Como diminuir as olheiras: cuidados diários e tratamentos
- 26 de maio de 2022
- 17:19
Para muitas pessoas, os olhos são a janela da alma e representam uma parte importante da personalidade, já que são, também, um ponto importante do rosto. Mas, para além do lado poético e expressivo, é justamente nessa região que pode surgir um tipo de mancha que incomoda demais uma parcela da população: as olheiras.
Essas manchas ao redor dos olhos podem ter diferentes colorações e níveis de profundidade, cada uma com causa e tipo diferente. Mas o que há em comum entre elas é que é possível tratá-las e amenizar suas características. Se esse é um problema que te incomoda e você não vê a hora de se livrar dele, você está no lugar certo! Veja como diminuir as olheiras e truques para clarear ou esconder olheiras!
O que causa olheiras?
Para descobrir o melhor tratamento para diminuir as olheiras é muito importante entender alguns aspectos em torno do tema. Isso porque o aparecimento dessa condição está totalmente ligada ao tipo de olheira, já que cada uma tem a sua própria origem e características. Então, pra te ajudar nesse entendimento, vamos explicar sobre o que causa cada tipo de olheira:
- Genética: a sua olheira pode ser genética, quer dizer que ela está atribuída a sua herança familiar e tem a ver, também, com a estrutura óssea.
- Vascularização local: Algumas olheiras têm como causa o aumento da vascularização local nas pálpebras inferiores, ou seja, aqueles vasinhos que podem ser vistos sob a pele.
- Hiperpigmentação: olheiras podem surgir pela produção aumentada de melanina (proteína responsável por colorir a pele) ao redor dos olhos.
- Envelhecimento: com o passar dos anos, as olheiras tornam-se comuns pela mudança das características da pele da região, como a flacidez.
- Maus hábitos: tabagismo ou exposição solar excessiva e sem proteção podem causar olheiras também.
Tipos de olheiras
Diante dessas causas, existem diferentes tipos de olheiras e classificar a que você tem é primordial para direcionar o tratamento correto. A partir das causas, conheça os tipos de olheiras e descubra a sua:
Olheiras roxas
As olheiras roxas estão ligadas, principalmente, ao aumento da vascularização local nas pálpebras inferiores, que deixam os vasinhos visíveis, dando a cor arroxeada ou rosa à região. Nesse tipo de olheira está, por exemplo, a famosa “olheira de cansaço”.
Olheiras fundas
Esse tipo de olheira está ligado à herança genética, ou seja, da estrutura óssea e da gordura natural do rosto, fazendo com que a região ao redor dos olhos seja mais “funda” que o entorno, deixando uma sombra e o efeito da olheira.
Olheiras pigmentares
O aumento da melanina na região dos olhos provoca uma alteração da cor, em comparação ao resto do rosto, provocando as olheiras pigmentares, que costumam ter aspecto amarronzado, e são mais comuns nas peles morenas e negras.
Como amenizar olheiras
Agora que você descobriu quais são as causas e tipos possíveis, como amenizar olheiras e se livrar dessas manchas que tanto incomodam? Anote aí nossas dicas de como diminuir as olheiras com mudanças simples na rotina!
Hábitos que ajudam a diminuir as olheiras
Adotar alguns hábitos saudáveis – e retirar alguns da rotina – podem ajudar na batalha contra as olheiras! Veja 6 coisas que você pode fazer para amenizar as suas olheiras e ficar com a região dos olhos mais bonita e saudável:
1) Dormir bem
Melhorar a qualidade do sono e ter uma noite tranquila é fundamental para o descanso do corpo como um todo, efeito que vai ser sentido na pele. O cansaço também contribui para o surgimento das olheiras, por isso, é muito importante dormir pelo menos 8 horas por dia, sem interrupção, para que o organismo se recupere e as olheiras de cansaço desapareçam.
2) Diminua o consumo de sal
A alta ingestão de sal pode fazer com que o corpo retenha mais líquido e, assim, os vasos sanguíneos fiquem mais aparentes na região inferior dos olhos. Por isso, reveja seu consumo de sal (e de alimentos que possuam sódio natural ou artificialmente embutidos) para atenuar esses efeitos e, assim, as olheiras.
3) Beba bastante água
A hidratação é primordial para o bom funcionamento do organismo, pois a água é responsável pela eliminação de toxinas e fluidos que podem afetar o corpo e contribuir para o surgimento das olheiras. Tenha atenção ao seu consumo de água e beba, ao menos, 2 litros por dia.
4) Alimente-se bem
Ficar de olho na alimentação ajuda nas estratégias de como diminuir as olheiras e no bem-estar do corpo como um todo, principalmente se você incluir alimentos diuréticos, como melancia, abacaxi, alface e pepino, já que eles também ajudam na eliminação dos fluidos corporais.
5) Fuja dos maus hábitos
Tabagismo, exposição solar excessiva e sem proteção, consumo de álcool, alto nível de estresse, uma má qualidade do sono ou dormir de maquiagem são hábitos que contribuem para o surgimento das olheiras. Retire essas más práticas da sua rotina para manter o bom funcionamento do corpo e sinta as olheiras diminuirem!
6) Siga uma rotina de skincare
Seguir uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para manter a derme saudável, bonita e longe das olheiras. Mantenha a hidratação e proteção solar em dia e, sempre que possível, aposte em produtos específicos para a região dos olhos e com ativos que contribuam para amenizar as olheiras.
E se skincare ainda é um assunto novo pra você, veja tudo o que você precisa saber para montar uma rotina de cuidados com a pele!
Como diminuir as olheiras com tratamentos estéticos?
Se você já seguiu os hábitos que ajudam a diminuir as olheiras, mas ainda não chegou ao resultado que deseja, você pode explorar tratamentos estéticos que têm como finalidade reduzir os efeitos das olheiras. São diversas opções e cada uma delas é adequada para um ou mais tipos de olheiras. Conheça as alternativas que você pode encontrar nas clínicas estéticas e dermatológicas:
Tipos de tratamentos estéticos para olheiras:
Preenchimento com ácido hialurônico
Quem sofre com as olheiras fundas pode se beneficiar com o preenchimento de ácido hialurônico, já que esse ativo vai restabelecer a estrutura abaixo dos olhos, preenchendo a região.
Preenchimento com gordura ou plasma
Esse tipo de preenchimento para diminuir as olheiras utiliza a própria gordura da pessoa no processo, combatendo também a flacidez da região e devolvendo o viço perdido pelo envelhecimento natural.
Carboxiterapia
Esse tratamento para diminuir olheiras consiste na aplicação de injeções de CO2, o que vai gerar uma melhora na circulação sanguínea da região, aumentando, também, a produção de colágeno.
Laser
O uso de laser é indicado para clarear as olheiras, já que a luz emitida vai promover a contração da pele, o que vai eliminar a flacidez e promover a produção das fibras de colágeno e elastina.
Luz pulsada
Com a aplicação de um feixe de luz, o tratamento reduz os vasos sanguíneos que, quando aparentes na região dos olhos, causam escurecimento, ou seja, as olheiras.
Peeling
O peeling com ácidos é uma super esfoliação que vai retirar a camada mais externa da pele, promovendo a renovação celular da região, removendo manchas e deixando a pele mais firme e clara.
Creme para olheiras
Um creme com a finalidade de diminuir as olheiras deve conter ativos que atuem no tipo de condição que você tem – ingredientes despigmentantes que promovem o clareamento da região, como o ácido kójico, é ótimo.
Tratamento caseiro para olheira
Se você sofre com as olheiras de cansaço e sempre fica com a região dos olhos inchada, um tratamento caseiro para olheira muito eficiente é a compressa com chá de camomila! A camomila tem um efeito calmante e aplicá-la gelada na região dos olhos promove vasoconstrição, atenuando o efeito das olheiras no rosto, deixando a aparência mais leve e descansada. E para fazer a compressa de camomila é muito simples:
- Prepare o chá de forma mais concentrada, em média um sachê para uma xícara de água filtrada – é muito importante deixar o chá in natura, sem adoçar.
- Depois de pronto, coloque o chá para esfriar na geladeira ou no freezer.
- Com o chá bem geladinho, umedeça dois pedaços de algodão.
- Coloque os pedaços de algodão nos olhos e deixe agindo por mais ou menos 15 minutos.
- Aproveite esse momento para relaxar!
Viu como já existem diversos tratamentos e hábitos que podem ser seus aliados para amenizar as olheiras? Mas para experimentar, principalmente os tratamentos estéticos, é preciso uma avaliação individual que somente um profissional capacitado pode fazer.
Procure o seu dermatologista para ter um diagnóstico correto da causa e tipo da sua olheira para que você possa seguir os cuidados adequados. E sempre conte com a gente para mais dicas!