Pele ressecada no frio: como salvar a pele do ressecamento?
- 10 de junho de 2022
- 12:47
- Luana Queiroz
A queda nas temperaturas é esperada por muita gente, que aproveita as estações mais frias para viajar para destinos aconchegantes, ficar mais tempo embaixo das cobertas ou fazer atividades comuns desse clima. Mas junto com os dias frios, mais do que diversão e descanso para alguns, acabam surgindo os efeitos da temperatura mais baixa na pele, como rosto e lábios ressecados.
Sintomas que costumam aparecer no inverno, o ressecamento da pele no frio é muito comum e uma reclamação recorrente sempre que essa época chega. Mas já que é impossível fugir das estações com tempo mais seco e frio, como salvar a pele do ressecamento? Veja como lidar com a pele ressecada no frio e manter a cútis bonita e saudável até a volta do calor!
Por que a pele fica seca no inverno?
Com temperaturas mais baixas, vento frio e clima seco, o inverno tem uma união de fatores, infelizmente, muito favorável para deixar a pele mais seca. Além dos aspectos naturais do clima, nessa estação também é comum que alguns bons hábitos sejam negligenciados, como beber a quantidade adequada de água, enquanto que outros ruins são incluídos, como o excesso de banhos com água muito quente.
Ainda, nessa época do ano, a umidade costuma ser menor e, somada às baixas temperaturas, promovem uma queda na transpiração corporal, outro fator que contribui para que a pele fique naturalmente mais ressecada.
Como preparar a pele para o inverno?
Com a aproximação dos dias mais frios, é muito importante preparar a pele para o inverno. Para te ajudar nessa missão, separamos 3 dicas para fortalecer a sua barreira cutânea e, assim, manter a pele hidratada até no frio!
1) Faça uma boa limpeza de pele
Para preparar a pele para cuidados mais intensos, a limpeza de pele é uma boa pedida! Procure um profissional especializado para fazer uma limpeza mais profunda, seguida de uma hidratação potente. Assim, quando chegar o inverno, você pode investir nesse tratamento apenas uma vez por mês, se houver necessidade.
2) Foco na hidratação e nutrição
Com dias mais secos e frios, hidratar e nutrir a pele é fundamental para que ela não sofra no inverno. Sempre levando em consideração o seu tipo de pele, procure produtos que tenham ativos mais hidratantes e nutritivos e, caso você tenha pele oleosa, opte pelos oil-free e com controle da oleosidade.
3) Reponha a vitamina C
No frio, o corpo costuma necessitar da reposição de alguns nutrientes, e a vitamina C é um desses casos, já que nessa época a pele precisa de mais nutrição. Então, além de incluir a vitamina C na skincare, consuma alimentos ricos nessa substância, como as frutas cítricas. Poderoso antioxidante, a vitamina C, além de hidratar, também potencializa os efeitos do protetor solar.
Como hidratar a pele no inverno? Quais tipos de hidratantes são indicados?
A reposição e manutenção da água na pele é um dos principais cuidados para evitar a pele ressecada no frio. Por isso, nas baixas temperaturas, você precisa ter na sua rotina de skincare produtos que vão promover a hidratação e reforçar a barreira de proteção cutânea, sempre levando em consideração as características e necessidades do seu tipo de pele. Para te ajudar a escolher o melhor hidratante, separamos a lista perfeita de cremes faciais hidratantes para os diferentes tipos de pele e um bônus! Confira:
Pele seca
A pele seca é a que mais sofre com a queda das temperaturas, pois naturalmente é um tipo de pele que necessita de maior hidratação. Para quem sofre com esse problema, invista no Hidratante Facial Tiye Hidrata & Repara, que hidrata profundamente, proporcionando uma pele macia e viçosa. Com manteiga de karité e pantenol, potentes agentes hidratantes, esse produto, além de repor a hidratação, promove ação protetora sobre a pele, prevenindo o ressecamento.
Pele oleosa
Agora, se você tem a pele oleosa e não quer aumentar a produção de sebo e a aparência de brilho, o Hidratante Facial Gel Creme Tiye Hidrata & Matifica é pra você! Esse gel creme hidratante promove hidratação e sensação de refrescância, além de conferir efeito matte à pele, auxiliando no combate a oleosidade e brilho ao longo do dia. Com ácido hialurônico e vitamina B5, é livre de óleo, tem rápida absorção e toque aveludado.
Pele madura
A pele madura tem características próprias e a skincare precisa ser adequada para essas novas condições. Para hidratar, aposte no Hidratante Facial Dia FPS 20 – Firmador & Redução de sinais Tiye Pró-idade! Indicado a partir dos 45 anos, ele estimula a renovação celular e protege contra o envelhecimento precoce. Com retinol vegetal, colágeno vegetal e ácido hialurônico, poderosos ativos que atuam na uniformização da pele, o produto melhora a firmeza e elasticidade, reduzindo linhas de expressão.
Bônus: hidratação dos lábios
Os lábios também sofrem com o ressecamento no frio e precisam de cuidados especiais e apropriados. Para isso tenha como aliado o Hidratante Labial Hidrata & Repara Tiye! Com ativos poderosos, como vitamina E, ácido hialurônico, D-pantenol e blend de manteigas, ele proporciona reparação intensa, prevenindo o ressecamento e rachaduras, deixando os lábios super hidratados.
Hábitos que ajudam a minimizar o ressecamento da pele durante o inverno
Além da skincare, alguns hábitos na rotina precisam ser ajustados para evitar ter uma pele ressecada no frio. Veja o que você pode fazer para diminuir o ressecamento da pele no inverno:
- Beba mais água
Nessa época do ano é bem comum que as pessoas sintam menos sede e, assim, consumam menos água. Mas, a hidratação da pele também acontece de dentro para fora, por isso, ter maior atenção com a ingestão de água no inverno é fundamental.
- Fique de olho na alimentação
Adote e mantenha uma alimentação balanceada no inverno, privilegiando alimentos naturais e da estação para a saúde do corpo como um todo, mantendo o organismo equilibrado e com bom funcionamento.
- Atenção na temperatura do banho
Por mais que seja tentador tomar um banho bem quente no inverno, esse hábito prejudica e potencializa o ressecamento da pele. Portanto, dê preferência aos banhos mornos e diminua o tempo sob a água.
O que deve ser evitado?
Agora que você já sabe quais hábitos ter para não ressecar a sua pele, quais devem ser evitados? Também vamos te ajudar nessa:
- Diminua a frequência das esfoliações
A esfoliação é um tratamento importante para remoção das células-mortas e renovação celular, mas, durante o inverno, a frequência precisa ser reconsiderada. Por isso, nessa estação, faça suas esfoliações em período mais espaçado entre as sessões.
- Cuidado com as esponjas e buchas
Assim como a esfoliação com produtos, o uso de esponjas e buchas, além de sujeira, também remove tecidos velhos, deixando a derme mais macia. Mas no frio, evite o uso excessivo desses acessórios para não deixar a pele mais ressecada e sensível.
- Evite os banhos muito quentes
A água em temperatura elevada aumenta o ressecamento, além de retirar a camada protetora de oleosidade da pele. Como já dissemos, prefira banhos mornos e, se o banho quente for necessário, potencialize a hidratação do corpo todo após.
Como adaptar a rotina de skincare para o inverno?
Mais do que hidratar a pele, a sua rotina de skincare como um todo precisa se adaptar às temperaturas mais baixas. Saiba como adequar a sua skincare para o inverno:
1) Limpe suavemente
Nas estações mais frias, é recomendável fazer uma limpeza da pele de forma mais suave, com sabonetes menos abrasivos. Para isso, aposte nas versões que não ressecam a pele e tenham ativos mais hidratantes. E para não ressecar e sensibilizar a pele, nunca lave o rosto com água quente!
2) Aposte em hidratantes potentes
Com a pele limpa, você deve aplicar um hidratante potente para repor a hidratação da derme, fortalecer a barreira protetora e manter a cútis macia e viçosa. Volte para as dicas de como hidratar a pele no inverno e pegue a indicação de hidratante facial perfeito para o seu tipo de pele.
3) Continue protegendo a pele
A proteção contra os raios solares é indispensável mesmo nos dias frios, nublados e chuvosos. Por isso, não deixe de lado a proteção solar e mantenha a rotina de aplicar o protetor todos os dias, mesmo estando dentro de casa ou com a chegada do frio. Se você acha que não se adapta bem a esse tipo de produto, experimente as diversas texturas disponíveis no mercado, como creme, gel, mousse e até em pó, para escolher aquele que melhor se adequa à sua pele!
Viu como mudanças simples na rotina podem fazer toda a diferença na sua pele, independente do clima? Seguindo todas as nossas dicas para a salvar a pele do ressecamento no inverno, com toda certeza, a estação mais fria do ano vai deixar apenas boas memórias – e a sua pele vai permanecer bonita e saudável até a chegada do calor!