Produtos liberados e tudo o que você sempre quis saber sobre eles
-
9 de fevereiro de 2021
-
17:11
- Thabata Delfina

Já ouviu falar dos produtos liberados? Eles estão em todo o lugar e prometem resultados incríveis para a cabeleira. Principalmente se você tem fios ondulados, cacheados ou crespos. Você nunca ouviu esse nome ou já viu algo sobre eles, mas não faz ideia do que se trata? Fica por aqui! Pois vamos dar todas as informações possíveis sobre essa técnica de lavagem capilar que conquistou milhares de mulheres e continua fazendo a cabeça de outras tantas ao redor do mundo. Confira!
O que compõe os shampoos comuns?
Antes de contar para você o que são os produtos liberados, é importante explicar algumas coisas antes, por exemplo, sobre a composição dos shampoos comuns e o que isso tem a ver com os produtos liberados.
Então vamos lá, os shampoos comuns, em sua grande maioria, possuem componentes emulsificantes na sua composição, conhecidos como surfactantes. Estes são os responsáveis por promover a ação detergente dos shampoos, ou seja, a espuma que limpa o couro cabeludo.
O problema aí é que esses componentes, como o Lauril Sulfato de Sódio, um dos surfactantes mais comuns encontrados nos shampoos, pode se tornar agressivo para a saúde dos fios quando adicionado em grandes quantidades na composição do produto.
E quais os danos causados por surfactantes como este?
Como a ação detergente destes componentes limpa o couro cabeludo profundamente. Ele retira toda gordura necessária, inclusive, para a saúde do fio, fazendo com que o cabelo fique ressecado e opaco. Além disso, esse ressecamento do couro cabeludo faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo do que deveriam. Ou seja, deixa os fios naturalmente secos ainda mais secos e os naturalmente oleosos ainda mais oleosos.
E onde entram os produtos liberados?
Vamos descobrir!
O que são os produtos liberados?
Levando em consideração as informações relacionadas aos danos que os surfactantes podem trazer para a saúde dos cabelos, em especial os cacheados e crespos, a inglesa Lorraine Massey -que também é cacheada- fez uma grande pesquisa e desenvolveu um produto natural para a lavagem dos fios sem estes agentes na composição, popularizando ao redor do mundo as técnicas de lavagem com pouco ou nenhum shampoo.
A filosofia dos produtos liberados propõe uma limpeza mais suave, pois não conta com a ação detergente dos surfactantes. Ou seja, por ser mais suave, ela não limpa os fios tão profundamente o que nos leva aos outros componentes que devem ser evitados por quem segue essa técnica de limpeza capilar.
Em outras palavras, não adianta optar por um shampoo mais suave se você não mudar os seus hábitos e passar a usar outros produtos também mais leves, que sejam capazes de serem removidos pelo shampoo liberado ou nenhum shampoo. Do contrário, a técnica não proporcionará resultados satisfatórios, pois deixará resíduos de produtos mais pesados nos fios e couro cabeludo.
Componentes dos produtos liberados
Quem segue as técnicas de pouco ou nenhum shampoo também evita qualquer outro produto (como cremes para pentear, máscaras de tratamento, condicionadores e etc.) que contenham agentes como petrolatos, óleo mineral e parafina. Existem também outro componente que é controverso, sendo ele o silicone. Para as pessoas que seguem a técnica de limpeza com pouco shampoo, os produtos com silicone estão liberados. Pois a composição destes shampoos sem sulfatos ainda é capaz de remover o silicone dos fios. Entretanto, aquelas que optaram por higienizar o cabelo sem shampoo algum não podem utilizar produtos com silicone comum na composição, apenas aqueles com silicones solúveis.
Mas, afinal, qual a diferença entre a técnica de “pouco shampoo” e “nenhum shampoo”? Confira:
Limpeza com “Pouco shampoo”
É a técnica de limpeza em que os produtos usados, (inclusive o shampoo) não possuem sulfatos na composição. Entretanto, podem conter agentes surfactantes que promovem uma limpeza mais suave para o couro cabeludo e a fibra capilar. Além disso, quem segue essa técnica também não usa nenhum produto capilar que contenha óleo mineral, parafina e petrolatos.
“Nenhum shampoo”
Já para os seguidores da técnica de limpeza capilar com nenhum shampoo, como o nome mesmo diz, a regra é cortar o uso deste produto da sua rotina. Substituindo por outros tipos de produtos para realizar essa limpeza, como o Co-Wash. Este é um condicionador de limpeza que é usado como substituto do shampoo por aqueles que seguem essa técnica. Este produto é aplicado diretamente no couro cabeludo e pede o exercício de massagens circulares com a ponta dos dedos na região para que as impurezas e resquícios de outros produtos sejam retirados.
Além disso, assim como na técnica de pouco shampoo, aqui qualquer outro produto que contenha óleo mineral, parafina e petrolato são proibidos. Aqui o silicone comum também é vetado, sendo liberado apenas aqueles produtos com silicones solúveis.
Qual tipo de cabelo pode fazer esse método?
Os cabelos cacheados ou crespos são os que mais sofrem com o ressecamento, e são os mais beneficiados pelo exercício destas técnicas. Entretanto, isso não quer dizer que lisas e onduladas não possam seguir quiserem. Segundo especialistas, muitos shampoos comuns, de fato, pecam com a quantidade de sulfatos em sua composição e acabam promovendo o ressecamento e consequente produção em excesso de oleosidade, em especial nos fios lisos. Por este motivo, não consideram problema trocar os shampoos comuns por shampoos de limpeza mais suave, em especial aqueles desenvolvidos com ingredientes naturais testados e aprovados pela ANVISA. Afinal, podem ser benéficos tanto para lisas e onduladas, quanto para cacheadas e crespas, em especial.
Em contrapartida, muitos experts em cabelo não recomendam a técnica de limpeza sem o uso de qualquer shampoo. Pois consideram importante o uso do produto ao menos uma vez ou outra para retirar o sebo que fica preso na raiz e pode estimular o desenvolvimento de bactérias, fungos nocivos, caspa e seborreia.
Por que as cacheadas e crespas são as mais beneficiadas pelos produtos liberados?
Os fios cacheados ou crespos, diferentes dos lisos e levemente ondulados, tem a estrutura capilar em formato espiral ou em Z. Isso dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo para o comprimento e pontas dos fios. Como resultado, esses fios ficam mais ressecados, opacos e frágeis do que os cabelos de outras curvaturas.
Como os shampoos comuns acabam agravando ainda mais o ressecamento desses tipos de curvatura, em função de possuir surfactantes na composição, as técnicas de pouco ou nenhum shampoo na lavagem acabam trazendo muitos benefícios para os fios cacheados e crespos.
Relatos de pessoas que seguem estas técnicas afirmam que, pelo fato do óleo natural ser preservado. Os fios ficam mais hidratados, macios, sedosos e brilhantes. Além disso, muitas pessoas também revelam que os cachos mudam, ficando mais definidos e também apresentam menor incidência de frizz.
Como fazer uso dos produtos liberados e quais as técnicas?
-Pouco shampoo: para quem segue está técnica, basta trocar os seus produtos atuais por produtos que não contenham sulfatos, óleo mineral, parafina e petrolatos. Para isso, fique de olho na embalagem dos produtos e confira a composição. Não se esqueça de que isso não vale apenas para o shampoo, mas sim para todo o e qualquer produto que seja aplicado no cabelo.
-Nenhum shampoo: nesse caso, todo uso de shampoo é vetado, sendo trocado por produtos como o co-Wash (condicionador de limpeza). Além disso, também será preciso trocar todos os outros produtos comuns utilizados no cabelo (incluindo o co-wash) por produtos liberados para as técnicas. Sendo eles livres de sulfatos, óleo mineral, parafina, petrolatos e silicones insolúveis.
Esse tipo de cuidado remete a uma total revisão dos hábitos, procurando uma maneira de tratar os fios sem o auxilio de produtos mais pesados.
Melhores produtos liberados de cabelos
A Salon Line trabalha com uma vasta gama de produtos liberados em seu catalogo. Isso significa que temos tanto produtos para quem segue a técnica de pouco shampoo quanto para quem prefere técnica de nenhum shampoo. Por este motivo, vale a pena conhecer as centenas de produtos liberados que desenvolvemos especialmente para você. Enquanto você ainda se adapta, selecionamos aqui 5 produtos liberados da Salon Line que você não pode deixar de experimentar.
- Shampoo S.O.S Bomba É liberado! Cachos e Crespos
Além de ser completamente liberado para as técnicas esse shampoo ainda é desenvolvido especialmente para cabelos cacheados e crespos. Ele também acelera o crescimento saudável dos fios em 15 dias de uso e protege os fios com coloração por até 45 lavagens. Isso que é combo, hein!? - Condicionador S.O.S Bomba É Liberado! Cachos e Crespos
Reduz o frizz das madeixas já no primeiro uso e fortalece a fibra capilar graças a sua composição com óleo de coco, vitamina A e azeite de oliva. Liberado. - Creme Multifunctional Multy Salon Line (Co-Wash)
Se você segue a técnica de nenhum shampoo pode usar esse creme multifuncional. Pois, além de creme para pentear, condicionador e pré-shampoo é também co-sash. Portanto, você pode usá-lo como condicionador de limpeza no lugar do shampoo. Liberado. - Máscara de Hidratação Babosa #todecacho
A babosa é basicamente um ingrediente mágico para os fios cacheados e crespos, por isso é tão popular. Essa máscara de tratamento, além de ter ação super hidratante, fortalece e rejuvenesce o fio. Auxilia no crescimento e promove brilho extremo. Liberada. - Spray Térmico Renova Cachos #todecacho
Além de renovar o formato dos cachos ou aspecto do seu crespo no day after, também serve para qualquer hora do dia. Ele ainda funciona como protetor térmico para usar antes das ferramentas de calor como secador e difusor. Também protege a cor dos fios com coloração por mais tempo, promove brilho e evita o frizz. Liberado.
Receitas para fazer em casa com produtos liberados
Para você que adora receitinhas e misturinhas de produtos, trouxemos duas incríveis! Uma para uma hidratação super nutritiva e outra para uma finalização cheia de leveza e definição ao mesmo tempo.
– Creme Para Pentear Vinagre de Maçã + Gelatina Capilar Não Sai Da Minha Cabeça
Essa mistura é a combinação perfeita de um creme para pentear leve junto com uma gelatina fixadora que ajuda a definir os cachos sem efeito endurecido nos fios. O creme para pentear de vinagre de maçã é ótimo para quem tem fios cacheados ou crespos mais frágeis. Pois o vinagre tem ação reconstrutora.
– Máscara de Nutrição Coco + Óleo de Umectação Coco Puríssimo
Essa mistura de máscara de hidratação nutritiva com uma carga a mais de óleo de coco garante nutrição redobrada para os fios mais ressecados e danificados. E o melhor: misturinha liberada!
Rotina de cuidados após o procedimento
Não há uma rotina de cuidados específica após começar esse tipo de técnica. Apenas mude os seus hábitos e continue usando os produtos corretos. Siga também um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução usando produtos liberados para garantir fios sempre saudáveis.
Antes e depois
Muitos seguidores destas técnicas contam que sentem uma grande mudança nos fios após esse novo ciclo. Chegando até mesmo a se assustar com os resultados, devida a grande diferença que observam na estrutura e aparência do fio. Entretanto, segundo estes relatos, a situação acaba se normalizando com o tempo e trazendo muitos benefícios para as madeixas cacheadas e crespas.
E aí, gostou de saber tudo sobre os produtos liberados? Agora que você já está expert no assunto, pode tentar experimentar e decidir se ela combina ou não com o que você busca para as suas madeixas. Se você leu essa matéria e experimentou as técnicas, conte nos comentários o que achou! Estamos curiosos! Se você busca mais conteúdos sobre limpeza capilar, veja também essa matéria sobre como lavar o cabelo corretamente.