Ácido salicílico: Conheça seus benefícios no cuidado com a pele

  •  Icone Calendario17 de novembro de 2021
  •  Icone Relogio 10:49
  •  
  • Luana Queiroz
 Ácido salicílico

O universo da skincare é cheio de ativos queridinhos que promovem resultados incríveis para a pele – e, com toda certeza, o ácido salicílico é um deles! 

Um grande aliado para quem busca controlar a oleosidade e a tão temida acne, sem sofrer com o efeito rebote, o ácido salicílico tem ação anti-inflamatória e pode ser encontrado em diversos dermocosméticos que você pode inserir nas etapas da rotina de cuidados com a pele.

Mas todos os tipos de pele podem usar? Quais os outros benefícios do ativo para a pele? Vem saber tudo sobre ácido salicílico!

O que é ácido salicílico?

De acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido de ação queratolítica e anti-inflamatório. Isso quer dizer que o ativo pode fazer uma esfoliação suave, reduzir o processo inflamatório, diminuir a produção de sebo e desobstruir os poros.

Ácido salicílico: para que serve?

Com propriedades esfoliantes, seborreguladoras e anti-inflamatórias, o ácido salicílico promove uma renovação cutânea, fazendo com que haja uma diminuição do excesso da oleosidade e surgimento de cravos e espinhas, melhorando a textura da pele. Outra ação do ácido salicílico na pele é o de combater os sinais de envelhecimento precoce.

Ácido salicílico

Benefícios do ácido salicílico na pele

Esse ativo poderoso é mais conhecido por suas propriedades esfoliantes, que facilitam a renovação celular. Mas além disso, o ácido salicílico contribui para:

  • Combater o surgimento de cravos e espinhas.
  • Controlar a oleosidade da pele.
  • Uniformizar a pele.
  • Prevenir a proliferação e eliminar bactérias e fungos.
  • Combater a inflamação dos tecidos.

Ácido salicílico para acne

Um dos ativos mais recomendados para quem tem pele oleosa e com tendência à acne, o ácido salicílico tem as propriedades ideais para esse tipo de pele: esfolia, remove as células mortas e regula a oleosidade. E, ainda, o ativo ajuda a prevenir a formação de lesões em virtude das espinhas e formação dos cravos.

Como usar ácido salicílico na pele: Rotina de Skincare

Antes de incluir o ácido salicílico na sua rotina de skincare, busque um profissional dermatologista para avaliar o seu caso e quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele. Mas saiba que uma das maneiras mais fáceis de usar ácido salicílico na pele é incluí-lo na rotina através de um sabonete ou sérum! Daí, basta seguir as etapas de skincare básicas:

  • Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza (pode conter ácido salicílico).
  • Use um sérum (pode conter ácido salicílico).
  • Aplique o protetor solar.
  • Hidrate os lábios com uma balm ou hidratante labial. 
Como usar ácido salicílico na pele

Produtos com ácido salicílico para o rosto

Com tanto poder, é claro que já existem diversos produtinhos com ácido salicílico no mercado de skincare! Vem conhecer os principais:

Sabonete com ácido salicílico

Com alto potencial de limpeza, controle da oleosidade e desobstrução dos poros, esse tipo de sabonete é ideal para peles oleosas e acneicas. Além de limpar, o sabonete com ácido salicílico tem ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória.

Esfoliante com ácido salicílico

O esfoliante com ácido salicílico promove uma esfoliação suave, mas que permite limpar profundamente, removendo as células mortas e renovando a pele, sem agredir a cútis.

Tônico com ácido salicílico

Com ação antioleosidade e antiacne, o tônico com ácido salicílico tem alto poder de limpeza dos poros, além de ação antibacteriana e antisséptica. 

Sérum com ácido salicílico

O sérum com ácido salicílico pode oferecer diversos benefícios, como estimular a renovação da pele, suavizar poros dilatados e controlar a oleosidade.

Creme hidratante com ácido salicílico

Com propriedades que ao mesmo tempo esfoliam suavemente e hidratam a pele, o creme hidratante com ácido salicílico contribui para aumentar a barreira de proteção da pele.

Procedimentos com ácido salicílico para o rosto

E não é só nos dermocosméticos que o ácido salicílico é conhecido – ele também é muito usado em procedimentos estéticos que podem beneficiar muito a pele, principalmente a oleosa.

Peeling de ácido salicílico

Indicado para quem precisa de um maior controle da oleosidade, o peeling de ácido salicílico promove uma descamação da camada superficial da derme, fazendo com aconteça uma renovação celular. Esse procedimento com ácido salicílico inibe a produção de sebo, remove bactérias e fungos e, também, remove manchas superficiais leves.

Limpeza de pele profunda com ácido salicílico

Outro procedimento para quem busca controlar a oleosidade, remover as células mortas e atenuar lesões de acne no rosto é a limpeza de pele profunda com ácido salicílico. Como o nome sugere, esse tipo de limpeza retira as impurezas de maneira mais profunda, desobstruindo os poros.

Limpeza de pele profunda com ácido salicílico

Ácido salicílico: Mitos e Verdades

Será que o ácido salicílico clareia a pele, mancha ou descama? Chegou o momento de desvendar esses mistérios!

Ácido salicílico clareia a pele?

Como o ácido salicílico remove a camada mais superficial da pele, é possível que ele consiga clarear manchas – mas apenas aquelas mais leves.

Ácido salicílico mancha a pele?

Assim como outros ácidos, o salicílico pode deixar a pele mais sensível e expor-se ao sol sem proteção pode levar ao surgimento de manchas.

Ácido salicílico descama a pele?

A descamação da pele após o uso do ácido salicílico pode acontecer, de maneira leve, depois de alguns dias do uso.

Contraindicações de uso do ácido salicílico

O uso de ácido na skincare pode ter algumas contraindicações e é muito importante estar atentas a elas. Veja alguma:

Grávida não pode usar ácido salicílico

Como o ácido salicílico penetra na pele para desobstruir poros e limpar profundamente, ele não é recomendado para grávidas. Gestantes sempre devem procurar orientação médica para avaliar o caso de forma individual.

Ácido salicílico na pele sensível

Quem tem pele sensível deve ficar atento quanto ao uso do ácido salicílico, pois ele pode gerar ressecamento e sensibilidade da pele. Mas caso você queira usufruir dos benefícios desse ácido, procure um dermatologista para que ele oriente a concentração e uso  indicado.

Ácido salicílico não deve ser usado durante o dia sem proteção

Em sua maioria, os tratamentos com ácidos têm substâncias fotossencilibazantes, ou seja, que deixam a pele mais sensível quando exposta ao sol. Por isso, caso vá se expor ao sol, após o uso de produto com ácido salicílico, aplique o protetor solar.

E aí, preparada para experimentar dermocosméticos com ácido salicílico? Então se joga na linha Hidrata & Matifica, que tem produtinhos pensados pra você que quer hidratação ao mesmo tempo que mantém o controle da oleosidade. Use e depois conta pra gente!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
  • A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
  • 🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
1/3
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui.
Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe.
Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
A mamãe Clarice (@radarpets_laemcasa) ensinou a beleza e o poder dos cachos para sua filha. 💖💖"Tivemos muita conversa e diálogo com a nossa pequena. Porém, não foi fácil, sofremos muito aqui. Infelizmente, antigamente, os comentários vinham primeiramente de parentes que tristemente falavam sobre o cabelo black da criança. Sim, isso na frente da minha filha, ouvíamos absurdos. Aconselhavam a fazer escova, chapinha e até a alisar. Algumas vezes cheguei a levá-la ao salão para escovar; ela pedia e até chorava pedindo para escovar o cabelo, querendo ter o cabelo igual ao da mãe. Mas eu lutei contra tudo e todos. Mostrei e ensinei a ela que o cabelo dela é lindo e maravilhoso! "Minha filha, @_lehh_cardoso_, seu cabelo é sinônimo de força, garra, coragem, determinação, empoderamento e luta. 🥰 Muito orgulho de ti!".#Empoderamento #SalonLine
3 dias ago
View on Instagram |
2/3
🤔 hmm, são tantas opções, né?
Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
🤔 hmm, são tantas opções, né? Comenta aqui e diz pra gente!#mudança #cortedecabelo #cabelonovo
4 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo