loader image

Porque você deve experimentar o detox capilar

  •  Icone Calendario29 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 10:08
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher negra de cabelo crespo curto

Precisando de um detox capilar para reduzir as impurezas dos fios? Confira as melhores técnicas, receitinhas e dicas de produtos para você.

Já percebeu que o detox capilar é uma prática que vem se popularizando cada vez mais? E isso com razão, afinal, ele faz muito bem para os cabelos e não é só para os fios oleosos, viu!?

Até porque, não é só o corpo que precisa de uma desintoxicação de resíduos, mas o cabelo e o couro cabeludo também. Muitas vezes, você pode estar sentindo os fios pesados, fracos e até sem brilho, mas não sabe por qual motivo.

Acontece que a poluição, principalmente das grandes cidades, e o acúmulo de resíduos que não foram retirados direito podem trazer essas características negativas para os cabelos. E é aí que o detox entra na história.

Quer saber por que você deve experimentar essa técnica também? Então continue a leitura e conheça as principais informações sobre esse procedimento e dicas de receitas!

O que é e para que serve o detox capilar?

detox capilar

A principal pergunta é: o que é detox capilar? Como dá para perceber no próprio nome, o detox capilar é um método que faz uma limpeza mais profunda nos cabelos, promovendo a renovação celular do couro cabeludo, ou seja, é uma desintoxicação.

Isso quer dizer que, através do detox capilar é possível eliminar impurezas e resíduos químicos que, muitas vezes, ficam acumulados, estimular o crescimento dos fios, evitar a queda, entre outros benefícios, resultando em madeixas mais leves, soltinhas e brilhantes.

Para isso, os ativos mais usados são aqueles capazes de desintoxicar o couro cabeludo, com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, como o carvão ativado, a argila verde e o mentol.

O carvão, por exemplo, absorve a oleosidade, a poluição e resíduos químicos do cabelo. A argila verde também é muito usada no detox capilar, pois absorve toxinas e impurezas.

Além de esfoliar a pele do couro cabeludo, ajuda na reconstituição dos tecidos, faz desintoxicação metabólica capilar, atua na circulação capilar, estimulando o crescimento dos fios, elimina bactérias e suaviza a raiz.

O mentol, por sua vez, também auxilia no crescimento capilar, alivia problemas do escalpo — como coceira ou ressecamento, por exemplo — regulariza a produção dos óleos naturais do couro cabeludo e, ainda, acalma a pele da região.

Benefícios do detox capilar

Já ficou claro que o detox tem o poder de limpar e desintoxicar o couro cabeludo, deixando as madeixas mais bonitas e saudáveis, porém, que tal conhecer os principais benefícios do detox capilar e como ele age?

  • Oleosidade: como tem ação de limpeza profunda, o detox absorve a oleosidade em excesso e ainda regula a produção do óleo natural dos fios;
  • Crescimento capilar: por meio do estímulo da circulação sanguínea, o detox promove o crescimento saudável dos fios. Isso porque os ativos usados têm efeito metabólico.

Além disso, o poder esfoliante de alguns deles limpa profundamente a pele da região, desobstruindo os poros e fazendo com que os fios saudáveis possam crescer livremente;

  • Ação antioxidante: ela ajuda a afastar os danos que podem ser causados pelos radicais livres às células dos cabelos. Células capilares saudáveis são essenciais para o crescimento e saúde dos fios;
  • Limpeza completa: remove resíduos de cosméticos, químicas, poluição, cloro e sal acumulados no couro.

Por estes motivos é que o detox não é indicado apenas para os fios oleosos, embora este tipo de fio seja o que mais tenha benefícios com este procedimento.

Entretanto, não é bom que o detox capilar seja realizado com muita frequência nos fios naturalmente mais ressecados. O ideal mesmo é fazer de vez em quando, se perceber que o couro cabeludo está intoxicado.

Como fazer detox capilar?

Mulher negra de cabelo  ondulado longo

O melhor ao fazer um detox capilar é investir em produtos desenvolvidos exatamente para isso, como um shampoo detox capilar que contenha bons ingredientes na composição.

Além disso, é possível criar misturinhas com alguns produtos especiais que são próprios para detox ou até com uma argila para essa finalidade, esfoliando o couro cabeludo. Após isso, é sempre importante fazer uma hidratação para trazer o brilho, a maciez e a saúde para os fios, veja mais:

Receitinhas caseiras de detox para cabelo

O detox capilar pode ser feito em todos os tipos de cabelo, ou seja, lisos, ondulados, cacheados ou crespos. É possível usar itens do dia a dia que são verdadeiros aliados na hora de tratar os cabelos, como o vinagre e leite de magnésia, sabia? Veja só:

Detox com vinagre

Você pode fazer um detox capilar caseiro com vinagre de maçã, uma maneira de esfoliar o couro cabeludo e trazer uma limpeza. Ele ajuda a limpar os poros que ficam fechados por conta da sujeira. Para isso:

  1. Dilua 5ml do vinagre de maçã em 20ml de água e deixe em um borrifador;
  2. Lave o cabelo com o shampoo que você tem costume e enxugue o excesso de água;
  3. Borrife no couro cabelo o líquido que você misturou e massageie por alguns minutinhos;
  4. Depois deixe agir por 2 minutos e enxágue.

Não esqueça de passar o condicionador ou uma máscara para hidratar os fios.

Detox com leite

Usando leite de magnésia, você consegue fazer um detox e retirar os resíduos e a oleosidade. Assim:

  1. Dilua ½ xícara de leite de magnésia em ½ xícara de soro fisiológico ou água filtrada;
  2. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos;
  3. Enxágue com o shampoo e condicionador da sua preferência.

Detox com argila

Para fazer o detox capilar com argila verde, existem alguns passos que precisam ser seguidos, como:

  1. Lave o cabelo com um shampoo neutro ou algum que limpe profundamente os fios, porém, sem ressecar as madeixas;
  2. Seque com uma toalha para retirar o excesso de água;
  3. Prepare uma pasta com duas colheres de sopa de argila verde e um pouco de água;
  4. Aplique a mistura somente no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 20 minutos. É muito importante que você não aplique a argila nos fios;
  5. Enxágue com bastante água, deixe a argila derreter debaixo do chuveiro e vá retirando com cuidado para não criar atrito com os fios, evitando a quebra;
  6. Aplique uma máscara de hidratação que você goste e aguarde o tempo indicado;
  7. Enxágue e finalize com o condicionador.

Todo esse processo é fundamental para você evitar prejudicar a sua saúde capilar e tenha reais benefícios com o detox.

Produtos para detox capilar

Existem produtos que você pode usar e que contam com ação detox poderosa! Como citamos, tem como fazer detox capilar usando um shampoo próprio para isso. Afinal, existem linhas voltadas para esse procedimento. Inclua o shampoo detox no cronograma capilar e você perceberá a diferença que ele faz nas suas madeixas.

Confira alguns itens que você pode usar e que ajudam muito para quem não quer arriscar usar produtos naturais:

Shampoo para detox capilar

O Shampoo Detox Maria Natureza, com carvão ativado, mentol e argila verde, traz uma diminuição da oleosidade em uma média de 7 dias e crescimento capilar comprovado em até 15 dias, além de fios mega saudáveis e sem ressecamento. Aliás, ele é indicado para cabelos mistos e oleosos e pode ser usado a partir de 12 anos, além de ser um produto vegano.

Outra indicação é o Meu Liso Detox, que purifica o couro limpando profundamente enquanto hidrata as pontas na medida certa.

Condicionador para detox capilar

O Condicionador Detox Maria Natureza é ótimo porque, além de ajudar na limpeza, ainda traz brilho, maciez e desembaraço para as madeixas. Ele também é indicado para cabelos mistos e oleosos e pode ser usado a partir de 12 anos. O condicionador deve ser usado após o shampoo.

Lembrando que você pode optar pelo kit detox capilar completo de Shampoo e condicionador Maria Natureza Detox.

Máscara para detox capilar

Agora, se você deseja uma hidratação mais profunda, a máscara detox capilar é uma ótima solução. Ela traz óleo e água de coco em sua composição e não pesa nos fios. Sua aplicação é muito fácil, apenas 3 a 5 minutos e já ajuda a hidratar, trazer brilho e maciez.

Cuidados pós-procedimento

Após fazer um detox capilar é sempre importante lembrar de fazer uma hidratação nos fios para deixar a umidade da cabeleira em dia.

Além do mais, também é fundamental fazer nutrição e restauração de tempos em tempos para que o cabelo esteja sempre saudável.

Dúvidas Frequentes

Qual a importância do detox capilar?

O detox capilar é importante para purificar o cabelo, deixando-o mais saudável e revitalizado. Ele ajuda a eliminar acúmulos de produtos e impurezas, melhorando a oxigenação do couro cabeludo e permitindo que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.

Com que frequência devo fazer o detox capilar?

A frequência do detox capilar pode variar de acordo com o tipo de cabelo e as necessidades individuais. Geralmente, é recomendado fazer o detox capilar a cada 15 dias ou conforme a necessidade do cabelo.

Posso fazer o detox capilar em cabelos quimicamente tratados?

Sim, o detox capilar pode ser feito em cabelos quimicamente tratados. No entanto, é importante escolher produtos adequados para o seu tipo de cabelo e evitar fazer o detox com muita frequência para não ressecar os fios.

O detox capilar ajuda no crescimento do cabelo?

Sim, o detox capilar pode ajudar no crescimento do cabelo, removendo impurezas que podem obstruir os folículos capilares e prejudicar o crescimento saudável dos fios.

O detox capilar pode ressecar o cabelo?

O detox capilar pode ressecar o cabelo se feito em excesso. Por isso, é importante não fazer o detox com muita frequência e sempre hidratar bem os cabelos após o procedimento.



Comentários

  1. Sonia disse:

    Amei iiiiii as dicas

    1. Salon Line disse:

      Que bom, Sonia! Sempre temos dicas incríveis por aqui! Volte sempre!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo