Como deixar o cabelo liso masculino? Aprenda com essas dicas!

  •  Icone Calendario16 de outubro de 2023
  •  Icone Relogio 13:49
  •  
  • Carolina Glogovchan

O cabelo liso é ainda muito desejado pelos homens, porém muitos precisam recorrer a técnicas de alisamento para conseguir esse efeito. Mas, como alisar o cabelo masculino sem prejudicar a saúde dos fios? Quais são os métodos mais eficazes e seguros? E quais são os cuidados necessários para manter o cabelo liso por mais tempo? Essas são algumas dúvidas que muitos homens têm na hora de alisar o cabelo. Vamos conhecer as melhores dicas para você ter o cabelo liso que sempre sonhou!

O que fazer para alisar o cabelo masculino?

Existem muitas formas de como deixar o cabelo liso masculino. A escolha do método depende de vários fatores, como o tipo de cabelo, o grau de alisamento desejado, o tempo disponível e o orçamento. Veja a seguir as principais formas de alisar o cabelo masculino e suas vantagens e desvantagens:

Escova

Essa é a forma mais simples e rápida de alisar o cabelo masculino. A escova pode ser feita em casa ou no salão e tem um resultado temporário, que dura até a próxima lavagem. A vantagem é que não agride a estrutura dos fios e pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. A desvantagem é que não garante um alisamento perfeito e pode deixar o cabelo com frizz ou volume.

Prancha

Essa é outra forma de alisar o cabelo masculino com calor. Funciona da mesma forma que a escova, mas, para finalizar, é usada a prancha. A vantagem é que a ferramenta garante um alisamento mais intenso e duradouro do que a escova. A desvantagem é que pode danificar os fios se usada com frequência ou sem proteção térmica.

Progressiva

Essa é uma das formas mais conhecidas de alisar o cabelo masculino com química. Ela consiste em aplicar um produto à base de formol, deixar agir por alguns minutos e depois selar com uma prancha. A progressiva deve ser feita somente no salão e tem um resultado duradouro, que pode variar de três a seis meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados. A vantagem é que garante um alisamento definitivo e natural, sem frizz ou volume. A desvantagem é que pode causar alergias, irritações ou queda de cabelo se feita incorretamente ou com produtos de má qualidade.

Como fazer o cabelo ficar liso naturalmente?

Se você prefere alisar o cabelo masculino sem usar calor ou química, saiba que existem algumas formas de fazer isso naturalmente. Elas podem não ter um resultado tão eficaz quanto os métodos químicos, mas são mais saudáveis e econômicas. Veja algumas dicas de como fazer o cabelo ficar liso naturalmente:

  • Use produtos específicos: existem no mercado vários produtos que prometem alisar o cabelo masculino sem química, como shampoos, condicionadores, cremes e géis. Esses produtos contêm ingredientes que relaxam os fios, como queratina, aminoácidos, óleos e extratos vegetais. Você pode usar esses produtos diariamente ou conforme a indicação do fabricante.
  • Faça receitas caseiras: se você gosta de usar ingredientes naturais, pode fazer receitas caseiras para alisar o cabelo masculino. Algumas opções são: misturar leite com amido de milho e aplicar nos fios úmidos, deixando agir por 20 minutos; misturar vinagre de maçã com água e borrifar nos fios após a lavagem, deixando secar naturalmente; misturar gelatina sem sabor com água morna e aplicar nos fios úmidos, deixando agir por 30 minutos.

Como deixar o cabelo liso permanente?

Se você quer deixar o cabelo liso masculino de forma permanente, ou seja, que não volte ao estado natural após a lavagem, você precisa recorrer a um método químico. Além da progressiva, também é possível investir no relaxamento.

O relaxamento é um tipo de alisamento químico que usa hidróxido de sódio, guanidina ou tioglicolato de amônia para romper as pontes de enxofre dos fios, responsáveis pela forma dos cabelos. O relaxamento deve ser feito somente no salão e tem um resultado duradouro, que pode variar de dois a quatro meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados posteriores.

A vantagem do relaxamento é que reduz o volume e o frizz dos fios, deixando-os mais soltos e maleáveis. A desvantagem é que pode ressecar, quebrar ou enfraquecer os cabelos se feito incorretamente ou com produtos de má qualidade.

Cuidados pós-alisamento

Depois de alisar o cabelo masculino com qualquer método, é preciso alguns cuidados para manter o resultado por mais tempo e evitar danos aos fios. Confira como cuidar do seu cabelo após o alisamento:

Crie seu cronograma capilar personalizado

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa com o cabelo que intercala três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa tem uma função específica para repor os nutrientes perdidos pelos fios durante o alisamento, confira:

Hidratação capilar

A hidratação repõe a água e os nutrientes que os fios perdem com as agressões externas, como o sol, o vento, a poluição e as lavagens frequentes.Também ajuda a selar as cutículas do cabelo, o que reduz o frizz e o volume. Para hidratar o cabelo em casa, você pode usar máscaras de hidratação para cabelos alisados. Aplique o produto nos fios úmidos, mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

Nutrição capilar

A nutrição repõe os lipídios que os fios perdem com as agressões externas e com os processos químicos de alisamento. A nutrição também ajuda a formar uma camada protetora em volta do cabelo, o que evita a perda de água e nutrientes. Para nutrir o cabelo em casa, você pode usar óleos vegetais, como o óleo de coco, de argan ou de rícino. Aplique o óleo nos fios secos, mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e lave o cabelo normalmente. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

Reconstrução capilar

A reconstrução repõe as proteínas (queratina) que os fios perdem, especialmente, após processos químicos de alisamento. Além de ajudar a reconstruir a estrutura interna do cabelo, a reconstrução devolve a força e a elasticidade dos fios. Para reconstruir o cabelo em casa, você pode usar produtos com queratina ou aminoácidos na composição. Aplique a máscara nos fios úmidos, mecha a mecha, massageando bem. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem. Faça isso pelo menos uma vez por mês.

Tenha cuidado com as ferramentas de calor

As ferramentas de calor, como secador e prancha são ótimas aliadas para deixar o cabelo liso. No entanto, elas também podem danificar os fios se usadas em excesso ou sem proteção térmica. Por isso, se você usa essas ferramentas com frequência, atente-se:

  • Use sempre um protetor térmico antes de aplicar o calor nos fios. Esse produto forma uma barreira que protege o cabelo das altas temperaturas e evita a perda de água e nutrientes.
  • Evite o uso frequente. Dê um intervalo de pelo menos um dia entre as aplicações, para que o cabelo possa se recuperar dos danos causados pelo calor.

Atente-se à frequência de lavagem

A frequência de lavagem também influencia na saúde e no aspecto do cabelo liso masculino. Lavar o cabelo todos os dias pode ressecar e desbotar os fios, além de estimular a produção de oleosidade no couro cabeludo. Por outro lado, lavar o cabelo com pouca frequência pode deixar os fios sujos, pesados e sem vida.

Por isso, o ideal é lavar o cabelo de duas a três vezes por semana, ou conforme a necessidade do seu fio. Use sempre um shampoo e um condicionador adequados para o seu tipo de cabelo e para o seu objetivo de alisamento. Evite usar produtos muito agressivos ou com muito sal, sulfato ou parabenos na composição. Esses ingredientes podem ressecar, irritar e enfraquecer os fios.

Qual o melhor produto para alisar o cabelo masculino?

Quer deixar o cabelo liso masculino de forma mais duradoura e intensa? Confira nossas indicações de produtinhos Salon Line:

Creme Alisante Óleo de Argan Forte

O creme, indicado para cabelos crespos ou muito cacheados, tem uma fórmula potente que alisa e hidrata os fios. O óleo de argan é rico em ácidos graxos e vitaminas, que nutrem e protegem o cabelo da ação do calor e dos agentes externos. Para usar, você deve lavar o cabelo com um shampoo neutro, secar com uma toalha e aplicar o creme mecha por mecha, deixando agir por 20 minutos. Depois, enxágue bem e finalize como preferir.

Hidróxido de Sódio Lanolina Super

Indicado para cabelos ondulados ou levemente cacheados, o produto tem fórmula suave que alisa e condiciona os fios. O hidróxido de sódio é um alcalino que modifica a estrutura do cabelo, tornando-o mais liso. A lanolina é um emoliente que amacia e dá brilho aos fios. Para usar, você deve lavar o cabelo com um shampoo antirresíduos, secar com uma toalha e aplicar o creme mecha por mecha, deixando agir por 15 minutos. Depois, enxágue bem e finalize como preferir.

Guanidina Tradicional Super Forte Alisa e Relaxa

Esse produto é indicado para cabelos resistentes ou difíceis de alisar, pois tem fórmula forte que alisa e relaxa os fios. A guanidina é um alcalino que penetra na fibra capilar e altera a sua forma, deixando-a mais lisa. A Guanidina Salon Line também contém queratina, que reconstrói e fortalece o cabelo. Para usar, você deve lavar o cabelo com um shampoo antirresíduos, secar com uma toalha e aplicar o creme mecha por mecha, deixando agir por 25 minutos. Depois, enxágue bem e finalize como preferir.

Agora que você já sabe como deixar o cabelo liso masculino, e deseja realmente mudar a estrutura das suas madeixas, é hora de começar a cuidar dos fios e optar pelo melhor método para conquistar seus fios mais lisinhos.

Men Essence

Pensando na praticidade e nas necessidades do cabelo masculino, Men Essence tem finalizadores de alta performance, com fórmulas pensadas para estilizar os cabelos masculinos. É longa duração, controle do penteado do seu jeito, e muita praticidade!

salon line men essence


Conheça o nosso Instagram!

  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
  • Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone; 🩵 48 horas de controle de frizz; ✨ Combate à porosidade; 🩵 Brilho e maciez; ✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo