loader image

Cabelo com frizz: dicas incríveis para reduzir e evitar os fios arrepiados

  •  Icone Calendario14 de dezembro de 2023
  •  Icone Relogio 15:36
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca sorrindo com olhos fechados

Acabe com o frizz! Descubra métodos eficazes e dicas para manter seus cabelos lisos e sem fios arrepiados, garantindo um look perfeito.

Para todas as curvaturas, garantir o alinhamento é uma batalha diária. Mesmo com a melhor definição, ou volume na medida certa, os fiozinhos sempre costumam dar às caras. Por isso, além de manter os cuidados e o tratamento em dia, é muito importante saber quais hábitos diários podem comprometer os fios alinhados e quais truques investir para combater o cabelo com frizz.

Para ajudar você na missão de acabar com os cabelos arrepiados, reunimos informações sobre o que pode estar causando este efeito tão temido e, o mais importante, o que você precisa saber para combatê-lo. Vamos conferir?

O que pode causar frizz no cabelo?

mulher na praia

Existem diversos fatores que podem provocar o aparecimento de frizz no cabelo. Os mais comuns são: 

– Falta de hidratação: cabelos ressecados tendem a ficar mais propensos ao frizz. A falta de hidratação deixa as cutículas das fibras capilares abertas, permitindo a entrada de umidade do ambiente, o que causa o arrepiado.

– Danos causados por tratamentos químicos: procedimentos como alisamentos, tinturas e descolorações podem danificar a estrutura do cabelo, deixando-o mais suscetível ao frizz.

– Uso excessivo de calor: o uso frequente de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e babyliss, pode retirar a umidade natural dos fios, levando ao frizz.

– Fatores ambientais: a umidade do ar, o vento e a poluição podem contribuir para o frizz, especialmente em cabelos mais finos.

É normal o cabelo ter frizz?

mulher negra de oculos de sol

Antes de aprender a lidar com o cabelo com frizz, é preciso entender que o frizz é uma reação natural dos cabelos, muito presente nas madeixas com curvatura cacheada ou crespa, mas que também pode ser um problema para lisas e onduladas.

De maneira geral, o cabelo com frizz é provocado por ressecamento. Isso significa que a falta de água e de nutrientes, faz com que os fios de cabelo se “separem” uns dos outros, comprometendo a definição e deixando-os arrepiados e desalinhados. O ressecamento também pode fragilizar as madeixas, tornando-as quebradiças e causando a queda, alimentando assim o ciclo que causa o frizz capilar.

A forma como você manuseia os fios também pode causar estática que chamamos de frizz: esfregar com a toalha na hora de secar, usar pentes ou outros acessórios inadequadamente e até mesmo a fricção dos cabelos no travesseiro também aumentam a quantidade de fios arrepiados e desalinhados.

O cabelo com frizz é um dos problemas capilares mais comuns que muitas pessoas enfrentam, pois os fios arrepiados podem deixar o cabelo com uma aparência desarrumada e prejudicar a autoestima. 

Qual o cabelo que tem mais frizz?

mulher negra de cabelos curtos

Cabelos cacheados e crespos tendem a ter mais frizz, devido à sua estrutura em espiral. A forma dos cachos dificulta a distribuição do óleo natural produzido pelo couro cabeludo ao longo do fio, deixando-os mais ressecados e suscetíveis ao frizz. No entanto, qualquer tipo de cabelo pode ter frizz. 

Dicas de como diminuir o frizz do cabelo

mulher branca deitada na banheira

Para reduzir o cabelo com frizz, a dica é apostar em cuidados que impeçam o ressecamento da fibra capilar, confira:

1. Combata o ressecamento com bastante hidratação e nutrição

Como você sabe, cabelos ressecados são sinônimo de frizz. Por isso, o primeiro passo para neutralizar os fios arrepiados é tratá-los de dentro para fora, ou seja, devolver a umidade e os nutrientes perdidos para trazer de volta a força e a resistência para as fibras capilares. A melhor forma de promover um tratamento capilar profundo é através do cronograma capilar, uma rotina rigorosa de cuidados que contém dias alternados para hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Assim, você repara as madeixas por completo e diminui a fragilidade que pode causar o frizz.

2. Lave os cabelos corretamente

A etapa de lavagem dos cabelos também é importante se você deseja colocar um ponto final no cabelo com frizz. Além dos próprios agentes de limpeza serem responsáveis por retirar a água e a oleosidade natural dos fios, alguns hábitos realizados durante a higienização podem fragilizar ainda mais os cabelos: usar água muito quente e não condicionar corretamente, por exemplo.

Na hora da lavagem, utilize água morna ou fria, aplique o shampoo apenas na raiz, e não esqueça do condicionador – é ele o responsável por fechar as cutículas e proteger o córtex capilar. Aproveite a hora do condicionador para desembaraçar os fios com mais facilidade e diminuir a quebra.

3. Cuidado com o secador, prancha ou modelador de cachos

Não dá para negar que as ferramentas de calor são mega úteis, mas atenção: elas podem agravar o aparecimento de frizz. As altas temperaturas e o jato de ar do secador também ressecam os fios, comprometendo o alinhamento e enfraquecendo as madeixas. A dica é não abusar do uso dessas ferramentas e, quando usar, não se esqueça nunca do protetor térmico ou defrizante. No caso do secador para cabelos cacheados e crespos, a aposta certeira é um difusor, que ajudará a distribuir melhor o calor.

4. Tenha cuidado com os fios na hora da finalização

Sabia que a maneira como você finaliza os cabelos também pode interferir no surgimento do frizz? Pois é, você com certeza deve ter aquela forma rotineira de finalizar ou texturizar, mas você presta atenção no alinhamento? Então fique atenta: na hora de tirar o excesso de água ou de creme dos cabelos, evite esfregar os fios com força e, sim, manuseie-os com delicadeza. Faça o movimento de apertar com firmeza, para não causar a tão temida estática que pode danificar o fio. Outra dica valiosa: substitua a toalha de banho por uma camiseta (ou alguma outra peça) de algodão, que produz ainda menos atrito com o cabelo.

5. Não dispense os finalizadores, óleos e sprays com efeito antifrizz

Ainda falando do pós-lavagem, os produtos escolhidos para finalizar também desempenham um importante papel para o resultado dos cabelos, e se o seu problema é com o frizz, vale buscar diretamente a por produtos para cabelos com frizz – eles são formulados com ativos específicos para garantir o alinhamento, além de ingredientes que garantem hidratação e protegem contra a umidade ou o vento, grandes causadores dos fios arrepiados.

6. Abuse dos óleos vegetais para nutrir e alinhar

Além de apostar na nutrição para repor os nutrientes e cuidar dos cabelos de dentro para fora, você também pode apostar em óleos vegetais (riquíssimos em nutrientes, lipídeos e gorduras) para potencializar o alinhamento dos fios. Experimente misturar algumas gotinhas do seu óleo favorito na hora de finalizar, ou aplicar nas madeixas já secas e finalizadas para dar alinhamento instantâneo.

Como evitar um cabelo com frizz?

mulher branca de costas

Além das dicas mencionadas, é muito importante adotar uma rotina de hábitos adequada para evitar o cabelo com frizz, que inclui principalmente:

  • Hidratação regular: Faça tratamentos hidratantes semanais ou quinzenais para manter os fios saudáveis e prevenir o ressecamento.
  • Desembaraço correto: Opte por escovas específicas para a sua curvatura e desembarace-os sempre começando pelas pontas — e nunca com os fios secos. Outra dica boa é aproveitar o condicionador no cabelo para desembaraçar.
  • Proteção contra o sol: O sol pode danificar os fios e contribuir para o frizz. Utilize produtos com proteção UV ou proteja o cabelo com chapéus ou lenços.
  • Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, ajuda a manter a saúde capilar em dia e, também, ajuda a prevenir o frizz.

Salon Line indica: Meu Liso Antifrizz

Para combater o cabelo com frizz, a Salon Line conta com a linha Meu Liso Antifrizz, que oferece diversos produtos desenvolvidos para controlar o frizz e deixar os cabelos mais alinhados. A linha inclui:

Gostou da linha Antifrizz? Saiba mais: Como usar a linha Meu Liso Antifrizz na sua rotina capilar.

O cabelo com frizz é um problema comum que pode afetar qualquer tipo de fio. No entanto, com os cuidados adequados e o uso dos produtos certos, é possível reduzir e evitar o frizz, mantendo os cabelos saudáveis e com uma aparência impecável.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo