Guia do condicionador: porque você não pode deixar de usá-lo

  •  Icone Calendario19 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 11:57
  •  
  • Talitha Benjamin
 Mulher dentro da banheira tomando banho com toalha enrolada no cabelo

No mundo dos cuidados capilares, existe um produto que, com frequência, deixa de ser prioridade, sendo muitas vezes substituído, ou até mesmo ignorado. Você pode achar que o condicionador não é o produto mais importante da sua rotina, mas garantimos, a sua ausência faz uma grande falta para a saúde dos cabelos. 

Enquanto o shampoo higieniza e purifica a raiz dos cabelos, o condicionador sela e repara as cutículas e nutre os fios, além de facilitar o desembaraço. Aqui, vamos descobrir tudo sobre esse produto, seus benefícios, e porque ele é indispensável na rotina capilar. Vem ver!

O que é o condicionador?

O condicionador é um produto capilar desenvolvido para reidratar o cabelo após a lavagem. Enquanto o shampoo abre as cutículas e remove as sujeiras e impurezas dos fios, o condicionador devolve a hidratação e sela as cutículas, impedindo que a fibra capilar fique exposta aos danos.

Em sua fórmula, o condicionador traz ingredientes emolientes, óleos e umectantes que ajudam a suavizar os fios, além de facilitar o desembaraço – em alguns produtos, também é possível encontrar outros benefícios, como ativos fortalecedores que protegem contra danos externos. Por isso, é indispensável, principalmente em cabelos longos, volumosos e com curvaturas acentuadas. 

Qual é a forma correta de usar o condicionador?

Apesar de ser importante usar o condicionador da forma instruída pelo fabricante, localizada no rótulo, existe uma base para garantir o melhor resultado do seu uso. Veja:

  • O condicionador deve ser aplicado após o shampoo, com os cabelos úmidos e limpos;
  • A aplicação deve ser feita sempre no comprimento e pontas, evitando a raiz do cabelo;
  • A quantidade aplicada varia conforme o tamanho do seu cabelo, mas, em geral, o produto precisa envolver todas as mechas, sem exagero;
  • Você pode usar um pente ou uma escova para distribuir melhor o produto pelos frios, e aproveitar para desembaraçá-los;
  • É recomendado deixar o condicionador agir por alguns minutos: verifique o tempo exato no rótulo do produto;
  • O condicionador deve ser removido totalmente dos fios. Resíduos deste produto podem pesar nos fios e causar oleosidade, irritação e caspa.
  • Ele deve ser aplicado sempre depois da Máscara de Hidratação.

Viu só como é fácil usar o condicionador? Esse produto, essencial para a saúde dos fios, deve ser aplicado sempre nas suas lavagens rotineiras. 

Por que o condicionador não pode ser substituído?

Sabemos que existem inúmeros produtos de cabelo no mercado, mas o condicionador permanece sendo item essencial para a saúde dos seus fios, e não pode ser substituído por outros. Veja abaixo os benefícios do condicionador, e porque você deve mantê-lo na sua rotina de lavagem. 

Hidratação e reequilíbrio da oleosidade natural

Enquanto os sulfatos presentes no shampoo limpam o cabelo, eles também removem a oleosidade natural e ressecam o couro cabeludo. O condicionador, usado logo após a higienização, devolve a hidratação perdida aos fios.

Sedosidade e embaraço

Para limpar o couro cabeludo e os fios, o shampoo abre as cutículas capilares, deixando os cabelos ásperos e difíceis de pentear. O condicionador tem como função a selagem das cutículas, além da emoliência que facilita o desembaraçar. Ao usar o condicionador, você evita a quebra e a queda capilar. 

Brilho e proteção

Ao selar as cutículas, o condicionador ainda garante mais brilho e maciez aos cabelos, que, além de mais fáceis de pentear, também conseguem reter mais a hidratação e nutrientes presentes nos outros produtos da sua rotina capilar. Além disso, ele também ajuda a proteger a fibra de danos externos, como as altas temperaturas das ferramentas de calor, radiação solar, poluição, entre outras. 

Posso substituir o condicionador pela máscara de tratamento?

Por conta do efeito emoliente que a máscara de tratamento dá aos cabelos, muita gente acaba utilizando-a no lugar do condicionador, após o shampoo. No entanto, é importante destacar que os dois produtos possuem funções diferentes, que não podem ser substituídas entre si. 

Usar apenas a máscara de tratamento não garante cutículas seladas, deixando os fios fragilizados. Além disso, a máscara também deve ser removida totalmente dos fios, já que seus resquícios podem pesar no cabelo, causar caspa, irritações ou oleosidade excessiva. 

A ordem correta de utilização é a seguinte: o shampoo, que abre as cutículas, higieniza os fios e remove as impurezas. Em seguida, a máscara, que confere ativos e benefícios para o tratamento capilar e, por fim, o condicionador, que fecha as cutículas e garante a proteção dos fios e a retenção dos ativos.

Viu só como é importante usar — e não substituir ou pular — o condicionador? Então, na próxima vez que for lavar o cabelo, não dispense esse produto da sua rotina!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo