Por aqui, sempre estamos de olho nos ingredientes que podem potencializar o cuidado capilar, então se prepara para incorporar mais um na sua rotina: o soro fisiológico no cabelo funciona sim! Além de ser super eficaz, o seu custo-benefício é maravilhoso e simples de inserir nos seus cuidados capilares.
O soro fisiológico é uma solução salina e isotônica (o que significa que ela contém as mesmas quantidades de sais minerais que os líquidos do corpo humano). É bastante utilizado na medicina para realizar higienização e também para reidratar o organismo, mas também pode ser o que faltava para deixar os seus fios hidratados, bonitos e saudáveis. Vem com a gente descobrir como o soro fisiológico no cabelo pode fazer toda a diferença!
Para que serve o soro fisiológico no cabelo?
Uma das características do soro fisiológico é o seu pH, que é de 6.0, enquanto o pH dos cabelos varia entre 4.2 e 5.8 (ácido). Quando aplicado nas madeixas, a solução fisiológica age para equilibrar este pH, que é responsável por selar as cutículas e fortalecer a barreira de proteção dos cabelos.
Quais são os benefícios do soro fisiológico no cabelo?
Além de fortalecer a proteção natural dos fios, o soro fisiológico ainda proporciona hidratação, brilho e redução do frizz, além de ser facilmente absorvido pelo cabelo e livre de metais pesados, deixando os cabelos mais leves e com mais movimento. O soro fisiológico é baratinho e pode ser utilizado em misturinhas junto com o seu finalizador, máscara de tratamento ou condicionador favorito.
Como usar soro fisiológico no cabelo?
Hora de dar adeus aos fios ressecados e com frizz. As receitas de soro fisiológico no cabelo abaixo podem ser utilizadas por cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos, com ou sem química. Veja:
Receita de hidratação com soro fisiológico e D-pantenol
O D-pantenol é uma vitamina produzida pelo próprio organismo. Seus benefícios incluem hidratação, renovação celular e aumento dos antioxidantes. Junto com o soro fisiológico e com uma máscara de tratamento poderosa, é perfeita para hidratar profundamente os cabelos.
Você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de Máscara de Hidratação Babosa Hidra S.O.S Hidratação
- 2 colheres de sopa de soro fisiológico;
- 1 colher de sopa de D-pantenol.
Modo de preparo e aplicação:
- Misture todos os ingredientes em um recipiente;
- Com os cabelos já lavados e limpos, aplique a misturinha mecha por mecha;
- Deixe agir por cerca de 20 minutos e, em seguida, enxágue;
- Por fim, aplique o condicionador e finalize como de costume.
Receita de hidratação e nutrição com soro fisiológico e glicerina
Em combinação com a glicerina, que retém a umidade, o poder de nutrição e hidratação do mel e da vitamina A, essa receitinha é poderosa para repor nutrientes e hidratar os fios.
Você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de Máscara Maria Natureza Hidratação Sem Pesar;
- 1 colher de sopa de soro fisiológico;
- 1 colher de sopa de glicerina;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 colher de chá de óleo de semente de uva;
- 1 ampola de vitamina A.
Modo de preparo e aplicação:
- Misture todos os ingredientes em um recipiente até fique com uma consistência homogênea;
- Com os cabelos já lavados e limpos, aplique a misturinha;
- Deixe agir de 20 a 30 minutos e, em seguida, enxágue;
- Aplique o condicionador e finalize como de costume.
Dúvidas Frequentes
Não, o soro fisiológico não deve ser usado diretamente no cabelo sem diluir, pois pode ressecar os fios e o couro cabeludo. Deve ser diluído em água antes da aplicação.
Sim, o soro fisiológico pode ser usado em diferentes tipos de cabelo, mas é importante fazer um teste de sensibilidade antes, especialmente em cabelos mais sensíveis ou com histórico de alergias.
A frequência de aplicação pode variar de acordo com as necessidades individuais, mas geralmente é recomendado usar em dias alternados ou algumas vezes por semana.
Como qualquer produto, há um pequeno risco de alergia ou irritação ao usar soro fisiológico no cabelo. É recomendado fazer o teste de sensibilidade antes da aplicação.
O soro fisiológico não é conhecido por controlar a oleosidade do couro cabeludo, mas pode ajudar a limpar suavemente sem causar ressecamento excessivo.