loader image

Colorimetria: descubra a ciência das cores que pode ajudar na harmonia do seu visual

  •  Icone Calendario23 de janeiro de 2023
  •  Icone Relogio 23:44
  •  
 Colorimetria: descubra a ciência das cores

Descubra aqui quais são as cores que mais combinam com você através da Colorimetria Pessoal e suas técnicas!

Na hora de escolher as cores de roupas e acessórios, é normal que a gente tenha cores, tons e estampas que nos atraiam mais. Em geral, nossa percepção sobre essas preferências é baseada puramente em gosto pessoal. Afinal, você já deve ter percebido que algumas cores te deixam mais apagada e outras parecem simplesmente fazer você brilhar. Mas, e se fosse possível ter uma noção bem mais afiada e “especializada” sobre o que funciona melhor no seu look?

Há uma razão pela qual algumas cores funcionam melhor em você, e outras não, e tudo isso tem a ver com a colorimetria. A teoria das cores pode parecer algo em que apenas artistas precisam estudar, mas conhecer um pouco sobre a harmonia de tons também pode ser muito útil na hora de guiar o que você escolhe para formar o seu acervo de roupas e acessórios. Quer saber mais sobre a colorimetria, coloração pessoal, e como ela pode ser útil? Vem ver!

Colorimetria e ciência das cores: o que é?

roupas penduradas

Não dá para negar que as cores são altamente poderosas, e escolhas certas ou erradas fazem toda a diferença no nosso look. Não, não é só impressão. Para entender, basta pensar nas cores como luzes diferentes: algumas iluminam seu rosto, dão um aspecto saudável, escondem manchas, pontos escuros, linhas de expressão e afins, enquanto outras escurecem, deixam a pele pálida e apagada e evidenciam pontos negativos.

A colorimetria, também conhecida como análise cromática, é a análise feita para descobrir quais tons valorizam mais a sua beleza natural. Esse estudo é feito com base na teoria das cores, uma complexa ciência desenvolvida e utilizada por artistas visuais de diversas áreas, e analisa profundamente as infinitas possibilidades de tons, e como nós, seres humanos, os percebemos. Por exemplo: alguns tons invocam poder, sensualidade e mistério, enquanto outros inspiram alegria, leveza e irreverência.

A colorimetria tem sido usada cada vez mais no mundo da beleza e da moda para escolher as melhores cores de cabelo, maquiagem e, claro, roupas e acessórios, com base na harmonia dos tons.

Como funciona a coloração pessoal?

A coloração pessoal nada mais é do que a colorimetria e a teoria de cores usadas com o objetivo de descobrir quais são os tons que mais valorizam e combinam com você. As tonalidades certas vão iluminar a pele, suavizar a textura e equilibrar os traços, enquanto outras podem deixar você sem vida, com a sua complexidade opaca e desfavorável.

A coloração pessoal é obtida quando um profissional do ramo compara seu tom e subtom de pele, cabelo e olhos com diversas outras cores, separadas em 12 grupos diferentes de coloração. Elas referenciam estações da natureza (primavera, verão, outono e inverno), e são divididas em outros subgrupos, conforme a sua intensidade (quentes, intensos, claros, profundos, suaves ou puros). Entenda abaixo:

Primavera: tons claros, vibrantes e luminosos. Evoca alegria e irreverência.

Verão: cores suaves, tons pastel e acinzentados. Evoca sutileza e moderação.

Outono: tons quentes, terrosos e intensos. Evoca energia e profundidade.

Inverno: cores puras, quentes e chamativas. Evoca dramaticidade e intensidade.

Após serem comparadas com as suas tonalidades, você terá a sua “paleta de cores”, ou seja, um conjunto de tons que valorizam seus traços naturais. São elas:

  • Primavera quente;
  • Primavera intensa;
  • Primavera clara;
  • Outono intenso;
  • Outono quente;
  • Outono profundo;
  • Verão suave;
  • Verão claro;
  • Verão puro;
  • Inverno suave;
  • Inverno puro;
  • Inverno profundo.

Como a colorimetria e a coloração pessoal podem ser úteis?

modelos com roupas coloridas

Com a ajuda de um profissional de colorimetria, você consegue saber quais são os tons que, de acordo com a ciência das cores, mais valorizam seus traços. No entanto, muita gente pode ainda ficar na dúvida de como essa descoberta pode ser útil no seu dia a dia.

Saber a sua paleta de cores pessoal pode ajudar você a fazer escolhas mais assertivas na hora de comprar roupas e acessórios, inspirar-se para combinar cores na hora de montar looks, investir em estampas e até mesmo servir como critério de desempate na hora de se livrar daquelas peças encalhadas no seu guarda-roupa. Também, saber quais cores te valorizam podem inspirar você a testar tonalidades e estampas que talvez, em outro momento, não tenha passado pela sua cabeça usar.

No entanto, é importante dizer que a coloração pessoal, apesar de ser feita baseada em uma ciência complexa, é apenas um guia para quem quer se aprofundar mais nas cores. Afinal, na sua paleta de cores definidas pode haver tons com os quais você não se sente confortável, ou ainda, pode faltar aquela sua tonalidade favorita. Por isso, é importante manter sempre a cabeça aberta para novas possibilidades de looks de arrasar, mas sempre respeitando o seu gosto pessoal.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo