loader image

3 cuidados na gravidez para ter uma gestação tranquila

  •  Icone Calendario30 de junho de 2022
  •  Icone Relogio 17:11
  •  
  • Talitha Benjamin
 cuidados na gravidez

Alguns cuidados na gravidez são essenciais para que a gestação traga tranquilidade e segurança a mamãe e ao bebê. Acesse já e saiba quais são eles!

Desde a descoberta até o momento pós-parto, a gestação é repleta de surpresas e muitas complexidades que tornam este um momento único na vida da mãe. Mudanças corporais, preparações para receber o bebê e o amadurecimento emocional fazem parte dos nove meses da gestação. Mas, o que permanece como uma regra para todas as gestantes é a importância de adotar cuidados na gravidez que promovam a saúde da mãe e do bebê.

Não é novidade que, desde o primeiro trimestre, a gestante precisa mudar totalmente a rotina, com hábitos e um estilo de vida focado em se preparar para a chegada de uma nova vida. Os cuidados na gravidez são feitos através do acompanhamento médico pré-natal, mas também precisam estar presentes no dia a dia, em casa, no trabalho, na construção da rede de apoio e na preparação emocional para o nascimento. A necessidade dessa alteração vai muito além da saúde da mãe e do bebê: uma gravidez tranquila e cuidadosa também ameniza o desconforto durante a gestação, no parto e também no puerpério – período após o parto até que o corpo da mulher volte às condições pré-gestação.

Quer saber quais cuidados são estes? Conversamos com o Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa de São Paulo, para sugerir os 3 principais cuidados na gravidez que vão garantir uma gestação saudável.

Quais são os primeiros cuidados na gravidez essenciais para mamãe e bebê?

De acordo com o Dr. Carlos Moraes, os cuidados com a gravidez começam antes mesmo da descoberta, já que a condição corporal da gestante interfere diretamente na gestação: “pacientes acima do peso, por exemplo, já começam o pré-natal com a recomendação de perder alguns quilos, já que normalmente a paciente ganha de 10 a 12 kg na gestação. Se ela começa a gestação fora do peso ideal, existe o risco do desenvolvimento de doenças, como a diabetes gestacional”, exemplifica o médico.

Assim, os exames pré-natais são essenciais, e se a gestação é planejada, o acompanhamento médico deve começar antes mesmo da concepção: “outras condições de saúde, como hipertensão, problemas cardíacos, e afins, também interferem na gestação, devem ser avaliadas e levadas em consideração, pois fazem toda a diferença durante os nove meses”, afirma.

Além de fazer o tratamento de doenças e condições pré-existentes, alguns cuidados também ajudam a deixar a gestação, o parto e o puerpério mais leves. Veja abaixo:

1. Alimentação

A alimentação saudável é essencial para quem está aguardando uma nova vida: segundo mapeamento realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a diabetes gestacional acomete entre 2 a 15% das mulheres grávidas e, de acordo com o Dr. Carlos Moraes, tem implicações diretas na saúde da gestante e do bebê. “Um recém-nascido tem em média 3,400 kg, enquanto um bebê de mãe diabética pode ter 4 kg, ou mais, e pode causar complicações no parto”, alerta o médico.

Não existe dieta ideal, já que cada organismo é único, e as necessidades nutricionais também mudam de acordo. Existem, no entanto, dicas que podem ser universais e são ainda mais urgentes durante a gestação: evitar ultraprocessados e industrializados, preferindo a versão natural e orgânica dos alimentos, por exemplo. O ideal é procurar um nutricionista, que vai saber orientar a melhor dieta e composição conforme as necessidades específicas da gestante.

2. Exercícios físicos

Muita gente acredita que, na gestação, deve-se cessar as atividades físicas e priorizar o repouso, mas a realidade é o oposto: movimentar-se durante esse período é essencial para a saúde da mãe e do bebê, e é diretamente responsável por uma gestação tranquila, um parto menos complicado e um puerpério menos sofrido: “brinco com as pacientes que elas colhem o que plantam. Se você se exercita bem durante os nove meses, mantém uma boa força da musculatura abdominal, das costas, faz atividades aeróbicas — que ajudam na respiração —, lá na frente, quando o bebê estiver mais formado, e a barriga mais pesada, o parto será mais tranquilo, e o pós-parto também”, recomenda o ginecologista.

3. Saúde mental

Para além da saúde física, o psicológico também tem ação direta na saúde da mulher, e não seria diferente durante a gestação, um período complexo que, além de representar diversas mudanças e transformações, também inclui alterações de humor causadas por hormônios. A depressão pós-parto, de acordo com o Instituto Fernandes Figueiras, da Fundação Oswaldo Cruz, acomete 10% das gestantes ao redor do mundo. Ainda segundo o Instituto, o olhar da sociedade sobre este problema é importantíssimo, já que este transtorno acomete as mães em um momento crítico do desenvolvimento infantil, que é o estabelecimento dos padrões parentais e formação do vínculo.

De acordo com o médico, a promoção da saúde mental da grávida é importante, e muitas vezes ignorada: “pacientes que já apresentam histórico de depressão e que não acompanham durante a gestação, têm a tendência de ter estes transtornos evoluídos para a depressão pós-parto”, alerta o médico. Por isso, a recomendação é, além de cuidar da parte física, incluir também o acompanhamento psicológico e a atenção à saúde e bem-estar mental durante o pré-natal.

Este cuidado, também inclui preparar-se muito bem para esta nova fase, e isso engloba saber que a maternidade é difícil, e que não tem nada errado em pedir ajuda! Neste episódio do #DonasDaVoz, as super mamães Karol Pinheiro, Michele Passa, Thais Carla e Caroline Lima se reuniram para falar sobre um tema tão extenso: A maternidade. Neste bate-papo virtual elas conversam sobre o que é ser mãe, como não perder a identidade quando se tem filhos, a romantização da maternidade, as verdades sobre a gravidez e muito mais. Assita!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
16 horas ago
View on Instagram |
1/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
21 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo