Acne solar: saiba como cuidar da sua pele e evitar as espinhas no verão
- 7 de dezembro de 2021
- 16:59
- Luana Queiroz
Vem chegando o verão! E com ele calor, sol, praia… e acne. Se você nunca sentiu esse drama na pele, saiba que muita gente sofre com essa condição durante a estação mais quente do ano. Mas será mesmo que o sol dá espinha? Como tratar e evitar essa inflamação na pele?
Saiba tudo sobre a acne solar e garanta uma pele livre de espinhas durante todo o verão.
O que é acne solar?
A acne solar é uma inflamação que tem como causa a soma de dois fatores: o aumento da oleosidade da pele e o excesso de exposição solar. Geralmente sentida no verão, a acne solar não atinge apenas o rosto e pode aparecer também no pescoço, ombros, tórax e costas.
Principais causas da acne solar
O nome acne solar se dá justamente porque o sol é o principal responsável por esse tipo de inflamação na pele. A exposição solar em excesso faz a pele aumentar a produção de oleosidade e, assim, surgem os casos de acne. Além disso, queimaduras provocadas pelos raios solares também agravam esse cenário, já que diminuem a defesa da pele.
Outro fator a ser levado em consideração é a dupla protetor solar e acne. Ao mesmo tempo que a falta de uso do produto pode lesionar a pele, aplicar um filtro solar não adequado para seu tipo de pele (como um super hidrante em peles oleosas) pode resultar em acne.
Como tratar a acne solar?
Os tratamentos feitos para a acne tradicional também valem para a acne solar – como o uso de sabonetes com propriedades que regulam a oleosidade da pele, tônicos e loções adstringentes – mas procurar um dermatologista é o ideal para investigar o caso mais a fundo. Para começar, mantenha uma rotina de cuidados com a pele no verão, com uma limpeza adequada, hidratando a pele diariamente e esfoliando uma vez por semana.
Como prevenir e evitar a acne solar?
Para evitar a acne solar a aplicação do protetor solar todos os dias é fundamental! Principal agente de prevenção da acne solar, o filtro solar protege a pele dos efeitos nocivos dos raios (como envelhecimento precoce, queimaduras e acne).
E, ainda, busque um protetor solar para pele com acne com textura que seja apropriada para o seu tipo de pele e para a estação, como em gel, oil-free e que ajude a controlar a oleosidade.
Salon Line Recomenda: Sérum Antiacne Tiye
Mas é claro que temos uma sugestão de produto para te ajudar a combater a acne solar! O Sérum Facial Antiacne Tiye possui ácido salicílico e melaleuca, ativos que proporcionam ação antisséptica, microbiana, adstringente e anti-inflamatória, reduzindo a oleosidade da pele e combatendo e prevenindo a aparição de cravos e espinhas no rosto, ou seja, adeus acne solar!
E é muito simples incluir o Sérum Facial Antiacne Tiye na sua skincare: com a pele limpa e seca, aplique de 3 a 5 gotas do sérum no rosto, evitando a área dos olhos, massageie suavemente até a completa absorção. O Sérum Antiacne pode ser usado na rotina diurna e noturna de skincare.
Por falar em acne, você já ouviu falar do mapa das espinhas? Ele diz respeito aos lugares mais comuns que essas erupções podem aparecer – e é bem fácil de identificar! Vem saber mais sobre espinhas no rosto!