Couro cabeludo descamando: causas, tratamentos e dicas
- 5 de dezembro de 2017
- 14:04
Quem aí já teve seu couro cabeludo descamando? Isso é mais comum do que imaginamos e pode ocorrer tanto por motivos naturais e genéticos, quanto por excesso a realizações de processos químicos, principalmente os alisamentos. Para entender melhor sobre essa descamação, conhecida também como caspa, fique de olho aqui. Vamos ensinar ainda a resolver este “problema” de maneira fácil e eficaz. Bora?
Couro cabeludo descamando: principais causas
Motivos naturais
A caspa ocorre pela descamação em excesso do couro cabeludo e um dos motivos é a oleosidade excessiva na região. Esse sebo que fica na raiz pode acontecer por causa de mudanças climáticas, alterações hormonais e até mesmo o uso de produtos inadequados nos fios. As caspas podem ser classificadas em dois tipos: seca e oleosa. A caspa seca é aquela que se solta do couro cabeludo e que fica com vários pontos brancos, até mesmo, em cima da camisa ou blusa. Já a oleosa fica grudada no couro cabeludo e dá a impressão de que o fio está sempre sujo.
Processos de alisamentos
A escova progressiva e selagem capilar estão entre os tratamentos preferidos das mulheres quando o assunto é alisar as madeixas. Mas, existe uma reclamação recorrente de descamação do couro cabeludo por parte de quem adota esses processos químicos. Isso ocorre quando o agente usado nestes produtos é o formol, pois ele causa uma reação alérgica e provoca um aspecto indesejado aos fios, além de claro, ser proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Neste caso, indicamos fazer progressivas e selagens somente SEM FORMOL já que esse componente pode causar inúmeros outros danos a saúde.
Tratamentos para couro cabeludo descamando
Alguns cuidados diários são fundamentais para evitar a descamação do couro cabeludo.
- O primeiro deles é contar com o uso de produtos específicos. Entre eles, um shampoo anticaspa que limpa,
- hidrata os fios e, além disso, dá adeus a caspa capilar;
- Outro cuidado fundamental é evitar passar o condicionador ou máscara na raiz. Normalmente, esses produtinhos contêm uma carga oleosa grande. Utilize somente no comprimento e pontas;
- Evite ao máximo possível banhos quentes, pois a água quente, além de causar caspa, provoca frizz e ressecamento aos cabelos. Prefira água morna ou fria.
Couro cabeludo descamando: curiosidades
- Não é algo transmissível;
- Pode ser reflexo da sua saúde emocional;
- Lavar as madeixas todos os dias não diminui a descamação e pode, inclusive, até aumentar.
Couro cabeludo descamando: importante
Se nada disso resolver, o ideal é procurar um médico especializado no assunto para indicar o melhor tratamento.
Leia também: Chá de goiaba para cabelo