O gloss labial voltou! Saiba como usar e aproveitar esse item de make

  •  Icone Calendario23 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 18:02
  •  
  • Talitha Benjamin
 Mulher negra de cabelo crespo bem curtinho, blusa amarela, óculos de sol e maquiagem leve com gloss labial

Por aqui, nós adoramos registrar todas as movimentações do mundo da moda e da beleza e, frequentemente, elas têm a ver com o resgate de tendências e febres que faziam a cabeça da mulherada nas décadas passadas. A febre Y2K, por exemplo, nos trouxe diversos aspectos da maquiagem dos anos 2000, que passaram a protagonizar os vídeos e fotos das redes sociais, arrastando uma multidão de fashionistas apaixonadas por testar novidades extravagantes. Uma delas é o lip gloss, ou gloss labial, aquele batom levinho, caracterizado pela aparência “molhada”.

E se no restante da maquiagem, o fim do lockdown provocado pela pandemia e as restrições menos rígidas sobre o uso de máscaras significaram uma maquiagem mais vibrante e ousada, nos lábios, a tendência foi ao contrário: graças à nostalgia pelos anos 1990 e 2000, o gloss voltou a ser protagonista da maioria das maquiagens: o surgimento do lip tint, inclusive, se deve à um crescente desejo de reavivar o brilho na boca. Quer saber mais sobre essa tendência, e como você pode trazê-la para o seu dia a dia? Vem com a gente ficar por dentro de tudo sobre o gloss labial:

Gloss labial: o que é?

O gloss labial é um batom de consistência líquida, cremosa ou em gel, que dá um aspecto molhado e brilhante aos lábios. Em geral, ele possui tons suaves, ou pode também ser transparente, podendo ser usado sozinho, para um visual mais sutil, ou para adicionar uma camada extra de brilho ao pigmento de outro batom. Claro, que a indústria cosmética aposta em diferentes tipos de gloss: os coloridos, com glitter, transparentes, que oferecem efeito maximizador de lábios, ou com fragrância acentuada. É certo: existe um gloss labial para chamar de seu.

Gloss labial é tendência! Conheça suas origens:

Assim como diversas outras “invenções” do mundo da beleza, esse batom veio do empresário Max Factor, um grande contribuinte da indústria do cinema, responsável também pelos cosméticos utilizados na recém-descoberta tecnologia de filmes em cores. Criado em 1930, o gloss labial surgiu com o objetivo de dar uma aparência brilhante aos lábios das atrizes das telonas. O primeiro produto em forma comercial, o X-Rated, lançado em 1932, foi uma febre assim que chegou às prateleiras, e continuou sendo produzido até 2003.

Já o gloss labial com sabor, também foi um sucesso instantâneo: o Lip Smacker, um gloss labial feito especialmente para crianças, introduziu o sabor e fragrância de morango à sua fórmula, sendo até hoje um dos primeiros produtos cosméticos de diversas meninas ao redor do mundo. Nos anos 1970, a estética hippie e liberal tomou conta da moda e da beleza, e o gloss passou a ser preferido em detrimento do batom tradicional, por adicionar um visual mais natural, mas ao mesmo tempo sensual aos lábios, permanecendo como preferência universal até os anos 1990 e 2000, ao ser desbancado novamente pela febre dos batons “matte”, com cores vibrantes e acabamento “sequinho”.

Provando que nada na beleza se cria, e tudo se transforma, e que as trends são cíclicas, o gloss labial teve uma renovação recente, sendo agora revivido graças variados fatores: a preferência por uma maquiagem mais “glow”, com brilho e aspecto natural, e também pela nostalgia de tendências de beleza do finalzinho dos anos 1990 e da década de 2000.

Inspirações de como usar gloss labial nas suas makes

Quer ver inspirações de como usar o gloss labial e arrasar nas suas próximas maquiagens? Vem ver então como nossas embaixadoras e Migs adotaram esse item de beauty em suas produções:

O gloss pode ser utilizado para equilibrar uma maquiagem colorida e chamativa nos olhos, já que ele traz um efeito mais natural e sutil para os lábios, como fez a nossa embaixadora Juliana Luziê.

A Migs Khauana Pacheco apostou no gloss para dar um brilho extra no batom em tom escuro.

Já a embaixadora Carol Martins apostou no gloss para finalizar uma make mais suave.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo