loader image

Conheça todos os tons de ruivo e escolha o seu!

  •  Icone Calendario2 de novembro de 2023
  •  Icone Relogio 16:46
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca com cabelo ruivo longo

Quais os tons de ruivos mais lindos? Como descobrir meu tom de ruivo ideal? Tire todas as suas dúvidas sobre os tons de ruivo e arrase na cor!

Escolher o ruivo certo para o cabelo não é uma tarefa simples, principalmente porque as nuances de vermelho precisam ser muito bem selecionadas para dar aquele up no visual. Existem dezenas de tipos de ruivos para escolher, tudo vai depender da preferência, cor de pele e tonalidade do cabelo natural. Vamos conferir as principais versões de ruivos para se inspirar e dar aquela repaginada no visual?

Quais os tons de ruivo?

Estima-se que existam mais de 50 combinações de tons de ruivo, o que possibilita uma lista bem grande de escolha do tom ideal. Confira as principais tendências de cabelo ruivo:

Ruivo Acobreado

mulher branca com cabelo ruivo e oculos de sol


O ruivo dourado acobreado tende a dar uma aparência muito natural aos fios. É um ruivo que chama bastante atenção em mulheres de pele clara. Sua composição é formada por pigmentos de vermelho e cobre, trazendo reflexos naturais e brilhantes aos cabelos.

Ruivo Avermelhado

mulher branca com cabelo ruivo e moletom rosa

O ruivo avermelhado é um dos tons mais vibrantes e intensos dentro da paleta de ruivos, pois é mais vivo e se aproxima dos tons de vermelho puro. Ideal para quem deseja um look impactante e deseja se destacar, essa tonalidade se harmoniza particularmente bem com peles de subtons frios, pois complementa as nuances rosadas ou azuladas da pele.

Strawberry Blonde

mulher branca com cabelo ruivo claro

O ruivo strawberry blonde é uma grande tendência. As nuances de cores dessa tonalidade harmonizam perfeitamente os tons de vermelho, cobre e dourado, todos na mesma quantidade para trazer naturalidade ao visual. Este tipo de ruivo combina perfeitamente com peles claras e negras, então é uma bela alternativa para se jogar!

Ruivo Escuro

mulher branca com cabelo ruivo e máquina fotográfica

O ruivo escuro assemelha-se ao castanho avermelhado, sendo mais sóbrio e profundo do que outros tons de ruivo. É uma excelente opção para pessoas de cabelo naturalmente escuro que desejam uma mudança sutil, mas perceptível. Tende a combinar bem com peles de subtons mais quentes, mas é versátil também para os demais tons de pele.

Ruivo Natural

mulher branca com cabelo ruivo tomando sorvete

Como o nome sugere, o ruivo natural se assemelha ao tom de cabelo ruivo que algumas pessoas têm naturalmente, entre o dourado e o acobreado, não sendo nem muito brilhante nem muito sóbrio. O ruivo natural é versátil e costuma se adequar a uma ampla gama de tons de pele, sendo ideal para quem busca um visual autêntico e discreto.

Ruivo Doce de Leite

mulher branca com cabelo ruivo sorrindo

O ruivo doce de leite tem nuances carameladas, sendo um tom mais suave, entre o bege e o dourado. Este tom harmoniza particularmente bem com peles de subtons quentes e neutros, além de ser uma opção perfeita para quem deseja uma transição mais suave do loiro para o ruivo.

Ruivo Dourado

mulher branca com cabelo ruivo cacheado

Este tom combina o brilho dourado com nuances de ruivo, resultando em uma cor brilhante e radiante. O ruivo dourado tende a favorecer pessoas com subtons de pele amarelos ou dourados. Também é uma escolha popular entre loiros naturais que desejam experimentar o universo ruivo sem uma transformação drástica.

Ruivo Nude

mulher branca com cabelo ruivo na praia

O ruivo nude é um tom mais neutro, misturando nuances de bege com um toque sutil de ruivo, resultando em uma cor mais apagada e sofisticada. Este tom é ideal para quem busca uma coloração discreta e contemporânea, combinando com quase todos os subtons de pele, especialmente os neutros. É uma opção excelente para quem quer aderir à tendência dos cabelos nudes, mas com um toque ruivo.

É preciso descolorir os fios para atingir o ruivo?

mulher branca com cabelo ruivo curto

A decisão de descolorir os fios antes de adotar a cor ruiva depende muito do tom natural do cabelo e do resultado desejado. Para pessoas com cabelos mais escuros, como castanhos ou pretos, a descoloração pode ser necessária para se alcançar tons de ruivo mais vibrantes ou acobreados. Isso ocorre porque o pigmento escuro precisa ser removido para que a cor ruiva se mostre de forma mais evidente.

Por outro lado, quem tem cabelos naturalmente mais claros, como loiros, o processo de descoloração pode não ser obrigatório, pois o pigmento ruivo pode cobrir e modificar a cor natural dos cabelos de maneira mais efetiva. 

Vale lembrar que, como a descoloração é um processo químico que pode comprometer a saúde capilar, é preciso contar com a orientação de um profissional para garantir a saúde dos fios e o resultado desejado.

Como descobrir meu tom de ruivo ideal?

Descobrir o tom de ruivo que melhor se harmoniza com sua pele e estilo pode ser surpreendente. Uma regra geral na colorimetria é observar os subtons da sua pele. Pessoas com subtons frios, como azulados e rosados, tendem a se beneficiar de tons de ruivo mais acobreados ou cereja. 

Já quem tem subtons quentes, como amarelos ou dourados, geralmente se destacam com ruivos dourados ou acobreados alaranjados. Para pessoas com subtons neutros, uma variedade mais ampla de tons ruivos pode ser explorada.

Mas, além da análise dos subtons da pele, considerar a cor natural dos olhos e das sobrancelhas pode ajudar a encontrar um equilíbrio harmonioso. Experimentar diferentes tons, começando de maneira temporária ou progressiva, também é uma abordagem prática, que pode ajudar a definir a melhor tonalidade.

Por fim, consultar um especialista em colorimetria capilar ou um visagista pode proporcionar uma direção mais personalizada, assegurando que o tom escolhido realce sua beleza natural.

Cuidados com o cabelo ruivo 

Manter a cor do ruivo em dia nem sempre é uma tarefa fácil, porém, existem alguns cuidados que fazem toda a diferença na hora de preservar e cuidar da cor e saúde do cabelo. Confira:

  • A primeira dica para garantir uma cor ruiva bonita, é realizar o procedimento com um profissional de confiança. Isso garantirá um resultado incrível;
  • É importante não lavar o cabelo tingido com tanta frequência. O indicado é lavar os fios com intervalos de até três dias;
  • Sempre use shampoos específicos para “cabelos coloridos”;
  • Evite deixar o cabelo exposto ao sol, opte por usar chapéus ou produtos com proteção UV;
  • Evite lavar os fios com água muito quente, pois pode desbotar a cor mais rapidamente;
  • Faça com frequência um banho de brilho ou matização nos fios.

Qual a melhor escolha: tintura, matizador ou tonalizante?

Na hora de retocar os fios, poucas pessoas sabem a diferença entre tonalizante, matizador e tintura permanente. Vamos conhecer as características?

Tintura

A tinta para cabelo pode ser encontrada também como “coloração permanente”, isso porque ela conta com amônia em sua composição. Esse tipo de tintura pode não ser compatível com alguns produtos químicos de alisamento e relaxamento, por isso, pergunte sempre sobre compatibilidade de produtos químicos com profissionais, antes de sobrecarregar os fios. Para dar vida aos ruivos, na maior parte das vezes, a coloração é o produto ideal.

Tonalizante

Os tonalizantes não contém amônia na fórmula, por isso, são feitos exclusivamente para dar banho de cor e brilho aos fios, penetrando apenas na parte superficial do cabelo. A durabilidade dos tonalizantes nos fios é menor do que as colorações permanentes, porém, também são menos agressivos à saúde da fibra capilar. Para renovar a cor dos fios, o tonalizante é perfeito.

Matizador

Diferentemente de um tonalizante, que deposita cor, o matizador ajuda a neutralizar ou intensificar certas nuances, mantendo a cor ruiva viva e radiante. Sua principal função é combater o desbotamento, que é uma ocorrência comum em cabelos ruivos devido à natureza volátil dos pigmentos vermelhos. Para manter os ruivos em dia, sempre vivos, o matizador é um ótimo aliado.

Sugestão de produtos Salon Line

Não basta conquistar o ruivo perfeito, é preciso manter a cor, o brilho e, claro, a saúde dos fios. Então, confira a seleção de produtos Salon Line que separamos para manter seus tons de ruivo incríveis:

Máscara Matizadora #todecacho Ruivo Natural

A Máscara Matizadora #todecacho Ruivo Natural é a aliada perfeita para cuidado profundo e proteção dos cachos, conferindo um tom ruivo natural e vibrante. Sua formulação é enriquecida com extrato de hibisco e óleo de argan, proporcionando um tom ruivo duradouro e muito brilho.

Máscara Pigmentante #todecacho Salmão

A Máscara Pigmentante Salmão #todecacho foi especialmente desenvolvida para cabelos ondulados, cacheados e crespos ruivos. Ela não só oferece uma cor rica e vibrante, mas também assegura hidratação e luminosidade. Ingredientes-chave como ácido hialurônico e pantenol reforçam a tonalidade, mantendo os fios coloridos e bem hidratados.

Máscara Matizadora Meu Liso Ruivo Natural 

A Máscara Matizadora Meu Liso Ruivo Natural é a solução perfeita para intensificar e preservar o tom ruivo natural. Além de matizar o cabelo, ela cuida dos fios, garantindo uma cor vibrante e um brilho notável. Sua formulação é potencializada com um blend de aminoácidos, D-pantenol e óleo de coco que, juntos, garantem uma matização profissional e prolongam a vivacidade da cor.

Perguntas frequentes

Quais são os tons de ruivo mais populares?

Os tons mais populares de ruivo incluem o ruivo avermelhado, ruivo escuro, ruivo natural e ruivo dourado. No entanto, outras tonalidades, como o ruivo strawberry e o ruivo doce de leite têm conquistado preferências.

Posso pintar meu cabelo em casa para ficar ruiva?

Sim, você pode usar uma tintura específica para cabelos em casa para obter um tom de ruivo. Mas para um efeito profissional, que considere o tom de pele, é válido consultar um profissional especialista em colorimetria capilar.

Como escolher o tom certo de ruivo para minha pele?

O mais recomendado é considerar seu tom de pele: pessoas com peles claras geralmente ficam bem com tons mais vibrantes, enquanto pessoas com peles mais escuras podem optar por tons mais escuros. No entanto, vale considerar a avaliação de um profissional e também o próprio gosto pessoal.

É necessário descolorir o cabelo antes de pintá-lo com tons de ruivo?

Em alguns casos, sim. Se você tem cabelos muito escuros ou já coloridos, pode ser necessário fazer uma descoloração antes da aplicação da tintura avermelhada. Sempre vale consultar um profissional para essa decisão, ok?

Quais cuidados extras preciso ter ao ter cabelos ruivos?

Os cabelos ruivos tendem a desbotar mais rapidamente, então recomenda-se utilizar produtos específicos para manutenção da cor, como tonalizantes e matizadores, além de evitar água quente durante as lavagens.

Quantas vezes preciso retocar a raiz dos meus fios vermelhos?

O período de manutenção depende do crescimento do seu cabelo e como ele reage à coloração; normalmente recomenda-se retocar a cada 4 a 6 semanas.

Diante de todas as explicações e inspirações das variedades de tons de ruivo, já dá pra escolher um favorito, né? Agora é só abraçar essa escolha e arrasar!


Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
24 horas ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo