Trança raiz: aprenda como fazer e inspire-se no penteado

  •  Icone Calendario21 de março de 2023
  •  Icone Relogio 12:04
  •  
  • Luana Queiroz
 mulher com trança raiz

Você pode até não a conhecer por esse nome, mas com certeza já viu a trança raiz por aí na cabeça de muitas fashionistas…

Esse tipo de trança afro belíssima é uma ótima opção de penteado para cabelos crespos curtos, médios e longos, seja para quem deseja variar no visual ou até para quem está passando pela transição capilar – momento de abandonar as químicas e assumir sua curvatura natural – e deseja disfarçar as duas texturas que aparecem nos fios. 

A trança raiz deixa o visual super estiloso e harmonioso, e tem tudo pra ser a sua nova aposta!

O que é a trança raiz?

A trança raiz é o nome dado a qualquer tipo de processo de trançagem dos fios em que os cabelos são trançados em fileiras ou seções desde a parte da raiz, bem próximas ao couro cabeludo. 

O tipo de trança raiz mais comumente conhecido é a trança nagô, mas existem vários outros tipos de tranças raiz, cada uma delas com suas características e estilos únicos. 

Como fazer trança raiz passo a passo

A depender do tipo de trança raiz que você irá fazer, esteja preparada para um processo que pode levar algumas horas, e para tranças mais elaboradas a pessoa especialista em tranças pode levar ainda mais tempo. 

Veja a seguir como é o processo de preparação e feitura da trança raiz no cabelo e, caso esteja pensando em aderir ao visual, poder ir se preparando para o grande dia! 

1. Preparação do cabelo

Preparar o cabelo para fazer qualquer tipo de trança é muito importante. E para receber uma trança raiz é importante que você tenha os fios limpos e desembaraçados, sem excesso de produtos ou resíduos de finalizador. 

2. Divisão do cabelo em partes 

O cabelo será dividido em fileiras, podendo ser em diferentes direções, como na diagonal, ou em linha reta partindo da testa em direção à nuca. A largura das mechas e direção vai determinar a grossura da trança raiz e o sentido que o cabelo será trançado – e dessa forma criar os padrões da trança. 

3. Trançando a raiz

O processo de trançagem começa no início de uma mecha que vai sendo alimentada com mais fios de cabelo a cada ponto da trança, sempre seguindo em direção ao final na fileira predeterminada na etapa de divisão do cabelo. 

4. Continuação da trança
Assim que a trança chegar ao final de sua parte próximo ao couro cabeludo, existem duas opções: deixar o resto dos fios soltos ou seguir trançando os fios por todo o comprimento e, ao final, prender a pontinha das tranças com um elástico. 

5. Finalização do penteado

Na etapa da finalização do penteado pode ser feita uma amarração dos fios trançados, como um coque baixo feito com as tranças, por exemplo. Também é possível prender os fios soltos como um acessório e até mesmo apostar no baby hair, que é o complemento perfeito para trança raiz.  

Modelos de trança raiz

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a trança raiz e a maneira como elas são feitas, vem dar uma olhadinha em alguns modelos de trança raiz que são super estilosos e estão em alta para você se inspirar! 

Trança raiz lateral

Neste modelos de trança raiz, os destaque fica apenas para a lateral que recebe as tranças, criando um ponto de foco para esta parte do visual. 

Trança raiz topo

Outra forma de fazer a trança raiz é investir em tranças apenas no topo da cabeça, criando um visual despojado e que, além de valorizar as tranças, consegue mostrar ainda toda a beleza da curvatura dos seus fios.

Trança raiz no cabelo todo

Já a trança raiz no cabelo todo, ou trança raiz completa – como também é chamada-, cria uma silhueta mais equilibrada e deixa o visual perfeito para qualquer ocasião, das mais formais às mais informais. 

Dicas para cuidar dos cabelos trançados 

Durante o período em que estiver com as tranças raiz é importante lavá-las com um shampoo que proporcione limpeza profunda, como o shampoo S.O.S Bomba Antiqueda, por exemplo, nunca esquecendo de enxaguar com água em abundância. 

Condicionadores e máscaras devem ser evitados nos fios trançados, mas você poderá hidratar, nutrir e reconstruir os fios quando estiver sem tranças. Ah, e depois das lavagens, sempre certifique-se de que todo o cabelo está seco, ok?

Quanto tempo posso ficar com a trança raiz?

Quando feita de maneira adequada, a trança raiz pode durar de 3 a 8 semanas. O que vai determinar a duração de sua trança raiz é a maneira que a trança raiz foi feita, os cuidados que foram tomados e também a velocidade de crescimento dos fios, que pode influenciar diretamente no tempo de duração das tranças no cabelo. 

Penteados com trança raiz em diferentes tipos de cabelo

O grande diferencial da trança raiz é que ela pode criar padrões e desenhos incríveis a partir de seus trançados. As formas podem ir desde simples fileiras horizontais, diagonais ou ziguezagues, até desenhos mais complexos que vão exigir mais tempo e habilidade da pessoa que irá trançar os fios. 

Além disso, cada padrão, grossura das tranças e forma de fazê-las cria nas pessoas de diferentes curvaturas os penteados com trança raiz mais únicos e incríveis possíveis! Venha conhecer a versatilidade da trança raiz:

Cabelos crespos

Em cabelos crespos, o uso da trança raiz pode ser o destaque completo da produção, ou ser um ponto de personalidade no visual, como mostra nossa Top Migs Gabriella Chagas, com seu afro puff + trança raiz. 

Cabelos cacheados

Nas madeixas cacheadas o uso da trança raiz pode fazer com que os cachos sejam evidenciados criando uma composição super bacana e sendo um coringa para aqueles dias de bad hair em que você não quer prender todo o cabelo. 

Cabelos lisos

Para os cabelos lisos, a trança raiz vem como o grande destaque da composição. Com foco apenas em algumas tranças na região do topo da cabeça, a trança fica destacada em meio ao cabelão solto, como vemos no penteado da Top Migs Bárbara Rocha. 

Cabelos ondulados

A trança também pode auxiliar as donas de madeixas onduladas a controlar o frizz! Basta fazer uma trança raiz nas laterais ou onde aquela mecha de cabelo mais rebelde está e lidar com muita personalidade com esse pequeno empecilho. E já que falamos de personalidade, na foto a seguir temos a Top Migs Julia Reis esbanjando charme no penteado com trança raiz lateral em cabelo ondulado. 

Como vimos, a trança raiz pode ser uma grande aliada no dia a dia ou servir ainda para aquela ocasião especial em que você quer arrasar com um lindo penteado trançado, pois além de muito versáteis as tranças raiz  trazem estilo e personalidade para qualquer tipo de cabelo. Se você amou as tranças raiz, que tal dar uma olhadinha aqui no Blog e conferir nossas outras publicações sobre tranças, hein?

Perguntas frequentes sobre Trança Raiz

O que é a trança raiz?

A trança raiz, também conhecida como trança rasteira ou trança embutida, é um estilo de trançado em que as mechas de cabelo são trançadas junto ao couro cabeludo, formando uma trança rente à raiz dos fios.

Quais são os benefícios da trança raiz?

A trança raiz oferece diversos benefícios, como proteção aos fios naturais, redução da quebra e do atrito do cabelo com agentes externos, além de facilitar o cuidado diário do cabelo.

A trança raiz é adequada para todos os tipos de cabelo?

A trança raiz pode ser feita em diversos tipos de cabelo, incluindo cabelos crespos, cacheados, ondulados e até mesmo cabelos lisos. No entanto, é importante considerar a saúde do couro cabeludo e a resistência dos fios antes de realizar o procedimento.

Quanto tempo a trança raiz dura no cabelo?

A duração da trança raiz varia de pessoa para pessoa, mas geralmente pode durar de duas a seis semanas. É importante fazer a manutenção adequada e cuidar dos fios durante esse período para preservar a saúde capilar.

Como cuidar do cabelo com trança raiz?

Para cuidar do cabelo com trança raiz, é essencial manter o couro cabeludo limpo e hidratado. É recomendado também evitar o uso de produtos químicos e fazer a higienização adequada das tranças para evitar acúmulo de sujeira e o surgimento de problemas no couro cabeludo.



Comentários

  1. Civora gomes disse:

    Que materia interessante sobre trancas de raiz. Muito boa. As dicas. Modelos. Penteados. Passo a passo. Gostei!

    1. Salon Line disse:

      Nós amamos trazer essas dicas de penteados pra vocês se inspirarem! Que bom que gostou, Civora! ??❤

  2. anna luisa disse:

    oi sou a anna luisa e este site da dicas otimas de como fazer obg

    1. Salon Line disse:

      Muito obrigada, Anna! Continue acompanhando nossas publicações para mais dicas!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo