Empréstimo para Microempreendedor Individual: Entenda como funciona

  •  Icone Calendario16 de fevereiro de 2023
  •  Icone Relogio 10:20
  •  
 duas mãos passando um saco de dinheiro

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, e para garantir a saúde financeira dele nem sempre os ganhos cotidianos são suficientes. Seja para equilibrar as contas, expandir o negócio ou modernizá-lo, muitas vezes o empreendedor precisa recorrer a empréstimos. Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), saiba que há opções vantajosas de acesso às linhas de crédito.

Quem pode solicitar o empréstimo para MEI?

O empréstimo para MEI se assemelha a outras alternativas de crédito para empresas, com a principal diferença nas condições de pagamento e tarifas. Em geral, conta com taxas de juros mais baixas e condições de pagamento mais atrativas.  Para solicitar o empréstimo como MEI é necessário ter um CNPJ ativo – e enquadrado na categoria MEI – além de comprovar a necessidade do empréstimo. 

Cada banco exigirá a apresentação de documentos e comprovantes específicos, mas em geral é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência, certificado do MEI (emitido pelo Portal do Empreendedor), além de um plano de investimento – como comprovação da necessidade de crédito – e comprovante de renda pessoal e da empresa, em que podem ser utilizadas alternativas como extrato bancário de 3 a 6 meses, e declaração do Imposto de Renda MEI como comprovação.

Tipos de empréstimo para MEI

Há diversas alternativas de crédito para MEI, e variam nas condições de pagamento e exigências de documento. É importante entender o que se adapta melhor às necessidades do seu negócio, além de planejar como serão feitos os pagamentos. Empréstimos são muito úteis para resolver situações emergenciais e expandir o negócio, mas devem ser contraídos com ponderação, planejamento e reflexão. Confira os principais tipos:

Empréstimo para MEI com o cartão BNDES: De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), “o Cartão BNDES é um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, visa a financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos empresários individuais, inclusive microempreendedores individuais (MEIs).” O cartão é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo BNDES como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O Banco ainda afirma que as condições em vigor são: “Limite de crédito de até R$ 2 milhões para cada cliente, por banco emissor; Prazo de parcelamento de 3 a 48 meses; Taxa de juros pré-fixada.”

Empréstimo para MEI com garantia de imóvel: Uma alternativa de empréstimo para o MEI é com garantia de imóvel. O modelo é muito atrativo pelas baixas taxas de juros, já que, em caso de inadimplência, o imóvel garantido na contratação é oferecido para quitar as dívidas. Serve também para quem precisa de crédito em altos valores. 

Microcrédito: O microcrédito é voltado para pessoas físicas ou jurídicas que tenham renda bruta anual de até R$ 360 mil. Destinado a empreendedores de pequeno porte – microempreendedores – sua taxa de juros deve ficar no limite de até 4% ao mês.

Cheque especial pessoa jurídica: Assim como pessoas físicas têm acesso ao cheque especial, no caso de pessoas jurídicas esta alternativa também é existente. Para obtê-lo, o empreendedor precisa comprovar renda, e seu valor e tarifas são definidos de acordo com cada instituição financeira. A taxa de juros costuma ser das mais altas, acima de 10% ao mês, outra semelhança com o cheque especial da pessoa física. Deve ser utilizado apenas em situações emergenciais e imprevistos para não prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Empréstimo para MEI com capital de giro: O empréstimo com capital de giro é indicado para empreendedores que necessitam de capital mínimo para manutenção do funcionamento do negócio, ou ainda, para pequenos investimentos. Os bancos costumam oferecer este tipo de linha de crédito específica para esta necessidade.

Bancos que fazem empréstimo para MEI

Existem no mercado diversos bancos e fintechs que fornecem crédito para MEI, com variações de condições de contratação, prazos e taxas de juros. Confira alguns dos principais:

  1. Bancos públicos: BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil fazem empréstimo para MEI com boas taxas e alguns deles têm parcerias com instituições como o Sebrae.
  2. Bancos privados: Santander, Bradesco são bancos tradicionais que oferecem diversas opções de crédito para MEIs.
  3. Bancos digitais: Banco Inter, C6Bank, Banco Original são bancos digitais que também oferecem empréstimo para MEI com a facilidade de processos rápidos e digitais.
  4. Fintechs: As fintechs, empresas financeiras  que utilizam tecnologias para trazer soluções de finanças, oferecem boas taxas para MEIs, como por exemplo a Creditas, Firgun e Provu.

Para quem é MEI e precisa equilibrar as contas ou expandir o negócio, as alternativas apresentadas acima são boas opções. Veja o que se adequa melhor às necessidades do seu negócio, e também as condições de pagamento que cabem no seu bolso. Empréstimos são ótimas soluções, mas devem servir para administrar uma situação financeira, e não complicá-la ainda mais. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
13 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
20 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo