Ácido Hialurônico: Conheça os benefícios do ativo para a pele e saiba como usá-lo

  •  Icone Calendario5 de novembro de 2021
  •  Icone Relogio 14:49
  •  
  • Luana Queiroz
 Ácido Hialurônico

Já estamos cansados de saber que os cuidados com a pele requerem diversas etapas que envolvem a participação de diferentes produtos de skincare para a manutenção de uma cútis saudável. 

Um deles é o ácido hialurônico, que figura em diversas fórmulas e é muito popular entre os dermatologistas justamente por causa dos seus benefícios para a pele. Vem saber tudo sobre esse ativo e como ele pode fazer muito pela sua pele.

O que é ácido hialurônico?

Quando falamos em ácido hialurônico, muitas pessoas associam o nome com algum ativo químico presente nos cremes de beleza, mas, na verdade, este ativo é produzido naturalmente pelo nosso organismo. 

Ele possui alto poder hidratante e é um grande estimulante da produção de colágeno, além de ser uma molécula capaz de reter bastante líquido. O que acontece é que a produção desse ácido vai diminuindo com o tempo, e, por isso, precisa ser reposto através de tratamentos alternativos, como os passos da skincare ou procedimentos em clínicas estéticas.

Para que serve o ácido hialurônico?

Ao estimular a produção de colágeno, o ácido hialurônico ajuda na firmeza e sustentação da pele, combatendo os sinais do envelhecimento como rugas, sinais, linhas de expressão e bolsas.

Esses sinais, que também podem aparecer precocemente graças a fatores externos como poluição, radiação solar, má alimentação e tabagismo, são facilmente reversíveis se tratados com ácido hialurônico, que vai devolver o equilíbrio ao organismo, dar mais firmeza e preenchimento as linhas e deixar a pele visivelmente mais jovem.

O alto poder de hidratação do ácido hialurônico também traz grandes benefícios para a pele. A molécula é capaz de reter até mil vezes o seu próprio peso em água, o que significa que o seu uso contínuo é essencial para potencializar a ação de outros cosméticos hidratantes e evitar o ressecamento.

Ácido hialurônico para que serve

Quais os benefícios do ácido hialurônico para a pele?

Por ser um ativo potente e versátil, o ácido hialurônico oferece diversos benefícios para a pele, como:

  • Super hidratação: benefício mais conhecido e atribuído ao ácido hialurônico, a hidratação com esse ativo é potente e duradoura.
  • Retenção da hidratação: mais do que hidratar intensamente, o ácido hialurônico retém a água que já existe na pele, além de prevenir a perda da hidratação ao longo do dia.
  • Redução de rugas e linhas de expressão: a reposição de ácido hialurônico contribui para diminuir e suavizar rugas e linhas de expressão, além de prevenir o surgimento de novas.
  • Ação preenchedora: pela sua ação volumizadora, o ácido hialurônico também é eficiente contra a flacidez da pele, contribuindo para redefinir os contornos do rosto ou dar mais volume em áreas que o perderam, como as olheiras e lábios.

Como usar ácido hialurônico?

O ácido hialurônico pode ser usado de diversas maneiras, de acordo com o resultado que se deseja. A reposição desse ativo pode ser através de dermocosméticos que o tenham em sua composição ou através de procedimentos estéticos injetáveis. Conheça algumas maneiras de como usar ácido hialurônico:

  • Ácido hialurônico injetável: usado para redefinir o contorno do rosto, preencher lábios e olheiras ou minimizar linhas e rugas, esse tipo de aplicação de ácido hialurônico é mais invasiva e deve ser feita por um especialista.
    
  • Ácido hialurônico em cápsulas: em cápsulas ou comprimidos, o ácido hialurônico ajuda a reparar tecidos, manter a elasticidade e combater os efeitos do envelhecimento. Embora seja simples o seu consumo, as cápsulas só devem ser tomadas mediante indicação do dermatologista.
    
  • Dermocosméticos com ácido hialurônico: alguns produtos, como sérum e cremes, são facilmente encontrados com o ácido hialurônico na composição para promover maior hidratação para a pele.
Como usar ácido hialurônico

Ácido hialurônico para olheiras

O ácido hialurônico tem sido um grande aliado para quem busca devolver o volume nas temidas olheiras profundas. Nestes casos, o ácido hialurônico é aplicado através de uma cânula ou agulha, fazendo com que o volume seja retomado.

O resultado dessa aplicação pode ser notado imediatamente, já que o ácido hialurônico se espalha e preenche o local na mesma hora. Por se tratar de um procedimento mais invasivo, a aplicação de ácido hialurônico nas olheiras deve ser feita por um especialista e em uma clínica estética.

Ácido hialurônico para o rosto: Como incluir o ativo na sua rotina de skincare?

Como a perda de ácido hialurônico acontece ao longo do tempo, junto com o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento, incluir o ativo na rotina de skincare é fundamental! Veja como colocá-lo nos seus cuidados com a pele:

Rotina de skincare com ácido hialurônico diurna:

  • Lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza.
  • Use um hidratante ou sérum com ácido hialurônico.
  • Aplique o protetor solar (esse produto também pode ter ácido hialurônico).

Rotina de skincare com ácido hialurônico noturna:

  • Retire a maquiagem com um demaquilante ou água micelar.
  • Lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza.
  • Use um hidratante ou sérum noturno com ácido hialurônico.
  • Aplique um creme concentrado para área dos olhos ácido hialurônico.

Como usar ácido hialurônico e vitamina C?

A junção ácido hialurônico e vitamina C para o rosto é uma combinação perfeita! Enquanto que a vitamina C combate os radicais livres, o ácido hialurônico mantém a hidratação e o preenchimento da pele, ou seja, essa dupla previne o envelhecimento precoce da pele, deixando-a mais uniforme, firme e bonita.

Para se beneficiar dessa combinação, invista em produtinhos que tenham os dois ativos na composição, como hidratantes para o rosto, máscaras faciais ou até protetores solares com ou sem cor.

Produtos com ácido hialurônico para o rosto

Você pode encontrar diversos produtos de skincare no mercado que tem o ácido hialurônico na composição. Os mais conhecidos são:

  • Creme com ácido hialurônico: a aplicação de um creme com ácido hialurônico auxilia na prevenção e tratamento de rugas e linhas de expressão, além de promover alta hidratação.
  • Sérum com ácido hialurônico: indicado para peles oleosas, o sérum com ácido hialurônico embora mais leve, hidrata intensamente tanto quanto o creme e, ainda, contribui para a manutenção da hidratação da pele por mais tempo.
  • Protetor solar com ácido hialurônico: com a função de proteger a pele contra os raios UV, o protetor solar com ácido hialurônico também proporciona hidratação intensa e combate os sinais do fotoenvelhecimento e surgimento de manchas.
Produtos com ácido hialurônico

Ácido Hialurônico na pele: Mitos e Verdades

O queridinho da skincare, o ácido hialurônico é cheio de benefícios para a pele, mas também é cheio de mitos em torno das suas ações na derme. Chega de confusão e vem desvendar mitos sobre o ácido hialurônico!

1) Ácido hialurônico mancha a pele?

O ácido hialurônico não causa manchas na pele, mesmo ao ser usado durante o dia. O ativo pode ser aplicado na pele mesmo se você for se expor ao sol.

2) Ácido hialurônico clareia a pele?

O ácido hialurônico não é um ativo que tem propriedades clareadoras, ou seja, que vá clarear ou suavizar manchas na pele.

3) Ácido hialurônico arde a pele?

Por se tratar de um ácido, muitas pessoas acham que ele o ácido hialurônico tem propriedades renovadoras da derme e que vai causar ardência, mas isso não acontece.

4) Ácido hialurônico descama a pele?

Sem função descamativa ou renovadora da derme, o ácido hialurônico não causa descamação da pele.

Salon Line Responde: Perguntas frequentes sobre ácido hialurônico

Ainda está com dúvidas sobre quem, como e quando usar o ácido hialurônico? Vamos tirar todas agora!

Grávida pode usar ácido hialurônico?

Por suas propriedades altamente hidratantes e que estimulam a produção de colágeno, as grávidas costumam recorrer ao ácido hialurônico para manter os cuidados com a pele em dia. Não há nenhuma comprovação de que o ativo seja contraindicado para gestantes, mas, se este é o seu caso, procure orientação médica antes de incluí-lo na rotina skincare.

Quem amamenta pode usar ácido hialurônico?

Assim como na gestação, durante a amamentação, a lactante pode fazer uso do ácido hialurônico na skincare mediante orientação e liberação médica.

Quem tem pele oleosa pode usar ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é seguro e indicado para todos os tipos de pele, ou seja, pode ser usado por quem tem pele oleosa. Quem sofre com a alta produção de oleosidade só deve dar preferência a produtos com texturas mais leves como, por exemplo, o sérum com ácido hialurônico.

Quem tem rosácea pode usar ácido hialurônico?

Como o ácido hialurônico oferece potente e prolongada hidratação, o que contribui para o equilíbrio da pele, quem tem rosácea pode e deve usar o ativo.

Quanto tempo demora para o ácido hialurônico fazer efeito?

O efeito hidratante do ácido hialurônico pode ser sentido e observado imediatamente e, após cerca de 30 dias, resultados mais prolongados, como redução de linhas, podem ser notados.

Pode usar ácido hialurônico no rosto todo dia?

Produtos com ácido hialurônico, como cremes, sérum ou protetores solares, podem ser usados diariamente no rosto, tanto pela manhã quanto à noite.

O que aprendemos sobre ácido hialurônico? O seu uso tópico (direto na pele) não tem contra indicação, exceto em casos de sensibilidade ou alergia específica a esse composto. No caso do ácido injetável, procure um esteticista de confiança para que o procedimento siga de forma segura, e não deixe de consultar um dermatologista para que uma avaliação completa da sua pele seja realizada!

Leia também: Guia da Pele Negra: Características, Cuidados, Dicas de Produtos e muito mais!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo