loader image

Skin cycling: conheça o método e saiba como aplicar na sua pele

  •  Icone Calendario15 de maio de 2023
  •  Icone Relogio 14:42
  •  
  • Talitha Benjamin
 mulher fazendo skincare em frente ao espelho

O skin cycling é uma prática de cuidados com a pele, que envolve montar uma rotina de cuidados diária para a recuperação natural da pele - Saiba mais!

O skincare virou uma febre que engaja milhões de pessoas ao redor do mundo, e sempre há mais espaço para novas formas de alcançar uma pele saudável e radiante. Uma tendência que tem ganhado muita popularidade é o skin cycling, uma prática que envolve montar uma rotina de cuidados que respeite a recuperação natural da pele e suas necessidades, alternando os ativos aplicados ao invés de repetir a mesma rotina diariamente. 

Ao criar uma rotina alternada, que seja compatível com o ciclo natural da pele, as chances de alcançar um melhor resultado e desempenho dos produtos são muito maiores. Seja você um iniciante no mundo dos cuidados com a pele, ou se já se considera um expert nesse quesito, estamos aqui para explicar tudo sobre o skin cycling, e como ele pode te ajudar a garantir uma pele bonita e saudável. 

Skin cycling: o que é?

O skin cycling é um método de cuidados com a pele que ajusta a aplicação de produtos e rotinas conforme o ciclo natural da pele. Assim como o restante do corpo, a nossa pele passa por diferentes mudanças e processos, influenciados tanto por fatores externos como internos. 

No skin cycling, as etapas, produtos e técnicas são realizados levando essas mudanças em consideração. A rotina pode envolver a alternância dessas etapas da rotina, seja semanalmente, mensalmente, ou obedecendo às estações climáticas. O objetivo é obter o melhor desempenho e resultado, sem desrespeitar o ciclo natural do funcionamento da pele, evitando, assim, irritações e reações adversas. 

Skin cycling: quais são as mudanças que devemos considerar na hora de montar uma rotina de skincare?

Na rotina skin cycling é necessário manter-se informado sobre quais as mudanças pelas quais a nossa pele passa ao longo dos dias, das semanas, e dos meses. Veja algumas delas abaixo: 

Ciclo circadiano: obedecendo o “reloginho” do organismo, o funcionamento da pele obedece ao ciclo de 24 horas diárias. De dia, ela é exposta aos raios UV, poluição e outros danos externos, por isso, precisa de proteção e hidratação. A noite é quando ela se renova e repara, então, é preciso repor vitaminas e nutrientes. 

Ciclo mensal: pessoas que menstruam também sofrem alterações na pele de acordo com suas mudanças hormonais. Antes da menstruação, a pele pode se tornar oleosa e propensa à acne, enquanto no pós, ela tende a ficar ressecada ou sensível. 

Mudanças sazonais: o inverno é sinônimo de pele ressecada por contas das baixas temperaturas, enquanto o verão favorece a oleosidade excessiva e a acne, certo? Essas mudanças também devem ser consideradas. 

Estes são apenas alguns exemplos de como as peles podem reagir durante diferentes ciclos, mas é importante entender que cada organismo — e consequentemente, cada pele — é única, e possui diferentes necessidades. O skin cycling, é, basicamente, montar uma rotina de skincare com produtos, fórmulas e técnicas alternadas, que respeitam os ciclos. 

Como montar uma rotina de skincare, segundo o skin cycling?

Os experts de skincare recomendam uma rotina semanal que alterne diferentes produtos, como, por exemplo: a esfoliação em um dia e, no dia seguinte, uma máscara hidratante para acelerar a renovação das barreiras cutâneas que ficam sensíveis por conta do efeito mais severo do esfoliante. 

Ainda, a rotina pode seguir as mudanças naturais da pele, como aumentar o nível de hidratantes aplicados durante os dias mais frios, e fórmulas mais leves e livres de óleos durante o verão. É bom ainda notar que o melhor momento para fazer o skincare é à noite, já que durante o dia o foco precisa ser em proteger a pele do sol e de outras agressões externas. 

Veja abaixo alguns exemplos de rotinas de skincare que usam o conceito do skin cycling, obedecendo ao ciclo circadiano. 

Dia 1

  • Limpeza
  • Esfoliação
  • Hidratação

Dia 2

  • Limpeza
  • Retinol (ácido que elimina linhas de expressões)

Dia 3

  • Limpeza
  • Hidratação

Dia 4

  • Limpeza
  • Hidratação

Enquanto o primeiro dia é reservado para a esfoliação, que elimina células mortas e limpa profundamente a pele, o segundo fica para o retinol (ou outros ácidos que você utilize na sua rotina), em que a absorção e efeito será potencializado graças à esfoliação.

Já nos dois últimos dias, o foco será em recuperar a pele, com foco na hidratação, para renovar as barreiras protetoras, e curar as sensibilidades. 

Para levar em consideração também o ciclo das estações climáticas, você pode também aumentar as hidratações em estações mais frias, ou apostar em mais esfoliações e uma limpeza mais profunda durante o verão. 
Como você pode ver, o skin cycling tem como foco criar uma rotina de cuidados com a pele que seja mais efetiva e adaptável às suas necessidades. Ah, não esqueça de montar a sua nova rotina com a ajuda de um dermatologista, assim, você garante que os produtos e fórmulas aplicadas sejam as mais adequadas para as suas necessidades.



Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo