Pés rachados: Causas, como prevenir e os tratamentos?
- 25 de abril de 2022
- 10:22
Imagine escolher uma sandália para usar em um evento especial e, no dia, notar que os seus pés não estão bem tratados quanto você gostaria para desfilar com um calçado aberto…
Essa é uma situação comum para quem tem pés rachados, aspecto que incomoda esteticamente, mas que também pode causar dor e grande desconforto ao caminhar. Se você não aguenta mais sofrer com isso, entenda por que os pés racham e como tratar – e até prevenir! – as rachaduras nos pés.
Por que os pés racham?
A hidratação é um dos passos mais importantes nos cuidados com a pele, independente de qual seja a parte do corpo. No caso dos pés, a hidratação correta evita que a pele da região fique muito seca e acabe rachando com o peso do corpo ou em atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas.
Quais os tipos de tratamento para pés rachados que existem?
Nos casos em que a desidratação da pele é o principal fator das rachaduras nos pés, existem alguns tipos de tratamentos para pés rachados que são muito eficientes. Conheça alguns deles:
Creme para pés rachados
Na indústria dermocosmética, já existem diversos cremes que vão promover uma super hidratação, amenizando o ressecamento e as rachaduras. Na hora de comprar o seu, busque um creme para pés rachados que tenha uréia, ativo que hidrata e ajuda a recuperar a elasticidade da pele.
Hidratação com cera
Um tratamento que promete eliminar as rachaduras nos pés é a hidratação com cera quente ou fria. Neste procedimento, é aplicado um creme para pés rachados e, depois, a cera para potencializar a hidratação da região.
Tratamento de podologia
Um dos melhores caminhos a seguir quando se tem pés rachados é procurar um especialista para cuidar do problema. Com o tratamento de podologia, além de tratar as rachaduras e fazer uma hidratação nos pés, ainda é possível desgastar calos e cuidar da região de maneira preventiva.
Quais são os cuidados para prevenir rachaduras nos pés?
Mais do que aprender a cuidar dos pés rachados, o melhor é prevenir e evitar que as rachaduras apareçam. E saiba que com apenas alguns cuidados e mudanças simples na rotina você pode ter pés bonitos e saudáveis por mais tempo. Anote aí:
- Use sapatos com solas acolchoadas
- Dê preferência a meias de algodão
- Não lixe, prefira usar um esfoliante para os pés
- Evite banhos quentes
- Seque bem os pés após o banho
- Aplique cremes hidratante nos pés todos os dias
Pés rachados x pés ressecados: Qual a diferença?
Embora rachadura e ressecamento pareçam a mesma coisa, esses são problemas diferentes! Os pés ressecados são o resultado da falta de hidratação da pele dessa região e é bem comum de acontecer nas estações mais frias do ano ou em quem usa com frequência calçados abertos.
Já os pés rachados são uma característica que os pés ressecados podem ter: são fissuras na pele, principalmente no calcanhar, que surgem quando a pele está muito seca. Ou seja, você pode ter apenas pés ressecados ou ter os dois, pés ressecados e rachados.
Agora, você sabia que é possível cuidar dos pés e ainda promover um momento de relaxamento para o corpo e a mente? Saiba como fazer um escalda pés caseiro e pratique o autocuidado!