6 saberes ancestrais para inserir na sua rotina de beleza

  •  Icone Calendario10 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 17:40
  •  
  • Talitha Benjamin
 Mulher em frente ao espelho fazendo skincare

O conceito de beleza tem sido um aspecto importantíssimo da cultura humana por milhares de anos. Historicamente, as tendências de beleza chegam, desaparecem, e reaparecem depois, iguais ou reformuladas. Atualmente, a indústria da beleza é multibilionária, com uma variedade infinita de produtos e serviços para a gente alcançar o visual desejado. No entanto, algumas dicas e recursos naturais foram passados de geração em geração, e permanecem úteis e presentes na nossa vida.

Justamente pela importância que nós, seres humanos, damos à beleza, esse papo transcende gerações, crenças e padrões de beleza, afinal, cuidar de si é também cultivar a autoestima e a autoimagem. Por isso, truques, dicas e recursos naturais, baratos e, principalmente, efetivos, fazem parte dos rituais de beleza que desafiam o teste do tempo, e garantem uma pele e cabelo mais saudáveis e bonitos. Neste post, reunimos os 6 saberes ancestrais que vão trazer benefícios para a sua rotina de beleza. 

Esfoliação

Mulher fazendo esfoliação no rosto em frente ao espelho

Esfoliar a pele é uma prática que remete aos tempos da Antiguidade. No Egito Antigo, ingredientes naturais como mel, sal e óleos essenciais eram utilizados para esfoliar a pele e remover células mortas. Já na Grécia e Roma Antiga, a receita era formada por óleo de oliva e areia para limpar e esfoliar. 

Atualmente, ingredientes naturais continuam sendo uma ótima aliada na esfoliação da pele, que é um passo importantíssimo da rotina de cuidados. É a esfoliação que proporciona uma limpeza profunda dos poros, remove impurezas e células mortas e melhora a textura e a aparência. No entanto, atenção: a esfoliação é uma etapa pontual, que não deve ser feita diariamente para não comprometer as barreiras naturais da pele ou causar irritação. 

Mel

Favo de mel

Assim como a preocupação com a beleza é milenar, o uso de ingredientes naturais para alcançar uma pele e cabelos mais bonitos também. O mel é um desses ingredientes, sendo utilizado há milhares de anos para hidratar a derme e melhorar a sua textura: um rumor histórico é de que a rainha Cleópatra, do Antigo Egito, uma das mulheres mais bonitas e poderosas da História, utilizava mel e leite para se manter bonita e radiante. 

Atualmente, o mel permanece sendo um dos ingredientes mais utilizados em produtos de beleza, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e hidratantes. Encontre o mel em seus produtos favoritos, ou em receitinhas de máscaras de hidratação caseiras espalhadas pela internet. 

Vaporização ou sauna facial

Assim como a esfoliação, outra técnica de beleza que resistiu ao teste de tempo, e até hoje, prova-se extremamente efetiva é a vaporização facial, ou seja, o ato de utilizar o vapor quente no rosto. Em tempos Antigos, a prática era utilizada amplamente para higienizar e acalmar a pele, ajudando com irritações e lesões, fazendo parte também de uma rotina de autocuidado e relaxamento. 

Para a pele, os benefícios da vaporização facial são muitos: ela acalma, alivia irritações, alergias e lesões, abre os poros (o que, por sua vez, aumenta a eficácia de outros tratamentos de beleza), e promove a circulação sanguínea, todos esses benefícios sendo essenciais para a beleza da pele. Atualmente, já existem diversos tipos de aparelhos que fazem a vaporização de forma simplificada, em casa. 

Babosa

Babosa

Uma das plantas mais amadas por quem adora apostar em receitas de beleza caseiras, a babosa é um hit até hoje em diversos produtos, tanto para pele quanto para os cabelos. Desde os primórdios da humanidade, ela é utilizada para aumentar a hidratação da pele, e era chamada pelos antigos egípcios de “planta da imortalidade”. Também, era utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele como psoríase e eczema, além de aliviar queimaduras e irritações. 

Com esses mesmos benefícios, a babosa é, até hoje, utilizada em inúmeros produtos de beleza, desde cosméticos até mesmo medicamentos. Seu poder de hidratação profunda e ação antibacteriana são seus principais usos e, assim como o mel, pode ser inserida em receitas naturais e caseiras. 

Limpeza e nutrição com óleos essenciais e vegetais

Outro item na categoria de ingredientes naturais cujas propriedades foram descobertas há milhares de anos, e continuam sendo importantes para a sociedade atual, os óleos essenciais, ou seja, óleos retirados de plantas, flores e vegetais, eram extensivamente utilizados em diversos rituais e processos nas sociedades da Antiguidade.

Tanto nas receitas dos cosméticos, quanto em rituais médicos, para aliviar sintomas de doenças ou apenas para melhorar a aparência da pele e do cabelo, os óleos essenciais são uma das grandes descobertas da medicina, tendo chamado a atenção dos mais notórios médicos e cientistas. Seus efeitos variam conforme a planta da qual o óleo foi extraído, mas, em geral, todos contém alta concentração de nutrientes e minerais que são essenciais para o fortalecimento das fibras da pele e também do cabelo. 

Gelo ou água fria

Apesar de trazer a sensação contrária da vaporização facial, o uso de gelo e água fria possuem uma história parecida quando pensamos em seu uso nos rituais de beleza. Desde a Antiguidade que os benefícios da água em baixas temperaturas, líquida ou em forma de gelo, oferecem diversos benefícios para a pele. Para começar, o uso do gelo para reduzir inchaços, acalmar a pele e outras irritações e aumentar a circulação sanguínea é milenar, e seu efeito, quase instantâneo. 

Esses e outros rituais ancestrais de beleza servem para nos mostrar que cuidar e manter a saúde da pele não se resume apenas a quantos produtos e aparelhos caros você tem, e nem quais fórmulas mega tecnológicas você precisa. Uma rotina de cuidados básicos, respeitando sua individualidade, é o suficiente para manter a saúde e a viçosidade da pele. 



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo