loader image

5 dicas de como desacelerar a rotina e viver mais tranquilamente

  •  Icone Calendario14 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 17:46
  •  
  • Talitha Benjamin
 A imagem mostra uma pessoa sentada na cama, lendo um livro e tomando uma xícara de café

Quer saber como desacelerar? Confira 5 dicas práticas possíveis para diminuir o ritmo e aproveitar a vida com mais calma.

Você já se pegou jogando planos de férias, descanso ou lazer para o futuro, pensando “quando as coisas acalmarem…”? E se dissermos que isso é praticamente universal? Pois é: a rotina está ficando mais corrida, e o tempo passa cada vez mais rápido, obrigando as pessoas a viverem intensamente para poder dar conta de todos os compromissos e responsabilidades. A verdade é que estamos todos excessivamente ocupados e, claro, isso tem repercussões: lá em 2013, uma pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) já mostrava que 98% dos brasileiros se consideravam cansados, e 61% exaustos.

Por que desacelerar é tão importante?

O cansaço excessivo e generalizado pode ser perigoso: as taxas cada vez mais altas de casos de burnout e diagnósticos de ansiedade e depressão preocupam cientistas e médicos de todo o mundo. Por isso, não dá para negar que precisamos de um descanso. Mas tirar férias para depois voltar ao frenesi da realidade pode não ser o suficiente: é preciso empenhar-se ativamente para desacelerar um pouco e criar hábitos de autocuidado que ajudem a aliviar o estresse e a tensão do dia a dia, separando momentos de lazer e prazer em meio às responsabilidades. Quer saber como desacelerar? Reunimos abaixo 5 dicas práticas de pequenas mudanças possíveis de se fazer para diminuir o ritmo acelerado e aproveitar a vida com mais calma.

1. Diminua o tempo em frente às telas

Graças ao avanço tecnológico, grande parte do nosso tempo é passado na frente das telas. Seja a trabalho, estudos ou lazer, o computador, o celular e a televisão já podem ser considerados uma extensão do nosso corpo, de tanto que dependemos deles. Esse excesso significa um fluxo incessante de estímulos e informações que nos deixa perpetuamente “ligados”, e graças ao seu efeito direto na área do cérebro responsável pelo prazer, podem ser viciantes e difíceis de largar.

Diminuir o tempo de tela, principalmente antes de dormir e após acordar, é uma recomendação universal que está diretamente ligada em diminuir o estresse, mau-humor e aumentar a qualidade do sono. Substituir os estímulos pode ajudar na hora de acalmar o turbilhão de pensamentos e proporcionar uma dose a mais de tranquilidade no seu dia.

Mas calma, isso não significa parar de usar o computador, celular ou televisão, e sim, controlar o tempo que você passa nesses dispositivos. Isso porque é muito simples perder a noção do tempo enquanto os utiliza. Para evitar o scroll infinito, invista em aplicativos que temporizam e alertam para o tempo utilizado, estabeleça metas de redução e distribua os minutos ao longo do dia. Também vale a pena refletir e realizar uma curadoria do conteúdo que você consome: o que traz alegria, distrai e diverte, e o que deprime, causa tensão ou raiva? Assim, você otimiza a sua experiência com as telas, e evita nutrir sentimentos negativos ao utilizá-las.

2. Planeje um dia de cada vez

Com tantos compromissos, é fácil se sentir fora de controle, e adicionando a tensão e o estresse, o esgotamento vem muito mais rápido. A organização da sua rotina é o primeiro passo para ter mais controle e se sentir mais segura com seus compromissos e responsabilidades. Mas, mesmo utilizando agendas ou diários, a sensação de ter milhões de tarefas pode causar um estresse gigantesco, e tornar-se um gatilho perigoso.

A dica para sentir-se mais tranquila pode parecer clichê, mas funciona: planejar um dia de cada vez permite que você foque em apenas um grupo de tarefas, gastando energia mental apenas no que deve ser concretizado no momento. Ao final do dia, planeje os próximos passos, deixando o que não foi terminado como prioridade. Isso permite que você foque apenas na produtividade, evita distrações e sobrecarga e também ajuda você a enxergar sua rotina com mais clareza.

3. Divirta-se e descanse sem culpa

O descanso e o lazer são frequentemente tratados como recompensas, e não necessidades primordiais para a sua saúde e produtividade. Assim, muita gente os deixa para o segundo plano, e acaba não aproveitando como deveria. Isso é ruim, já que noites mal dormidas, zero tempo de lazer e descompressão podem comprometer a sua concentração, causar mais estresse e até mesmo levar a condições graves, como a síndrome do burnout, depressão e ansiedade.

O ideal é levar o descanso e a diversão tão a sério quanto as suas obrigações: não deixe de dormir as horas necessárias, separe tempo para seus hobbies, para sair, ver os amigos e a família. São tempos preciosos que fazem toda a diferença na sua saúde, qualidade de vida e até mesmo no seu desempenho profissional e mental.

4. Use o silêncio a seu favor

Apesar da meditação ser uma ótima ferramenta para obter mais qualidade de vida e tranquilidade, não estamos falando só disso. A cacofonia de barulhos e poluição sonora podem agravar o cansaço e a exaustão mental e até mesmo aumentar o risco do desenvolvimento de problemas de saúde. Música alta, barulhos de buzinas de carros, obras incessantes, festas e shows sem hora para acabar… Isso pode se acumular e causar disrupções na sua rotina, mesmo que você já tenha se acostumado a eles.

O silêncio precisa estar presente em algum momento da sua rotina, nem que seja por pouco tempo. A ausência de perturbações é essencial para permitir que a sua mente descanse. Neste período, também é importante tentar deixar preocupações do trabalho, estudo e afins no fundo da mente, pelo menos por um tempo. Afinal, elas estarão lá quando você voltar, e um cérebro fresco e descansado vai, definitivamente, fazer toda a diferença na hora de lidar novamente com eles.

5. Conheça-se, e respeite suas limitações

Saber a hora de descansar, qual é o melhor tipo de planejamento que mais funciona para você, quando você precisa de pausas, ou quando está em seu pico de produtividade: tudo isso tem a ver com o autoconhecimento, uma habilidade essencial para ter dias mais tranquilos. Através dele, você aprende a mensurar a quantidade de estímulos e responsabilidades que consegue absorver e, consequentemente, quando o seu corpo e cérebro precisam de um tempo para se recuperar. Se todas as dicas dessa lista são sobre como desacelerar e fazer mudanças na sua rotina para deixá-la mais leve, ter autoconhecimento é necessário para saber quando e como essas mudanças podem ser realizadas.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo