5 modelos de tranças afro para conhecer a versatilidade desse cabelo

  •  Icone Calendario24 de novembro de 2023
  •  Icone Relogio 14:01
  •  
  • Talitha Benjamin
 mulher negra com tranças afros

O Brasil é um país de inúmeras misturas, principalmente na estética. As tranças afro são um dos visuais mais adotados por aqui, e não, não se trata de uma modinha passageira, afinal, elas existem há séculos, e é fácil entender o porquê resistem o teste do tempo: estilosas, descoladas, e o mais importante, práticas e versáteis.

Esse símbolo tão importante da estética e identidade de pessoas negras vem em diversos estilos e formas: das box braids aos dreadlocks, os cabelos cacheados e crespos podem adotar diversas formas de penteados e tranças afro. Vem com a gente conhecer esse visual!

Tranças afro: para conhecer!

Chamamos de tranças afro todos os cabelos, penteados e técnicas que remetem aos cabelos africanos. Muito além de um visual capilar, as tranças afro carregam raízes simbólicas na expressão e transmissão de valores culturais em comunidades africanas. Assim, esses penteados foram restaurados como símbolo do empoderamento negro após séculos de opressão.

São penteados e técnicas de tranças que resistiram ao tempo não só pela importância ancestral, mas também pela sua beleza única, praticidade e versatilidade. Abaixo, nós listamos 5 opções deste estilo tão emblemático para conhecer, e quem sabe, adotar no futuro?

Box braids

É o tipo mais popular de tranças afro. As box braids levam esse nome por conta do seu formato mais quadrado, feito com extensões sintéticas que imitam a aparência do cabelo natural, podendo também ser feitas com lã ou crochê. 

Dreadlocks

Os dreadlocks são inconfundíveis, um dos visuais mais emblemáticos quando se falam de tranças e penteados africanos. Um símbolo da cultura e estética negra, os dreadlocks são versáteis, com diferentes técnicas utilizadas, como os de cera, agulha, extensão, lã ou removíveis, cada um com as suas características únicas.

Trança nagô

Também conhecida como tranças de raiz, a nagô envolve todos os fios em tranças desenhadas no couro cabeludo. Elas podem ser feitas apenas com os fios naturais, ou utilizando o cabelo sintético, mais conhecido como jumbo, para dar extensão. A trança nagô surpreende pela sua versatilidade, além de ser possível criar desenhos e padrões bem diferentes e criativos. 

Twists

A trança twist, um estilo de trança afro, é uma técnica que consiste em torcer duas mechas de cabelo, uma em volta da outra, unindo as partes para formar uma trança. Para fazer, separe o cabelo em mechas médias — ou a espessura que você preferir — e, em seguida, divida cada uma em duas partes. Então, trance uma sobre a outra e sele a ponta. Se quiser, pode usar extensões!  

Faux locs e butterfly locs

Uma mistura entre as técnicas box braids e dreadlocks, aqui a ideia é simular o visual dos dreads de uma forma mais simplificada e removível. A fibra sintética é fabricada na mesma aparência do visual jamaicano, mas aplicada com uma agulha de crochê. Nessa técnica, o cabelo natural fica “escondido” dentro dos dreads, e você pode aproveitar a estética incrível desse cabelo atemporal. 

Gypsy braids e goddess braids

Chamadas também de gypsy braids, as tranças mescladas com cachos e ondas são super charmosas e uma forma muito feminina e diferente de usar os cabelos. Além da aparência linda, também dá para investir em diferentes cores, tamanhos e espessura de tranças, deixando-as do jeitinho que você quer. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
  • Tá na hora de inovar no penteado, né?
Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
  • Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Tem curiosos de plantão! 👀
Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
Tem curiosos de plantão! 👀 Comenta aqui um cheiro estranho que você costuma gostar.
15 horas ago
View on Instagram |
1/3
Tá na hora de inovar no penteado, né? Nossa consumidora @gabicfo_ trouxe uma inspiração incrível usando elásticos, adicionando um toque de cor e personalidade.Ah! E o Óleo Reparador #todecacho não pode faltar! Ele vai dar brilho e controlar o frizz por 48 horas. 💖🥰💖🥰#penteado #hairstyle #óleocapilar #inspiração
22 horas ago
View on Instagram |
2/3
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva;
✨ Controle do frizz;
✨ Brilho natural;
✨ Definição dos cachos;
✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
Cuidado diário não pode faltar, né? E com o Kit HIDRA Nutrição&Definição, os benefícios vão te surpreender!✨ Ação nutritiva; ✨ Controle do frizz; ✨ Brilho natural; ✨ Definição dos cachos; ✨ Fórmula poderosa com 12 óleos e manteiga de karité.#hidratação #rotinacapilar #nutrição #karité
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo