loader image

Você sabe o que é luz visível? Descubra como ela afeta a sua pele

  •  Icone Calendario4 de outubro de 2022
  •  Icone Relogio 13:32
  •  
  • Luana Queiroz
 Você sabe o que é luz visível

Você sabe o que é luz visível? Acesse, conheça suas fontes, saiba como ela afeta a saúde da sua pele e aprenda como se proteger. Confira!

Quando falamos em proteção solar, muitos de nós pensamos automaticamente nos raios UVA e UVB, que podem gerar doenças de pele e outros inconvenientes, como envelhecimento precoce, se não tomarmos cuidado e nos protegermos.

Porém, um outro tipo de influência luminosa que devemos prestar atenção, cada vez mais, é a luz visível, ou seja, aquela irradiada pelo sol ou pelas lâmpadas de aparelhos eletrônicos como celulares, televisores e todo tipo de aparato eletrônico.

Entenda mais sobre o que é a luz visível, como ela afeta a saúde da sua pele e receba ainda algumas dicas para se proteger dos efeitos nocivos desse tipo de luz!

O que é luz visível?

A luz visível nada mais é do que uma radiação refratária da luz do sol e, por isso, conseguimos vê-la. Ela possui uma intensidade bem menor que a radiação solar, além de possuir também uma frequência menor que a dos raios ultravioletas – isso significa que a luz visível fica acima da infravermelha e abaixo da ultravioleta. Para se ter uma ideia, ela é responsável por 40% da radiação que chega ao nosso planeta.

E é justamente por estar entre a luz ultravioleta e a infravermelha é que conseguimos enxergar a luz visível. Inclusive, é ela que enxergamos em nossos quartos durante a noite quando acendemos uma luminária, e também é ela que notamos em tons variados e vivos nas cores da tela de smartphones e notebooks. Todas essas cores vivas e brilhantes provenientes das telas e lâmpadas é que são a luz visível.

Ao entrar em contato com a pele, a luz visível consegue atingir as células e outras estruturas do nosso organismo e causar algumas reações. Se não tomarmos cuidado, a superexposição à luz visível pode causar o envelhecimento precoce da pele e trazer outros efeitos nocivos.

Mulher jovem, negra, de cabelo cacheado, lendo na tela de um tablet (fonte de luz visível)

Quais as fontes de luz visível?

Qualquer elemento que gera luz em nosso planeta provavelmente está produzindo luz visível. As fontes mais comuns que temos de contato com a luz visível, além do sol, são aquelas que geram calor e luz a partir dele, como as chamas das velas, fogões a gás e outros tipos de fogueira, assim como os aparelhos eletrônicos que possuam lâmpadas ou gerem luminosidade de alguma forma, como celulares, tablets, notebooks e televisores.

Como nossa rotina está cada vez mais permeada por esses aparelhos, a preocupação em cuidar da pele contra os efeitos da luz visível se faz cada vez mais necessária.

Como a luz visível afeta a nossa pele?

A luz visível consegue atingir camadas um pouco mais profundas da pele, mesmo não tendo alta intensidade. A longo prazo, a exposição descuidada à luz visível pode causar o aumento dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Outro dos efeitos da luz visível é o aumento de manchas e pigmentação irregular da derme, e até mesmo o surgimento de melasmas (manchas de tom amarronzado e formato irregular). Além disso, outra consequência da exposição descuidada à luz visível é o aumento na aparição de linhas de expressão e rugas.

Geralmente, a luz visível tem efeitos mais perceptíveis em peles que passam longos períodos expostas sem cuidados e também em peles com maior quantidade de melanina presente.

Dicas de como se proteger da luz visível

A luz visível é certamente algo quase inevitável em nossas rotinas super corridas e conectadas, mas é possível, com alguns cuidados, reduzir e diminuir os efeitos nocivos dela. Apresentamos a seguir algumas dicas de como se proteger da luz visível.

Mulher jovem, com uma toalha de banho branca, enrolada na cabeça e outra enrolada no corpo. Ela está passando protetor solar no rosto

1. Aplique protetor solar com cor

Os protetores solares comuns nos protegem satisfatoriamente contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, porém, essa proteção não se estende para a luz visível.

Para proteger nossa pele dos efeitos nocivos da luz visível, o ideal é utilizar os chamados protetores solares com cor. Por serem pigmentados, além de auxiliar na etapa de maquiagem, ainda protegem a pele criando uma barreira física de pigmento que protege a pele contra a luz visível.

No mercado atual, existem diversos tipos de pigmentos, e o mais conhecido é o óxido de ferro, que para garantir a proteção adequada contra a luz visível deve estar numa concentração de pelo menos 2,5%.

2. Aposte na maquiagem de alta cobertura

Uma outra opção para quem busca se proteger dos maus efeitos da luz visível é utilizar o protetor solar comum (de FPS alto e boa qualidade, que irá garantir a proteção contra os raios UVA e UVB), e apostar nos produtos de maquiagem que possuam alta concentração de pigmentos, já que o grande aliado da proteção contra a luz visível é a barreira física que os pigmentos fazem e impedem que a luz visível atinja a pele.

Sendo assim, essa soma de produtos pode garantir a proteção necessária, principalmente em peles que já possuem manchas.

3. Busque produtos que contenham ativos antioxidantes

Grande parte dos danos causados pela luz visível são causados pelo tempo de exposição sem cuidado, ou seja, anos e anos sem se preocupar ou cuidar dos danos que esse tipo de radiação pode causar e se acumular. Logo, buscar por produtos que tenham ação antioxidante é uma ótima forma de ir reparando e evitando esses danos.

Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres que são os causadores dos processos de envelhecimento precoce da pele. Para te ajudar nessa batalha, dê preferência a produtos que estimulem a produção natural de colágeno, importante ativo que ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele.

Também aposte em ativos que possuam vitamina E, responsável por impedir a ação de enzimas que destroem o colágeno presente na pele, e em produtos que contenham vitamina C, responsável por promover a síntese de colágeno. Tudo isso aumenta os níveis de proteção do colágeno já presente e aumenta sua produção, reduzindo assim os possíveis danos causados pela exposição à luz visível.

4. Reduza a exposição a luz visível

Talvez a dica potencialmente mais difícil de ser seguida, porém muito efetiva, é reduzir o tempo de exposição à luz visível. Evitar exposição desnecessária em frente das telas e aparelhos eletrônicos é uma ótima forma de reduzir os danos causados.

A luz azul, um dos tipos de luminosidade presente no espectro da luz visível, pode ser evitada colocando o celular e outros aparelhos no modo noturno. Essa luminosidade azulada, além dos danos aqui citados da luz visível, pode causar insônia e problemas de visão.

Outra maneira para ficar algumas horas por dia longe da luz visível é buscar alternativas para atividades que você faria diante de telas, como ler um livro físico ao invés de utilizar um tablet, por exemplo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre do que se trata a luz visível, os efeitos a longo prazo da exposição descuidada a ela e como se proteger, já pode começar a pensar em como inserir essas dicas em sua rotina de cuidados, pois esta é a melhor forma de manter sua pele saudável e protegida de diversos danos.

Você ainda pode aproveitar e buscar outras dicas de cuidados para a pele aqui no Blog da Salon e manter sua rotina de cuidados sempre atualizada e completa!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo