loader image

Aprenda como desembaraçar o cabelo infantil sem dor de cabeça!

  •  Icone Calendario25 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 18:16
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Homem negro desembaraçando o cabelo infantil da filha negra de cabelo cacheado

Quer saber como desembaraçar o cabelo infantil de forma prática e sem dor? Acesse e confira as melhores dicas e sugestões de produtos!

Desembaraçar o cabelo de criança pode ser uma tarefa difícil – e talvez considerada um dos maiores dramas capilares entre papais, mamães e responsáveis. Afinal, com o puxa-puxa das madeixas, os baixinhos podem acabar ficando irritados, o que dificulta para desfazer os nós e, às vezes, resulta em choro.

Além disso, muitas pessoas não sabem como tirar o embaraço dos fios e acabam usando a escova com força, e isso pode prejudicar a saúde do cabelo. Para saber como desembaraçar o cabelo dos pequenos sem sofrimento, é preciso conhecer melhor sobre o assunto.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber e dicas que vão facilitar o seu dia a dia.

Por que o cabelo infantil embaraça com mais facilidade?

Menininha sorrindo, com os olhos fechados e braços abertos

Toda criança corre, pula e brinca o dia todo, seja em casa ou na escola. Toda essa movimentação acaba produzindo suor, e ele é um dos motivos que dificulta na hora de desembaraçar o cabelo. Outra grande razão é o ressecamento dos fios. Na infância os fios são mais finos, mais porosos e delicados do que o dos adultos e isso também aumenta a formação de nós.

Para você entender melhor, as cutículas possuem escamas que, quando estão abertas, se enrolam como se fossem anzóis e formam os nós, que acabam atrapalhando no caimento e o processo de pentear acaba não ocorrendo de forma fluida.

Mais um motivo para esse enrolamento é o tipo de cabelo: normalmente os cabelos finos têm maior tendência de embaraçar. Além disso, como os cabelos crespos e cacheados são mais ressecados que os lisos e ondulados, aumentam também a quantidade de nós e demandam cuidados específicos para desembaraçar.

Mas, você deve estar se perguntando “o que é bom para desembaraçar cabelo?” Para isso, é preciso entender qual o tipo de cabelo que o pequeno tem e levar sempre em consideração as características dos fios.

Depois disso, é importante procurar produtos para desembaraçar cabelo que esteja de acordo com o tipo de fio e a faixa etária da criança, ou seja, aqueles com fórmulas mais suaves, que não afetam o couro cabeludo, que são hipoalergênicos e não ardem os olhos.

E atenção: o cabelo cacheado e crespo precisa de produtos com propriedades mais hidratantes e com óleos naturais, uma vez que o formato espiralado do fio dificulta que a oleosidade produzida no couro cabelo chegue até as pontas.

Já que quem tem as madeixas lisas tendem a ter mais oleosidade e por isso, vale optar por produtos que auxiliem no controle do óleo. Para que você não tenha mais problemas, separamos algumas dicas de como desembaraçar cabelo muito embolado.

3 dicas de como desembaraçar cabelo de criança

seis crianças (meninos e meninas) sorrindo para a câmera

Use creme para desembaraçar

Utilize um creme para desembaraçar cabelo infantil: ele promove hidratação e ajuda o pente ou os dedos a percorrerem as mechas com maior facilidade. Eles ainda contam com propriedades e ativos que ajudam na hora de desfazer os nós e também trazem outros benefícios, como o selamento da cutícula e hidratação.

Trabalhe o cabelo por mechas

Divida o cabelo em mechas na hora de pentear: é melhor para passar o creme e, logo, desembaraçar os fios. E, ainda, você pode optar por fazer a fitagem em cabelos cacheados e ondulados;

Priorize o desembaraço no chuveiro

Tire os nós grandes no chuveiro: o cabelo molhado ajuda nesses momentos. Após lavar com o shampoo, na hora do condicionador, use um pente para desembolar os fios – como o produto possui ativos emolientes, a pente acaba deslizando com mais facilidade. Dica: comece sempre pelos nós das pontas e vá subindo aos poucos, assim, eles não embolam ainda mais e tornam o momento mais agradável e sem dor.

Salon Line Recomenda: Produto para desembaraçar o cabelo infantil

Quer uma dica sobre como desembaraçar os cabelinhos crespos, cacheados, ondulados e lisos? Separamos produtos que oferecem o resultado que você procura.

Spray Desembaraçante #todecachinho Kids Molinhas

Este produto é uma excelente opção para desembaraçar o cabelo cacheado infantil, além disso, também é utilizado para desembaraçar cabelos crespos, crespíssimos e ondulados.

Por ser em spray desembaraçante infantil é super fácil de aplicar – basta borrifar e pronto -, além disso, ele auxilia na formação dos cachos, combate o frizz e ainda hidrata intensamente recuperando a força dos cabelos dos pequenos. É ideal para os baixinhos a partir de 3 anos.

Spray Desembaraçante Meu Lisinho Salada de Frutas

Tem dificuldade de desembaraçar cabelos lisos de criança? Esse spray para desembaraçar cabelos é específico para esse momento. É ideal para cabelos lisos naturais, que apresentam embaraços, ressecamento e frizz. Ele é de fácil aplicação e recomendado para ser usado em crianças a partir de 3 anos.

Como evitar que o cabelo fique embaraçado?

Menininho de cabelo liso, longo, brincando de carrinho em cima da mesa

Alguns cuidados e hábitos diários podem até parecer simples, mas são essenciais para evitar os embaraços das madeixas. Uma boa dica é usar uma escova para desembaraçar os cabelos das crianças ao acordar, depois do banho e antes de dormir. Além disso:

  • Não esfregue na hora de secar: isso pode resultar em quebras e também em frizz. Para tirar o excesso de água, vá apertando as mechas com a toalha. Em cabelos crespos e cacheados você ainda pode usar uma toalha de microfibra ou a técnica da camisa de algodão.
  • Escolha o pente certo: para os cabelos lisos o ideal é usar escovas ovaladas e com cerdas macias. Para cabelos crespos e cacheados a melhor opção são os pentes com dentes largos, principalmente os de madeira, que eliminam o atrito e evitam que o fio quebre.
  • Use condicionador: o shampoo abre a cutícula externa do fio para que seja feita a limpeza adequada, se ela não for fechada na lavagem, pode resultar em perda de hidratação, proteínas e oleosidade, resultando em mechas porosas e fracas. Por esses motivos, o uso do condicionador é um passo indispensável.
  • Penteie da forma correta: comece sempre pelas pontas e vá subindo à medida que os nós vão se desfazendo, sempre devagar, sem muita força e sem puxar o cabelo para que não cause desconforto.

Uma dica extra que vale ouro: escolha bons produtos! Procure aqueles que contêm ingredientes adequados ao tipo de cabelo infantil, eles devem conter fórmulas suaves, hipoalergênicas e dermatologicamente testadas.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo