Tratamento capilar: saiba quais cuidados não podem faltar na sua rotina
- 1 de fevereiro de 2021
- 17:06
- Tayla Pinotti
Uma mulher quando está com o cabelo saudável não quer guerra com ninguém. Por isso, é preciso sempre arrumar tempo para investir em um belo tratamento capilar pelo menos uma vez por semana – não, não é exagero!
Para conquistar fios saudáveis, brilhantes e supermacios, não basta lavar e condicionar. Os cuidados com o cabelo devem ser muito mais intensos para que o resultado seja visível mesmo de longe.
E se você não é uma expert em produtos de beleza, não precisa se desesperar. Entenda abaixo quais são os tratamentos fundamentais para a sua rotina.
Hidratação
A exposição diária do cabelo a agentes de ação externa como raios solares, poluição, descolorações e tinturas altera o pH do cabelo, abrindo as cutículas do fio e deixando-o ressecado. A hidratação, então, vem como um tratamento que repõe a água e os nutrientes do cabelo e restaura os fios.
Esse é um dos tratamentos mais simples e mais eficazes. Ele pode (e deve!) ser feitos em todos os tipos de cabelo pelo menos uma vez na semana. A boa notícia é que a hidratação pode ser feita tanto com o uso de máscara, quanto em receitinhas caseiras.
Nutrição / Umectação
A nutrição é o tratamento que age na reposição de lipídios, que são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, responsáveis por conferir uma camada protetora nos fios.
Todo cabelo precisa de lipídio para se manter alinhado e saudável, especialmente os cacheados e crespos, que produzem menos oleosidade natural. E por falar em oleosidade, também é possível nutrir os fios através da umectação, um tratamento à base de óleos.
Reconstrução
Por fim, a reconstrução é responsável pela restauração da fibra capilar, feita por meio da queratina e outros ativos fundamentais para a saúde do cabelo. É um tratamento um pouco mais forte e, por isso, não deve ser feito com tanta frequência.
A reconstrução é indicada em caso de fios quebradiços, danificados, finos e porosos – geralmente, são aqueles carregados de química, como escova progressiva e descoloração – e pode ser realizada usando ampolas reconstrutoras ou máscaras de reconstrução.
Cronograma capilar
E se a gente te contar que existe uma espécie de “tratamento intensivo” que une os outros três tratamentos já citados aqui? Sim, é o chamado cronograma capilar, que não é nada mais que uma agenda completa de cuidados com o cabelo.
Para executá-lo, basta intercalar hidratação, nutrição e reconstrução. Não existe uma regra, mas o ideal é estabelecer um período de quatro semanas de tratamento capilar, considerando 48 horas de intervalo entre as etapas:
1ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição
3ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução
4ª semana: Hidratação – Reconstrução – Nutrição
Não sabe exatamente ainda como fazê-lo? Você pode facilitar a busca pelos melhores cremes de hidratação para cabelos optando por um kit completo para cronograma capilar, como o da Maria Natureza, que conta com as três máscaras necessárias para esse tratamento capilar intensivo.