Você conhece os 7 tipos de cansaço?
- 24 de fevereiro de 2021
- 10:09
- Luana Queiroz
É normal sentir-se cansado depois de um longo dia de trabalho ou estudos. Mas você sabia que a origem dessa sensação pode ser variada?
Com diversas origens, o cansaço pode ser diferente de acordo com a situação que o desencadeou e pode trazer diferentes sintomas, como falta de energia, queda de rendimento e até redução da atenção e resposta a estímulos.
Para entender como isso tudo funciona, confira os 7 tipos de cansaço e como eles impactam o corpo e a mente.
Cansaço físico
Sintomas do cansaço físico: esse é o tipo mais conhecido e é caracterizado por dor no corpo ou fadiga depois de um possível excesso de esforço físico ou após um longo período de uma atividade cotidiana.
Como descansar: para aliviar os sintomas do cansaço físico, é preciso repousar, dormir, fazer algum alongamento ou massagem.
Cansaço mental
Sintomas do cansaço mental: neste caso, após longos períodos de esforço intelectual ou de concentração, como reuniões, provas ou competições, pode ocorrer uma fadiga mental.
Como descansar: para repousar a mente, são necessárias pequenas pausas durante as horas de trabalho ou estudo ou praticar atividades lúdicas e simples, como cozinhar e regar plantas.
Cansaço sensorial
Sintomas do cansaço sensorial: o excesso de estímulos, como barulho, luz, cheiros ou exposição às telas pode desencadear o cansaço sensorial, que está ligado aos órgãos sensoriais.
Como descansar: para recuperar a energia, é essencial criar cenários opostos ao que causaram o cansaço, como lugares silenciosos, com iluminação confortável e com menos ou nenhuma tela.
Cansaço criativo
Sintomas do cansaço criativo: esse tipo de cansaço está ligado ao bloqueio que aparece em situações em que é preciso resolver um problema; uma exaustão que impede a criação de novas ideias.
Como descansar: momentos de ócio, contato com a natureza, execução de atividades automáticas (como tomar banho, lavar louça) podem ser soluções para dissolver o bloqueio criativo.
Cansaço emocional
Sintomas do cansaço emocional: a exaustão emocional se relaciona a um acúmulo de responsabilidades e pressão psicológica, que desencadeiam falta de disposição, irritabilidade e desinteresse.
Como descansar: expressar os verdadeiros sentimentos, buscar autoconhecimento e impor limites são pontos fundamentais para afastar o cansaço emocional.
Cansaço social
Sintomas do cansaço social: esse tipo de cansaço está ligado com a interação com outras pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente, que provoca cansaço intenso pela tentativa de manter uma persona (representação ideal).
Como descansar: mesmo que a causa sejam as interações sociais, mantê-las ainda é necessário, por isso, o relacionamento deve ser saudável, fluido, positivo e livre de julgamentos.
Cansaço espiritual
Sintomas do cansaço espiritual: embora tenha este nome, o cansaço espiritual não tem a ver com religião, pois faz referência quando há um afastamento daquilo que se é e acredita, gerando fadiga.
Como descansar: o cansaço espiritual pode ser repelido com atividades que estabeleçam uma conexão, como o contato com a natureza ou pequenos rituais energizantes que façam sentido e sejam importantes para a pessoa, como um banho de ervas ou uma oração.
Busque orientação de um profissional
Embora boa parte dos sintomas sejam facilmente resolvidos com ações simples, em alguns casos, o cansaço pode exceder e impactar a rotina significativamente.
Por isso, se um ou mais tipos de cansaço estiver impedindo, com frequência, que atividades simples sejam feitas e o andamento da vida com fluidez, busque um profissional especializado para conversar e avaliar o seu caso.