loader image

Cravos no rosto: quais são as causas, como prevenir e tratá-los

  •  Icone Calendario16 de março de 2022
  •  Icone Relogio 19:14
  •  
 pele com cravos

Conheça as principais causas de cravos no rosto e saiba como preveni-los. Confira também os tratamentos e dicas de como remover as manchas da pele!

Os cravos no rosto são muito comuns, principalmente em quem tem pele oleosa, e pode impactar a derme em diversos momentos da vida. Mesmo podendo aparecer em qualquer tipo de pele, ainda existem muitas dúvidas sobre como tirar cravos no rosto e o porquê deles surgirem. Se você quer entender mais sobre esses pequenos pontinhos na pele, continue lendo!

O que são os cravos?

De uma forma geral, os cravos no rosto são pequenas lesões que aparecem na face, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e, também, em outras regiões do corpo que possuem maior oleosidade, como costas, ombros e colo.

O que causa cravos no rosto?

Também conhecidos como comedões, os cravos no rosto são causados pelo aumento da produção de sebo que, somada a alterações na sua espessura, se tornam mais densos e, assim, obstruem os poros. 

Tipos de cravos

De acordo com algumas características, existem dois tipos de cravos no rosto:

1. Cravos brancos

Os cravos brancos, ou comedões fechados, são um tipo de cravo que surge quando a pele sobre a lesão está cobrindo o poro da glândula. Tem como principal característica bolinhas pequenas esbranquiçadas.

2. Cravos pretos

Os cravos pretos, ou comedões abertos, são um tipo de cravo que surge numa glândula dilatada que ganha aparência mais escura pela oxidação quando substâncias, como o sebo, entram em contato com o ar.

Dicas de como evitar o surgimento de cravos no rosto

cravos na pele

Quem sofre com cravos precisa ter atenção com os cuidados diários com a face e com o corpo como um todo. Para te ajudar a evitar o surgimento de cravos no rosto, separamos algumas dicas infalíveis! Veja só:

  • Limpe bem a pele com produtos não agressivos
  • Esfolie a pele para desobstruir os poros
  • Hidrate o rosto diariamente
  • Use produtos adequados para o seu tipo de pele
  • Beba bastante água
  • Não durma com maquiagem
  • Faça acompanhamento com um dermatologista

Tratamento para cravos no rosto

Para começar, uma boa rotina de skincare vai manter a pele saudável e, assim, livre dos cravos no rosto. Além disso, o uso de produtos com ativos como o ácido salicílico contribuem para diminuir a oleosidade da face. Em casos mais intensos, uma limpeza de pele profunda em uma clínica estética vai remover as impurezas acumuladas nos poros.

Como tirar mancha de cravo do rosto?

Infelizmente, cravos no rosto podem deixar manchas e, após resolver um problema, você ganha outro na sequência. Para se livrar das temidas manchas de cravo no rosto você pode:

  • Esfoliar e hidratar a pele diariamente
  • Fazer tratamentos estéticos
  • Usar produtos despigmentantes e uniformizadores de tom

Salon Line Recomenda: Sérum Uniformizador de Tom

O Sérum Facial Uniformizador de Tom uniformiza áreas escurecidas, além de hidratar e promover renovação celular, garantindo pele macia e luminosa. Seu principal ativo, o ácido tranexâmico, é um aliado no tratamento para manchas, agindo na derme e atenuando as marcas residuais dos cravos.

mulher cuidando dos cravos no rosto

Mitos e verdades sobre os cravos

Mais do que dúvidas sobre o que são e como surgem os cravos no rosto, ainda existem diversos mitos espalhados por aí. Chegou a hora de saber a verdade!

Cravos são bichos que vivem na pele

Isso é um grande mito! Como você já descobriu, os cravos no rosto surgem pelo acúmulo de sebo nos poros.

Pasta de dente ajuda no tratamento para cravos

Esse é um mito perigoso! A pasta de dente não é um produto apropriado para a pele e tem substâncias que podem causar dermatite.

Dormir com a pele limpa ajuda a evitar os cravos no rosto

Verdade absoluta! Além de retirar a maquiagem, fazer uma limpeza completa contribui para remover todas as impurezas, resquícios de make e a deixar a pele – e os poros – respirarem.

Lavar o rosto várias vezes ao dia combate a oleosidade

Um mito que traz efeito rebote! Lavar o rosto excessivamente resseca e irrita a pele, fazendo com que a pele produza mais sebo para compensar a perda.

Agora que você já sabe quais são as causas, como prevenir e tratar os cravos, compartilhe com quem precisa e tenha curiosidade sobre o assunto!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo