Corte com franja: aprenda a cortar franja sozinha e inspirações

  •  Icone Calendario23 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 15:28
  •  
 Mulher no meio de um jardim de flores amarelas

Como cortar franja é uma dúvida muito comum entre as mulheres, principalmente aquelas que não gostam de ir ao salão toda vez que precisam acertar as pontinhas dos fios. Mas para que o resultado saia do jeito que você deseja, alguns cuidados são necessários.

Para ajudar você nessa missão, separamos as principais dicas para conquistar um corte com franja sensacional – e o melhor: sem sair de casa! 

Como cortar franja sozinha?

É possível cortar a franja sozinha? A resposta para essa pergunta é sim! Desde que alguns passos e condições sejam cumpridas, é possível conseguir fazer uma ótima franja em casa. Vem descobrir os segredos para uma franja perfeita:

Escolha o modelo ideal

Cortininha, reta, desfiada, volumosa: antes de saber como cortar franja, é importante que você tenha em mente que, apesar de parecer um detalhe simples do seu corte de cabelo, existem vários modelos de franja. Portanto, o resultado obtido depende muito da técnica de corte escolhida. 

No caso das mulheres que planejam cortar franjas sozinhas, a primeira dica é optar por um modelo simples, como um franjão ou uma franja curta mais tradicional, para diminuir as chances de dar errado. Não é tão indicado escolher um modelo super elaborado, porque será muito difícil você compreender e aplicar a técnica de corte no próprio cabelo, e com isso as chances de ficar torto são maiores. 

Mulheres que já têm franja e desejam fazer a manutenção do comprimento também devem ficar atentas a isso. Dependendo do tipo de franja, um corte feito por você mesma, em casa, pode mudar o estilo das suas madeixas.

Utilize uma tesoura apropriada

Não é segredo que o mais recomendado é o corte de cabelo com franja realizado no salão. Mas, para quem deseja dicas de como cortar franja em casa, além de escolher o modelo apropriado, é importante utilizar a tesoura certa.

Usar uma tesoura caseira ou uma tesoura profissional inadequada podem levar a um resultado inesperado ou, pior, danificar o seu cabelo. Por isso, certifique-se de utilizar uma tesoura fio laser, modelo mais comum para cortes de cabelo, tanto nas madeixas femininas quanto nos cabelos masculinos.

A tesoura fio laser é um modelo que apresenta uma micro serrilha em uma ou nas duas lâminas. Isso ajuda a prender melhor a mecha e, consequentemente, aumentar a precisão do corte.

Passo a passo de como cortar a franja

Tem dúvidas de como cortar franja sozinha? O passo a passo é bem simples, porém, é necessário ter muita atenção para evitar erros.

  1. Divida o cabelo no meio. Depois, conte três dedos a partir da testa e marque o ponto da divisão. Em seguida, com um pente fino, faça o desenho de um triângulo, indo do topo da cabeça em direção às pontas das sobrancelhas.
  2. Prenda o restante do cabelo, para que as mechas não se misturem.
  3. Alinhe bem a mecha que irá cortar, utilizando um pente.
  4. Prenda a mecha entre os dedos, posicionando-os na altura em que deseja cortar.
  5. Com a tesoura na vertical, corte os fios cuidadosamente, certificando-se de que a franja está saindo reta.
  6. Penteie a franja para cima e corte as pontinhas que sobraram.

Para quem deseja uma franja mais curta, o corte deve ser feito na altura dos olhos. Para uma franja média, o corte deve ser feito na altura do nariz. Já para o franjão, os fios devem ser cortados em uma altura entre o queixo e a boca.

É muito importante que você se lembre de nunca cortar o cabelo quando os fios estiverem molhados, principalmente as donas de cabelos cacheados curtos, médios ou cabelos longos, e as crespas, pois você pode acabar cortando de um tamanho menor do que gostaria. Sempre espere os fios estarem completamente secos para garantir o melhor resultado.

Qual o tipo de rosto que combina com franja?

Mulher ruiva cheia de tatuagens posando para foto com os olhos fechados


De maneira geral, não existe um tipo certo de rosto que combine com franja ou não. O que realmente acontece é que, de acordo com algumas convenções do visagismo – área de estudo que procura entender como as linhas do rosto se harmonizam com determinados cortes – é que alguns tipos de corte com franja podem favorecer mais determinados tipos de rosto e deixarem mais – ou menos – harmoniosos, destacando ou suavizando as linhas da face.

A franja “mais universal de todas” é a franja lateral. Ela tem a capacidade de ficar boa em quase todos os tipos de rosto, porém se destaca bastante em rostos redondos, pois harmoniza essas linhas mais arredondadas criando um efeito de silhueta mais alongada. Já para rostos mais quadrados as franjas em A ou modelos mais desfiados ajudam a suavizar as linhas mais acentuadas na região maxilar do rosto sem pesar no visual. 

Para rostos mais ovalados a maioria dos tipos de franjas funcionam bem, e a depender da mensagem que você quer passar, pode optar por franjas mais retas e simétricas para visuais mais fortes ou franjas mais longas se você tiver um rosto mais alongado e quiser suavizar essas linha. Uma ótima opção para esse tipo de rosto são as curtain bangs, principalmente se você tiver fios cacheados. 

Que tipo de cabelo combina com franja?

Essa resposta é muito simples de se responder: todos! Sim, todos os tipos de cabelo combinam com algum modelo de franja e, se esse for o seu desejo, basta escolher seu modelo preferido e apostar no corte com franja. 

Além de ajudarem a ressaltar os pontos fortes de seu rosto, as franjas também trazem personalidade e atitude para o visual e, em muitos cortes de cabelo, as franjas dão aquele toque final de estilo para a composição. 

Tipos de corte com franja

Se você está decidida a conquistar um novo corte com franja, mas ainda não sabe dizer em quais tipos vai investir, calma! Trazemos a seguir uma seleção de cortes, para além do chanel com franja, que são maravilhosos e podem te inspirar a encontrar um corte com franja para finalmente chamar de seu. 

Corte cacheado médio com franja desfiada 

Mulher com os cabelos cacheados usando blusa com estampa de onça

A franja desfiada fica muito bem em fios cacheados, pois com ela é possível obter uma franja suave e com ótimo caimento, já que as versões mais retas ou muito compridas tendem a pesar no visual. 

French bob com franja curta 

mulher com os cabelos bem curtinhos e pretos segurando um origami

Um corte que está em alta há algum tempo e combina perfeitamente com uma franjinha é o french bob. Esse corte de cabelo curto com franja é perfeito para quem quer agregar charme à composição e criar um visual atemporal. 

Black power com franja 

mulher posando para foto usando calça jeans e blusinha branca

Quem acha que franja é coisa para quem tem cabelo liso e ondulado se engana! Foi-se o tempo em que os cabelos cacheados ficavam de fora dessa tendência. Uma combinação perfeita de corte com franja para cabelo crespo é o black power com uma franja um pouco mais reta, criando um visual super moderno e despojado. Caso seu cabelo tenha fios muito grossos, você pode pedir para o cabeleireiro desfiar um pouco a franja para não ficar tão pesada e destoar do resto da composição.

Corte em camadas com franja reta cacheada 

E que tal um corte em camadas com franja? A franja reta em contraste com as camadas dos fios cacheados fica incrível, criando um visual cheio de movimento para os fios cacheados.  

Corte em camadas com curtain bangs 

mulher sorrindo segurando o celular

Curtain bangs é a franja do momento! Esse modelo, conhecido também como cortininha, traz um ar de sofisticação para os fios e, junto dos fios longos em camadas, pode ser o toque final para um visual harmônico e cheio de personalidade. 

Shaggy hair com franja  

Uma outra opção de corte que parece ter sido feito para combinar com uma franja é o shaggy. Esse corte em camadas mais desconexas cria junto da franja uma silhueta super harmônica que, além de combinar com com diferentes tipos de rostos e estilos pessoais, ainda encaixa perfeitamente nas cabeças de pessoas das mais diferentes curvaturas e texturas de fios. Outro ponto forte desse corte é que várias franjas combinam ele, desde as curtain bangs, passando pela franja desfiada, franja em A e nas versões mais ousadas, como uma franjinha bem curta contrastando. 

Agora sim você está com tudo o que precisa para conquistar um novo corte com franja que mostre toda sua personalidade e estilo! Lembramos que nenhuma solução caseira substitui o trabalho de um profissional. Então, se possível, busque um cabeleireiro de confiança para essa transformação. 



Comentários

  1. Geovanna disse:

    Deu certo AAAA eu tô muito feliz cara, muito obrigado Salonline ❤

    1. Salon Line disse:

      Uhuuul, Ge! Arrasou, certeza que está divando!

  2. Ana disse:

    Queria fazer uma franja mais volumosa sabe como posso fazer?obrigada amei as dicas ❤

    1. Salon Line disse:

      Aninha, nesse caso orientamos que busque a orientação de um profissional, que vai avaliar seu rosto, seu tipo de cabelo e o melhor tipo de franjinha para você!

  3. Eloisa disse:

    se eu tivesse feito, teria ficado decente, mas ficou mei fein

    1. Salon Line disse:

      Quem nunca errou no corte da franja, né, Elo?! ‍♀️

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
14 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
21 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo