Guia do cabelo liso: tratamentos, cuidados, dicas e produtos ideais

  •  Icone Calendario20 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 17:24
  •  
  • Tayla Pinotti
 Guia do cabelo liso: tratamentos, cuidados, dicas e produtos ideais

Cabelo liso é tudo igual? Não, não é! Apesar dos lisos não terem curvaturas ou texturas diferentes, cada cabelo tem sua particularidade.

Os fios podem ser mais grossos ou mais finos, mais ressecados ou mais oleosos, podem ter ou não coloração, enfim, podem variar bastante de pessoa para pessoa. Então, se você é do time das pessoas de cabelos lisos, venha conferir este guia especial e saiba tudo sobre o assunto!

Afinal, quais são os tipos de cabelo liso?

Quais são os tipos de cabelo liso?

Apesar de não possuírem curvatura, existe uma classificação para os cabelos lisos, que são divididos nas categorias 1A, 1B e 1C. Veja abaixo quais são as principais características de cada uma delas:

Cabelo 1A

Cabelo 1A

Os cabelos lisos classificados como 1A são mais finos. Eles são tão fininhos que, na maioria dos casos, é impossível usar acessórios ou fazer com que os penteados durem por muito tempo.

Sua principal característica é o efeito chapado e a oleosidade na raiz, por isso, quem tem as madeixas 1A normalmente precisa lavá-las todos os dias. O lado bom é que ele também costuma ser bastante brilhante.

Cabelo 1B

Cabelo 1B

O cabelo liso natural classificado como 1B são os que têm os fios nem tão finos e nem tão grossos, ou seja, são considerados médios. 

Diferente do cabelo 1A, o 1B é menos chapado e pode ter até um pouco mais de volume. Além disso, ele segura melhor os acessórios e penteados. Entretanto, a raiz dos cabelos 1B também costuma ser oleosa e precisa ser lavada diariamente.

Cabelo 1C

Cabelo 1C

Entre as três categorias de cabelo liso natural, o 1C é o que possui fios mais grossos. Ele é mais pesado, difícil de prender e modelar. Assim como os cabelos 1A e 1B, o 1C também é caracterizado pela oleosidade na raiz.

Liso natural X Quimicamente tratado: Entenda as diferenças

Liso natural X Quimicamente tratado: Entenda as diferenças

Há quem pense que cuidar do cabelo liso é sempre da mesma forma. Porém, existem diferenças na estrutura de um liso natural e de um que foi alisado quimicamente. Por isso, os cuidados também são diferentes, justamente pelas características próprias que cada um possui.

Confira os diferenciais entre o cabelo liso natural e o cabelo liso quimicamente, e como usar os produtos corretos para um bom resultado:

Cabelo liso natural

O cabelo liso natural, como o próprio nome já diz, tem sua estrutura já naturalmente lisa e suas cutículas são mais fechadas. Por isso, a dica é usar produtos que não sejam tão oleosos e que ajudem a manter o brilho e a maciez dos fios, como os itens da linha Meu Liso Demais Salon Line, que garantem hidratação profunda para os cabelos sem perder o movimento natural dos fios.

Cabelo liso com química

Quando um cabelo é alisado com química sua estrutura é modificada, ou seja, pode ficar mais porosa e frágil. Isso quer dizer que, para cuidar melhor, o ideal é usar produtos que tratem os danos da fibra capilar e possuam alguns óleos para devolver o que foi retirado com o alisamento. 

Entre os produtos mais indicados, estão os itens da linha Meu Liso Ácido Hialurônico, que garantem um tratamento profundo e intenso para recuperar os nutrientes que os cabelos precisam.

Conheça algumas características dos fios lisos

Conheça algumas características dos fios lisos

Como citado, existem tipos diferentes de cabelo liso, mas que apresentam algumas características em comum. Uma delas é a oleosidade que, mesmo que não seja em todos os tipos de liso, ainda são mais oleosos que cacheados ou crespos.

Outro detalhe é que, apesar de algumas pessoas terem os fios lisos mais grossos, em grande parte eles são finos, o que não traz tanto volume.

Principais benefícios

Pelos fios serem retos, ou seja, não terem nenhuma curvatura, o óleo natural que sai do couro cabeludo no cabelo liso atinge mais fácil toda a extensão dos fios, o que evita ressecamentos. Além disso, essa estrutura geralmente tem mais brilho, justamente por que o óleo reflete mais a luz.

Principais desafios

Nem só de benefícios se vive um cabelo liso. Afinal, existem alguns desafios que as pessoas precisam enfrentar para cuidar das madeixas. Um deles é que os fios, principalmente os mais finos, não costumam ter muito volume, o que pode dificultar na hora de fazer algum penteado, por exemplo. 

Outro ponto é que, por conta da oleosidade, se a lavagem não for realizada com uma maior frequência, os fios podem ficar pesados e com aspecto de sujos.

Por que os cabelos lisos são mais oleosos?

O óleo natural que sai direto da raiz dos cabelos consegue atingir os fios até as pontas de maneira mais rápida e isso pode gerar uma maior oleosidade.

Afinal, cabelos cacheados, por conta de toda a curva que o óleo precisa passar até chegar no final, têm a tendência de serem mais ressecados.

Como diminuir a oleosidade em cabelos lisos?

Uma dica para diminuir a oleosidade é usar um pouco de shampoo seco nos dias em que não fizer a lavagem. Você pode borrifar o produto no couro cabeludo e deixar até o dia seguinte. Além disso, procure usar produtos para cabelos lisos, ou seja, que são próprios para essa textura dos fios.

Alguns exemplos são o shampoo e condicionador para cabelo liso, que trazem nutrientes e vitaminas para cuidar das madeixas lisas. Outra dica também é evitar banhos muito quentes, pois água em alta temperatura estimula mais produção de glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade.

Tratamentos indispensáveis para os cabelos lisos

Tratamentos indispensáveis para os cabelos lisos

Os cabelos lisos, na maioria dos casos, não precisam tanto de hidratação e nutrição quanto os cacheados e crespos, pois a oleosidade da raiz chega com mais facilidade ao comprimento e pontas.

Apesar disso, eles estão expostos ao calor, ao vento e também podem ser danificados pela água do mar, piscina, colorações ou pelo uso de ferramentas de calor em excesso (como o secador de cabelo, por exemplo). Mas existem alguns tratamentos que podem ser feitos, como:

No cabelo liso natural com coloração

A necessidade de uma rotina de cuidados com esse tipo de cabelo é maior. Por isso, a dica é investir em um cronograma capilar que ajude na reposição de nutrientes dos fios.

Os lisos naturais e sem coloração

Para esses tipos, você pode apostar em produtos que deixem os fios ainda mais brilhantes e saudáveis.

Os lisos muito oleosos

Para controlar a oleosidade, é muito importante usar um shampoo que proporciona uma limpeza profunda, principalmente na raiz do cabelo. Neste caso, os shampoos antirresíduos são super indicados. Agora, se você cansou de lavar os cabelos todos os dias e quer disfarçar a oleosidade, invista em um shampoo a seco. Funciona muito bem!

4 dicas de como cuidar do cabelo liso

4 dicas de como cuidar do cabelo liso

Confira 4 dicas especiais para cuidar dos cabelos lisos e dar o tratamento que as suas madeixas merecem:

Lavagem alternada

Se possível, evite lavar os cabelos todos os dias. Opte por fazer isso alternando entre um dia sim e um não;

Priorize água fria

Prefira a água fria ou morna, para evitar ressecamentos e surgimento de caspa;

Use produtos específicos

Adquira produtos que são específicos para o seu tipo de cabelo;

Trate constantemente

Mantenha uma constância nos cuidados com as madeixas. Invista na saúde e na beleza de seus fios e procure manter a devida atenção diariamente com o seu cabelo.

Cronograma capilar para cabelo liso

Cronograma capilar para cabelo liso

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os fios, dividida em três etapas:

Hidratação

A hidratação repõe a água dos fios e traz maciez, além de ajudar a diminuir o frizz. Por isso, é fundamental usar máscaras de hidratação para cabelo liso que tenham proteínas hidrolisadas e vitaminas em sua composição;

Nutrição

Essa fase é a responsável por ajudar a tratar o ressecamento, que pode acontecer pela mudança de temperatura do ambiente ou pelo uso de química e secadores, pois é aqui em que os produtos com óleo vão fazer parte;

Reconstrução

A última, mas não menos importante, é a etapa de reposição das proteínas do cabelo. Uma dica é optar por cremes e itens que tenham queratina.

Dessa forma, o cronograma capilar para cabelos lisos é um processo importante para manter a saúde das madeixas e deixá-las mais bonitas.

Como deixar o cabelo liso muito mais liso?

Como deixar o cabelo liso muito mais liso?

Talvez você não saiba, mas é possível usar algumas técnicas para que o cabelo fique ainda mais liso do que já é. Portanto, para saber como deixar o cabelo mais liso, siga algumas destas sugestões que separamos:

  • Procure sempre manter os fios hidratados e use produtos que evitem o frizz, já que esse problema pode ser um fator que atrapalhe seus cabelos a ficarem mais lisinhos;
  • Utilize máscara de nutrição uma ou duas vezes por semana, para que a oleosidade natural do cabelo seja mantida e os nutrientes sejam repostos;
  • Um truque legal é usar uma touca de cetim, pois esse tecido não absorve o óleo do cabelo e ela evita o atrito nos fios, o que ajuda a deixá-los mais alinhados;
  • Você também pode apostar no Kit Salon Line Meu Liso Muito Mais Liso Sem Química, que vem com shampoo, condicionador, máscara de hidratação e defrizante.

Como dar volume no cabelo liso?

Como dar volume no cabelo liso?

Pode ser que você já tenha tentado alguns truques para conseguir fazer suas madeixas mais volumosas, mas talvez não tenha obtido muito sucesso. Por conta disso, separamos dicas para você saber como dar volume no cabelo liso e deixá-lo ainda mais arrasador.

O primeiro ponto é, como já dissemos, evitar banhos quentes para que não haja um estímulo de óleo na raiz. Além disso, você também pode usar a técnica de secar os cabelos com a cabeça virada para baixo e passar um spray ou mousse fixador.

Outra dica é desfiar um pouco a raiz do cabelo com uma escova de cerdas, mas cuidado para não quebrar os fios ou exagerar e deixá-los embaraçados. A ideia é só dar um pouco mais de volume.

Como diminuir o volume do cabelo liso e grosso?

Alguns tipos de cabelo liso são mais grossos e isso pode acabar gerando um volume que, muitas vezes, não é desejado. Porém, existem alguns métodos usados que podem ajudar a diminuir o cabelo liso volumoso, como usar o shampoo e o condicionador adequados para esse tipo de fio, que contam com queratina e componentes que ajudam a acabar com o frizz e com o volume.

Também é importante lavar com água fria, pois ela auxilia na retenção do óleo da raiz, além de usar um pente de madeira, que reduz aqueles fiozinhos rebeldes.

Como acabar com o frizz do cabelo liso?

Como acabar com o frizz do cabelo liso?

Como já citamos, para evitar ou acabar com o frizz no cabelo liso é importante a água fria ou no máximo morna. Outro detalhe é não esfregar com a toalha na hora de secar, só apertar os cabelos, o que evita o atrito e, consequentemente, o frizz. Não se esqueça de usar um finalizador para cabelo liso para controlar os fiozinhos que acabam levantando.

Como finalizar o cabelo liso?

Como finalizar o cabelo liso?

Para finalizar as madeixas lisas após a lavagem, a dica é apostar em um leave-in, que seja anti-frizz e com proteção térmica. Passe o produto na extensão dos fios, evitando o couro cabelo. 

Na sequência, você pode usar sua escova favorita para pentear e espalhar o produto pelos fios, e secar com secador em temperatura média ou deixar secar naturalmente. 

Produtos para cabelo liso que não podem faltar na sua rotina

Você encontra no mercado diversos produtos para cabelos lisos e, às vezes, fica difícil saber qual você precisa comprar. Por isso, separamos para você os principais itens que não podem faltar na sua rotina capilar e que são grandes aliados para deixar suas madeixas incríveis, confira:

Shampoo e Condicionador 

Um bom shampoo para cabelo liso e um condicionador de primeira são essenciais para a manutenção recorrente dos fios. Uma boa pedida são os itens da linha Meu Liso da Salon Line. Você encontra kits para diferentes finalidades, como o Liso Muito Mais Longo, o Liso Extremo, o Liso Hidro Cauterização e outros.

Creme para pentear / Leave-in

O creme de pentear ou o leave in para cabelo liso são bastante importantes para a finalização dos cabelos após a lavagem e ajudam a manter as madeixas no lugar.

A diferença entre eles é que o creme ajuda a desembaraçar e dar um melhor formato para os fios. Já o leave-in ou o defrizante são produtos mais leves e ajudam a controlar o frizz e não deixam o cabelo pesado. Uma boa dica são os defrizantes Meu Liso Muito+Liso Amido de Milho e o Defrizante Meu Liso Demais. 

Protetor Térmico

O protetor térmico para cabelo liso é um item extremamente importante para quem usa secador e prancha na hora da finalização, pois ele ajuda a proteger os fios da alta temperatura. Para um ótimo resultado, vale apostar no Defrizante Meu Liso Proteção Total, no Defrizante térmico Meu Liso Extremo ou no Defrizante Spray Protetor Térmico Meu Liso Spa Capilar Ácido Hialurônico. 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar para que mais pessoas conheçam esse guia e recebam essas dicas valiosas para o cabelo liso feminino e masculino!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
  • Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @lehh_cardoso, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone;
🩵 48 horas de controle de frizz;
✨ Combate à porosidade;
🩵 Brilho e maciez;
✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
Cabelo com frizz e sem brilho? É hora de conhecer os efeitos do Óleo Reparador Extra Forte da #todecacho!✨ Com super silicone; 🩵 48 horas de controle de frizz; ✨ Combate à porosidade; 🩵 Brilho e maciez; ✨ Proteção térmica até 230°.E sabe o melhor? Use em diferentes cuidados do dia: pré-shampoo, tratamento dos fios, misturinhas, protetor térmico e finalizador.#óleo #reparadordepontas #antifrizz #tratamentocapilar
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo