Dicas para fazer penteado semi preso e não errar!
Por Rafaela Oliveira
Nos últimos tempos, é notável que o dia a dia ficou cada vez mais acelerado, e muitos de nós vive uma rotina agitada com pouco tempo sobrando. Uma das áreas em que isso é evidente é no cuidado pessoal, especialmente falando nas pequenas manutenções no cabelo.
Não é sempre que se tem tempo para dar um pulinho no salão ou no barbeiro, por isso, pode surgir a necessidade de aprender como cortar o cabelo masculino em casa. Nesse guia prático, vamos explorar dicas e técnicas essenciais para fazer o seu próprio corte em casa, com resultados satisfatórios. Dos penteados mais simples até algumas opções mais elaboradas, dá para fazer o seu corte em casa com tranquilidade, seja para economizar ou para aprender uma nova habilidade.
É super possível cortar o seu cabelo em casa, mas primeiro, é preciso investir um tempinho na preparação e em boas ferramentas, especialmente se é a sua primeira vez. Veja abaixo:
Depois que você providenciou as ferramentas, o corte precisa acontecer com os cabelos limpos e secos para que você possa trabalhar o corte com a sua textura natural.
Agora, chegou a hora mais divertida do rolê, a hora de escolher qual corte você vai adotar. Antes de tudo, a escolha precisa estar aliada ao seu nível de habilidade, ou seja, nada de escolher cortes muito complexos se é a sua primeira vez.
Opte por cortes simples e atemporais, como o americano, ou adote um estilo assimétrico (que não pede por lados totalmente iguais). Com o tempo, após pegar um pouco mais de prática, você consegue evoluir para cortes mais complexos.
Munido das ferramentas necessárias e já com o corte escolhido em mente — e facilmente acessível — você já pode começar o seu corte. Utilize o pente para dividir os fios em seções, prendendo as partes com presilhas. Isso vai te ajudar a manter um controle maior do corte, e reduzir a chance de erros muito graves na simetria do corte.
Outro ponto importante a se considerar antes de começar a cortar, é o ângulo da tesoura. Mantenha a tesoura sempre em ângulos leves, para evitar cortes muito abruptos e bordas muito retas. Também, é importante cortar pequenas quantidades de cabelo por vez, sempre de olho no espelho e comparando com a sua referência.
Aqui é onde o valor da barbearia conta muito: cortar o cabelo requer muita prática e precisão, por isso, requer muito cuidado e atenção, além de controle nos movimentos. É importante ainda salientar que não dá para esperar um corte totalmente perfeito nas suas primeiras tentativas, mas algumas dicas podem garantir um resultado satisfatório.
Lembre-se, ângulos leves e pequenas quantidades de cabelo por corte. Mantenha os dedos bem firmes, e evite tesouras velhas ou que não estão afiadas.
Se estiver usando uma máquina de cortar cabelo, comece pelo pente maior do acessório, e diminua gradualmente até chegar no comprimento desejado. Faça os movimentos seguindo a direção do crescimento dos fios.
Depois de cortar o cabelo, o acabamento e a finalização também são aspectos importantes que impactam o resultado. Aproveite esse momento para fazer ajustes de áreas desiguais, e abuse do espelho de mão para verificar a nuca e as laterais.
Depois, é só finalizar como de costume! Utilize seus produtos modeladores e fixadores favoritos para deixar o cabelo do jeito que você curte.
Como você pode imaginar, cortar o cabelo masculino em casa não é uma habilidade fácil de adquirir ou de fazer perfeitamente na primeira tentativa, mas sim com o tempo, e claro, praticando bastante. Não tenha medo de cometer erros, afinal, você sempre pode corrigi-los. Com o tempo, você vai adquirindo a prática necessária para fazer cortes mais complexos e ousados.
Pensando na praticidade e nas necessidades do cabelo masculino, Men Essence tem finalizadores de alta performance, com fórmulas pensadas para estilizar os cabelos masculinos. É longa duração, controle do penteado do seu jeito, e muita praticidade!