loader image

Como escolher o tom de base certo para a sua pele?

  •  Icone Calendario25 de janeiro de 2023
  •  Icone Relogio 20:41
  •  
 Como escolher o tom certo de base

Você já ficou na dúvida na hora de comprar uma base nova? Nós já! Por isso trouxemos dicas e técnicas para descobrir o seu tom de base certo e arrasar!

Entre todos os produtos de maquiagem, a base é um dos itens mais importantes, sendo amplamente utilizados para diversas finalidades. Em geral, ela serve para formar uma camada de cor no rosto e pescoço, e tem como objetivo de uniformizar o tom e a textura da pele, suavizando manchas, cicatrizes, espinhas e cravos.

Apesar de não existirem regras quanto ao uso da base, existe uma que não muda para ninguém: a base precisa “desaparecer”, ou seja, ela precisa ser do mesmo tom da sua pele. Só assim você consegue aproveitar os benefícios do produto, e garantir uma make impecável e bem colorizada. Mas escolher o tom correto, apesar de essencial, pode ser um pouco complicado, afinal, a diversidade de tons de pele humana é infinita, ao contrário da oferta de produtos disponíveis no mercado.

A boa notícia é que, apesar de difícil, algumas dicas e truques podem facilitar a procura, e a tarefa de como escolher o tom certo de base pode ser simplificada — você até mesmo consegue fazer online. Quer aprender? Então se liga nas dicas abaixo!

Descubra o seu tom e subtom

olhando no espelho para se maquiar

Antes de escolher a base, é necessário entender alguns detalhes sobre o seu rosto, a começar pelo tom e subtom. É claro que você, visivelmente, consegue determinar qual tom de base mais se parece com a sua cor de pele, mas só isso não basta.

Você pode não saber, mas a sua cor muda por conta de alguns fatores, como a exposição solar, tratamento de skincare (alguns ácidos podem clarear, por exemplo), ou até mesmo por conta de manchas, ou cicatrizes de acne. No entanto, o seu subtom permanece o mesmo, portanto, é necessário conhecê-lo. Veja abaixo quais são e como você pode identificá-los:

Subtom frio: as veias sanguíneas são em tons azuis ou roxo, e a pele costuma apresentar vermelhidão após a exposição solar prolongada.

Subtom quente: as veias sanguíneas aparecem em tons verdes ou puxados para o marrom, e o bronzeamento vem em tons dourados e amarronzados após tomar sol.

Subtom neutro: veias sanguíneas verdes e azuis, e após a exposição solar, a pele fica no meio-termo entre vermelhidão e um bronzeado dourado.

Após entender qual é o seu tom, e também o subtom, fica mais simples de determinar qual tom de base chega ao mais próximo da sua cor de verdade.

Conheça o seu tipo de pele a cobertura desejada

pé de maquiagem

Por mais que o seu tipo de pele não interfira na tonalidade da base, saber quais são as suas necessidades específicas é essencial na hora de escolher o produto ideal. Há quatro tipos: oleosa, seca, normal ou sensível, e a base escolhida precisa seguir alguns critérios para atingir o melhor resultado. Veja:

Pele oleosa: escolha uma base com acabamento matte, ou livre de óleos na composição.

Pele seca: opte por bases com ativos hidratantes, preferindo fórmulas cremosas ou líquidas.

Pele sensível: as melhores bases são as hipoalergênicas e livre de perfumes e essências, para evitar irritações.

Pele normal: as peles que não sofrem com oleosidade ou ressecamento combinam muito com as bases em pó.

Você ainda precisa escolher o tipo de cobertura que deseja. Veja abaixo como decidir:

  • Se quiser uma pele mais homogênea, opte por bases com média ou alta cobertura; elas são mais efetivas em cobrir manchas e uniformizar a textura da pele.
  • Já se você prefere manter um visual mais natural, opte por bases mais leves, que oferecem uma cobertura suave e favorecem o visual “glow” da maquiagem.
  • Se quiser, invista em bases com FPS ela protege o rosto contra os raios solares que causam o envelhecimento precoce e aumentam o risco de câncer de pele.

Teste a cor da base corretamente

Agora que você já sabe qual é o seu tom e subtom, e qual tipo de produto procurar, está na hora de escolher o seu tom de base. A opção mais acertada é procurar por lojas especializadas em cosméticos e maquiagens, como perfumarias ou farmácias, que oferecem uma ampla variedade de opções, e também amostras que permitem o teste.

De olho, é possível identificar quais bases mais se aproximam da tonalidade que mais “desaparece” em você. A dica principal é usar a própria pele para testar as opções, ou seja, utilize as amostras da loja e aplique um pouco de produto na sua pele. Ao contrário do que se imagina, não é indicado testar o produto na mão ou no pulso, e sim na região da mandíbula, que vai dar uma ideia parecida de como a base vai ficar na pele do rosto e do pescoço.

Dicas valiosas na hora de testar também incluem, se possível, testar o produto sob diferentes luzes, incluindo a luz natural, e também deixar os produtos secarem por um tempo para testar a oxidação, já que algumas bases podem mudar de cor, serem totalmente absorvidas, ou derreterem na pele.

A base ideal vai desaparecer no rosto e no pescoço, criando uma camada uniforme da mesma cor da sua pele. Ela vai esconder manchas, diferenças na textura e no tom, pontos vermelhos e cicatrizes.

Como comprar o tom certo de base pela internet?

vários pó de maquiagem

Hoje em dia, tudo pode ser adquirido online, e com a base, não é diferente, é claro! Por isso, se você deseja comprar a sua base na internet, mas não tem como testá-la pessoalmente, temos algumas dicas que podem ajudar.

  • Na internet, existe uma infinidade de conteúdos sobre maquiagem. Busque por criadores com o tom e o subtom de pele parecido com o seu, e veja qual é a cor de base que eles usam. Claro que cada rosto é único, mas essa informação ajuda você a reduzir a busca e ter uma noção maior de qual produto escolher.
  • O site findation.com, um projeto global, permite aos usuários descobrir a sua base ideal ao inserir o produto que você já usa e conhece, e oferece o tom e marca equivalentes. O site é colaborativo e conta com mais de 40 mil tons e marcas de base, criado a partir de colaborações de usuários ao redor do mundo.
  • Junto ao material promocional das marcas de maquiagem, você pode encontrar o produto sendo utilizado em modelos. Busque pela qual mais se parece com você, e anote o tom de base utilizada nela. Isso também serve para ter uma ideia de qual é o tom mais adequado para você.

Comprei a base na cor errada! E agora?

Calma, como você pode imaginar, comprar o tom errado de base não é tão incomum assim. A boa notícia é que existem alguns truques para contornar e não perder o produto por completo:

  • Se o tom for mais escuro que a sua pele, você pode aplicá-la com uma esponja úmida: a água dilui o produto e ajuda a clarear o tom. Você também pode misturá-la com hidratante facial, ou com um corretivo, ou pó compacto no seu tom correto.
  • Já no caso de uma base mais clara que a sua pele, escureça-a ao misturar com bronzer, contorno ou blush.


Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo