5 truques de maquiagem para pálpebra caída
- 7 de julho de 2022
- 16:20
- Talitha Benjamin
Sabemos que a maquiagem, apesar de ser uma paixão mega popular em qualquer lugar do mundo, não dá para ser considerada algo universal. Afinal, quando se trata de beleza, cada um possui suas preferências sobre o que fica melhor em si mesmo, mas na hora de aprender o passo a passo da maioria das maquiagens, muita gente acaba seguindo algumas fórmulas prontas, dificultando muito o processo de maquiagem para pálpebra caída.
Um dos maiores desafios de quem possui a pálpebra caída é descobrir o que funciona para esta característica física em específico, e também, como adaptar as principais técnicas e métodos de aplicação de produtos. Em tempos de valorização da beleza que também é inclusiva, a boa notícia é que já existem diversos truques e orientações para quem busca arrasar na produção de beleza, tanto para se automaquiar, quanto para profissionais que buscam incluir os mais diferentes rostos em seu portfólio.
Então, para te auxiliar a aprender mais sobre como mandar bem na maquiagem para pálpebra caída, reunimos aqui 5 truques que vão garantir um visual mais polido e poderoso. Vem ver!
1. Aposte em sobrancelhas arqueadas para valorizar o olhar
As pálpebras caídas dão a impressão de olhos caídos, o que pode ser associado a uma aparência cansada. Para quem deseja diminuir o efeito, o shape das sobrancelhas pode ajudar: um formato mais arqueado “levanta” o olhar, e dá a impressão de uma área maior na região das pálpebras. A alteração na sobrancelha pode ser feita usando a pinça ou utilizando a micropigmentação.
Ainda falando da importância das sobrancelhas, outras técnicas de maquiagem também podem ajudar a levantar o olhar e amenizar o efeito das pálpebras caídas: a brow lamination usa um gel para pentear os fios da sobrancelha para cima, preenchendo falhas e dando uma aparência arqueada e natural para a região.
2. Na hora de aplicar delineador, nada de esticar a pele!
Uma das maiores dificuldades de quem tem pálpebra caída é na hora de fazer o adorado delineado, já que o excesso de pele da região impede um traço contínuo e preciso. Muita gente, por essa razão, usa os dedos para “esticar” a pele. Mas saiba que essa atitude não é a mais indicada para valorizar o olhar e acertar o traço. Pode causar borrões e dificulta a criação de uma linha retinha.
Na hora de fazer o seu delineado, a forma correta é desenhá-lo respeitando o excesso de pele da pálpebra, ou seja, fazendo o traço em cima da dobra. Para garantir um efeito melhor, você pode usar um pincel para corrigir erros.
3. Valorize os cílios: capriche na máscara e não tenha medo dos cílios postiços
Os cílios também podem ser grandes aliados na hora de diminuir o efeito “olhos cansados” causados pelo excesso de pele das pálpebras. Isto porque os fios servem como uma “moldura” do olhar, e deixá-los em destaque é a chave para uma maquiagem que valoriza os olhos, driblando o efeito caído.
Para dar um up nos cílios, você pode apostar na maquiagem dos cílios naturais, com uma máscara alongadora ou curvex, que adiciona curvatura. Já se você busca um olhar mais dramático, os cílios postiços são indispensáveis. Para uma solução mais definitiva, o procedimento de extensão de cílios levanta e destaca o olhar sem precisar recorrer à maquiagem.
4. A técnica de contorno pode ajudar
Engana-se quem pensa que o contorno é uma técnica útil apenas para o rosto: você também pode aplicar o conceito nos olhos para criar a ilusão de olhos maiores e levantar o olhar. Para isso, você pode pesquisar qual é a melhor forma de contornar baseada no seu formato de olho: sim, eles também fazem toda a diferença na hora de amenizar a pálpebra caída.
Para contornar o efeito de olhos cansados, por exemplo, o indicado é evitar sombra, lápis e delineado na parte inferior dos olhos, e utilizar cores-chave como o marrom, preto, bege e cinza para esfumar a pálpebra móvel, puxando a cor em direção à ponta das sobrancelhas.
5. Não tenha medo de sombras escuras
Não é porque o excesso de pele na pálpebra cria um efeito de olhos cansados que você deve abdicar da criatividade na hora de escolher cores de sombras. Usando técnicas como contorno, destaque nos cílios e nas sobrancelhas, você pode continuar usando cores normalmente. É questão de prática e de treino, para descobrir quais técnicas, produtos e tons combinam mais com você, afinal, o importante é sentir-se sempre bonita com a maquiagem que você gosta.