loader image

6 formas diferentes de como pesquisar CNPJ de uma empresa

  •  Icone Calendario2 de fevereiro de 2023
  •  Icone Relogio 15:05
  •  
  • Salon Line
 6 formas diferentes de como pesquisar CNPJ de uma empresa

Está precisando pesquisar o CNPJ de uma empresa? Aprenda 6 formas diferentes de como pesquisar CNPJ de forma rápida e fácil!

Quando você vai fechar o negócio com um novo fornecedor, ou mesmo um parceiro de trabalho pouco conhecido, fica aquela dúvida se a empresa é de fato legal ou está em situação regular? Mais do que uma checagem geral, é possível pesquisar o CNPJ de uma empresa e saber detalhes que vão desde processos trabalhistas até dívidas com a Receita Federal.
Saber como pesquisar o CNPJ de uma empresa é importante para oferecer mais segurança para o seu negócio, ter mais informações sobre com quem está negociando e tirar dúvidas sobre um fornecedor.
Existem diferentes formas em que esta consulta pode ser feita, virtuais e presenciais. Confira o passo a passo e saiba como pesquisar o CNPJ de uma empresa de maneira fácil, rápida e gratuita.

Como pesquisar CNPJ de uma empresa

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o número que permite identificar todos os dados de uma empresa. Caso você deseje realizar alguma pesquisa sobre um estabelecimento ou empresa mas não tem acesso ao número do CNPJ ainda assim é possível encontrá-lo.
Para consultá-lo de forma gratuita basta acessar a plataforma Redesim, do Governo Federal. Veja como é simples:

  1. Entre na plataforma Redesim
  2. Clique no item “Consultas Pessoa Jurídica”
  3. Acesse o item “Pesquisa por Nome Empresarial ou Título do Estabelecimento”
  4. Caso possua uma conta no site do Governo Federal faça login, e se não possuir, crie uma
  5. No campo “Tipo de Pesquisa” você poderá realizar a consulta por “CNPJ”, “Nome Empresarial” ou “Título do Estabelecimento (Nome Fantasia)”
  6. Modifique a busca por “Nome Empresarial” ou para” Título do Estabelecimento”
  7. Clique em “Buscar”
  8. Nos resultados, além do CNPJ, poderão ser consultadas informações da empresa como Dados da Pessoa Jurídica, quadro Societário e Comprovante de Situação Cadastral

6 formas diferentes com passo a passo

como pesquisar cnpj de empresa

Existem diferentes ferramentas, sites e locais para pesquisar o CNPJ de uma empresa. Quem está em busca de informações sobre uma empresa, um concorrente ou um parceiro de negócio quer encontrar da maneira mais rápida, fácil e gratuita. Destacamos aqui as 6 principais que irão auxiliar na sua busca por qualquer CNPJ. Confira o passo a passo de cada uma delas:

1) Site da Receita Federal: A Receita Federal é o órgão em que informações atualizadas e oficiais sobre uma empresa podem ser emitidas. Detalhes como situação cadastral da empresa – ativa, inativa, baixada ou cancelada – e quadro societário podem ser consultados. Ao acessar o site do órgão é possível emitir o comprovante da situação cadastral. Para pesquisar o CNPJ basta: 1) Acessar o site da Receita Federal; 2) Digitar o número do CNPJ da empresa; 3) Confirmar que você não é um robô (Clicar no box “Sou humano”; 4) Clicar em consultar.

2) Aplicativos CNPJ: Há uma variedade de aplicativos disponíveis para Android e IoS que utilizam a base de dados da Receita Federal, ainda que não sejam oficiais do Governo Federal. Basta buscar por “CNPJ” no Google Play ou na Apple Store e as opções de aplicativos estarão disponíveis. Sempre busque pelo aplicativo com a nota mais alta e fique atento aos comentários deixados pelos usuários.

3) Portal do Empreendedor: Para as empresas que são de Microempreendedores (MEIs) há uma plataforma exclusiva do Governo Federal, o Portal do Empreendedor. Nesta plataforma é possível fazer a consulta do CNPJ de qualquer MEI. Clique em “Já sou MEI”, acesse “Emissão de Comprovante CCMEI” e após isso “Comprovante de MEI”. Faça login na plataforma. Digite o CNPJ da empresa a ser consultada.

4) CADIN: Caso o seu interesse seja na busca por dívidas de uma empresa, o acesso ao CADIN é de grande importância. De acordo com o Banco Central do Brasil, “O Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados onde são registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas com dívidas (débitos) com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta.” Para realizar uma consulta é necessária a criação de um cadastro no Sistema do Banco Central do Brasil (Sisbacen), através do Registrato.

5) Tribunal Superior do Trabalho: Outra checagem importante em relação a uma empresa é quanto a possíveis débitos trabalhistas. Para buscas desta natureza é necessário acessar o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que pode ser consultado de forma virtual. Basta acessar o site do TST, clicar em “Serviços” e em “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas”. Ao acessar “Emitir Certidão”, insira o CNPJ da empresa e faça sua consulta.

6) Cartório de Protestos: Para consultar se a empresa está envolvida em algum tipo de processo, é possível acessar o site do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, que é a entidade de classe representante dos Cartórios de Protestos do Brasil. Basta clicar em “Consulta gratuita de processos online” e consultar o CNPJ da empresa.

Com as informações acima, você pode realizar buscas rápidas, gratuitas e online do CNPJ de uma empresa. Assim é possível fechar qualquer negócio e tirar dúvidas da situação trabalhista, financeira e cadastral de uma empresa. Não deixe de consultar o CNPJ antes de fechar aquela parceria!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo