refrescar é através de um belo banho. Uma delícia, mas é preciso ficar atenta aos riscos que esse excesso pode causar. Para começar, aproveite o calor e diminua a temperatura dos seus banhos, já que a água quente retira a oleosidade natural da pele e do cabelo.
Além disso, a lavagem excessiva também remove nutrientes e vitaminas naturais que servem para proteger a barreira da pele e do fio capilar. Por isso, apesar de estar liberado para se refrescar com um banho geladinho, mantenha a lavagem corporal e capilar dentro da sua rotina comum. O recomendado é no máximo duas vezes por dia para proteger a barreira cutânea da pele e, para as madeixas, não mais do que quatro vezes por semana.