loader image

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu

  •  Icone Calendario16 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:00
  •  
  • Talitha Benjamin
 Arara de roupas organizada no estilo de guarda-roupa cápsula

Um guarda-roupa cápsula é uma seleção pequena de roupas e acessórios, selecionadas para serem usadas entre si. Saiba como montar o seu!

Vamos ser sinceras: não é todo dia que você se sente inspirada para gastar energia mental montando um look de arrasar. Também é comum faltar tempo e disposição máxima para se manter antenada com todas as tendências do momento que, por sinal, estão se tornando cada vez mais complexas e efêmeras. A verdade é que, no dia a dia, entre trabalhos, estudos, compromissos e afins, você pode se beneficiar do ditado “menos é mais”, ou seja, do minimalismo. E para facilitar ainda mais quem busca soluções rápidas — mas ainda assim, bonitas e estilosas — para os looks diários, surgiu o guarda-roupa cápsula.

Pensar em harmonização de peças toma tempo, energia e, claro, criatividade, certo? Então que tal encurtar o processo? O guarda-roupa cápsula surge para manter você em sintonia com peças que combinam com seu estilo, entre si e com a sua rotina – e, como resultado, reduzem bastante o tempo que você passa escolhendo looks que sejam confortáveis, bonitos e do seu gosto pessoal. Quer aprender como o guarda-roupa cápsula pode mudar a sua vida? Então se liga:

Somente o necessário: o que é um guarda-roupa cápsula?

Mulher de cabelo crespo, com as pontas claras, usando uma calça jeans mom, clara, uma sandália de salto branca e uma camisa branca

Um guarda-roupa cápsula é uma seleção pequena de roupas e acessórios, selecionadas para serem usadas entre si. Em geral, é formado por peças clássicas e atemporais, de cores e estampas neutras ou facilmente combináveis, que podem ser utilizadas em diferentes ocasiões. Sendo assim, ele permite que você crie um número grande de looks com uma pequena quantidade de peças.

O conceito de guarda-roupa cápsula, apesar de correr o mundo graças à internet, não é recente: Susie Faux foi a primeira estilista e designer a criar uma coleção de peças minimalistas e versáteis que podiam ser facilmente combinadas entre si. A icônica estilista Donna Karan foi responsável por introduzir o conceito para as massas, com a sua famosa coleção “The 7 Easy Pieces”, composta por um body, um casaco, uma saia, uma calça, um suéter, uma jaqueta de couro e uma peça para usar à noite.

Com esse norte em mente, diversas outras versões do guarda-roupa cápsula foram aparecendo: é possível formar um acervo especial para qualquer estação, estilo e gosto pessoal, sendo você adepta ao minimalismo ou não. Quer ver como? Veja abaixo:

Praticidade e sustentabilidade: por que investir em um guarda-roupa cápsula?

Mulher de cabelo longo, preto e liso, vestindo uma mini saia preta, blusa branca de gola alta, uma jaqueta jeans preta, uma bota preta de salto e cano alt, e um óculos escuroo

Investir em um guarda-roupa cápsula pode parecer um pouco assustador e confuso, mas calma: não estamos falando de se livrar de todas as suas peças e substituí-las. Ter um guarda-roupa cápsula é muito mais sobre ter opções práticas, rápidas e estar sempre preparada. Seja para o trabalho, para uma saída com amigos, um date ou uma ocasião um pouquinho mais formal, essa seleção especial garantirá uma combinação perfeita.

E se a parte minimalista dessa dica parece um pouco limitante, então já fica com a dica: dá para montar o seu armário cápsula pensando no seu estilo pessoal e nas peças que você mais gosta de usar. Vai ser incrível acordar de manhã e ter que passar muito menos tempo decidindo o que vestir.

Menos é mais: como montar um guarda-roupa cápsula que faça sentido para você?

Mulher loira, de cabelo liso preso em um rabo de cavalo, usando uma calça jeans de cintura baixa, cropped com estampa geométrica e um cardigan longo, na cor bege

Gostou do conceito e quer adotar? Acredite, montar um guarda-roupa cápsula vai muito mais além do que sair e comprar peças específicas. Antes de adotar esse truque no seu dia a dia, é preciso fazer pequenos exercícios de análise da sua rotina e gosto pessoal. A boa notícia é que separamos um passo a passo para ajudar você a começar. Veja:

1. Reflita sobre o seu guarda-roupa atual: o que funciona e o que precisa ser deixado de lado?

Para montar a sua coleção, que tal começar pelas peças que você já tem? Tá na hora de tirar tudo do armário e analisar item por item, e determinar se eles devem permanecer ou não no seu acervo. A intenção aqui não é se livrar de tudo aquilo que você não usa todo dia, mas sim, analisar se elas devem permanecer nos cabides. Separe as suas roupas assim:

  • Amo, e uso sempre: peças que dão certo no seu corpo e no seu estilo de vida, e você as ama e usa regularmente. São as primeiras que devem permanecer no armário.
  • Talvez eu use: peças que você nunca usou, não tem certeza em qual look ela se encaixa, ou peças com valor sentimental. Coloque-as em uma caixa e deixe em algum lugar acessível, perto das outras peças. Se você não pegar em alguma delas pelos próximos meses, doe.
  • Não uso e não quero usar: peças que não cabem mais e que você não gosta mais. Reúna estes itens e doe.
  • Peças sazonais: você pode não usar casacos pesados ou acessórios de estação com frequência, mas é sempre bom ter alguns em mão. Por isso, se possível, junte essas peças e guarde separadamente, mas ainda acessível.

Após ter uma visão mais atualizada do seu acervo atual, você está preparada para o próximo passo da montagem de um guarda-roupa cápsula.

2. Planeje seu armário-cápsula: o que você quer usar?

Para montar o seu guarda-roupa cápsula, faça uma análise da sua rotina: quais lugares você costuma frequentar, ou seja, onde as peças serão utilizadas: trabalho, faculdade, reuniões mais sérias ou encontro com os amigos? Aqui vai um exemplo: se você tem muitas ocasiões que pedem looks mais sóbrios na sua rotina (como dress code do trabalho e reuniões com clientes), vale a pena investir em uma boa calça de alfaiataria, um blazer coringa e uma camisa branca que vai com tudo.

Apesar de o armário cápsula indicar peças atemporais e tons neutros, dá para pensar em estampas e cores que tem mais a sua cara, desde que harmonizem entre si e possam ser utilizadas em diferentes ocasiões do seu dia a dia. Vale também utilizar a internet e redes sociais para buscar inspirações e tendências que façam sentido para você.

Com esses exercícios, você consegue começar a exercer a criatividade para conceber as combinações mais adequadas para o seu visual, tanto de peças que você já possui, quanto de itens nos quais vale a pena investir. No final, você terá ideias maravilhosas para montar o seu guarda-roupa cápsula.

Quer dicas? Veja a lista de peças essenciais para ter em um armário cápsula:

Mulher de cabelo longo, preto e liso, vestindo uma mini saia preta, blusa branca de gola alta, um blazer xadrez, branco e verde menta, e uma bota preta de salto e cano alto

Mulher de cabelo liso, loiro, corte médio, usando uma camisa longa e quadriculada, uma mini saia branca, tênis branco e uma bolsa estilo bag, na cor bege

Mulher negra de cabelo preso, vestindo uma blusa rosê de manga longa e gola alta, calça jeans clara, um blazer bege, longo, jogado por cima e uma sandália preta, com uma tira laranja

Mulher negra de cabelo crespo, usando uma calça jeans clara, t-shirt branca e uma jaqueta corta vento azul, com detalhes brancos e laranja

Mulher de cabelo liso, preto e longo, usando uma mini saia jeans, uma blusa básica preta, de manga longa e uma bota preta de cano alto, acima do joelho

Para ajudar você a se inspirar para pensar o seu guarda-roupa cápsula, existem diversas sugestões de combinações de peças que harmonizam entre si na internet, basta pesquisar qual se adequa melhor às suas necessidades e dar o seu toque especial. Aqui vai uma sugestão de peças que combinam maravilhosamente bem entre si. A partir daqui, deixe a criatividade rolar para escolher as cores, estampas, modelos e caimentos.

Não pode faltar: roupas

  • Calça jeans;
  • Top, camiseta ou camisa branca básica;
  • Casaco longo (sobretudo);
  • Calça legging ou justa preta;
  • Blazer ou casaco oversized;
  • Suéter versátil;
  • Saia midi ou longa;
  • Jaqueta;
  • Vestido versátil;
  • Calça de alfaiataria;
  • Calça wide-leg;

Acessórios para incrementar o look

  • Cinto clássico;
  • Tênis confortáveis;
  • Sapatilhas ou mocassins;
  • Brincos de argola;
  • Bolsa tote, para usar com todos os looks;
  • Sandália chique e confortável.

Muitas dessas peças você já deve ter no seu acervo, afinal, são itens clássicos, e o guarda-roupa cápsula apenas incentiva você a fazer escolhas mais assertivas para os seus próximos looks ou até mesmo para as próximas compras de peças. Quer mais dicas de looks? Veja abaixo:



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo