O que é Plástica Capilar? Conheça o tratamento

  •  Icone Calendario17 de novembro de 2022
  •  Icone Relogio 14:01
  •  
  • Luana Queiroz
 Mulher de cabelo liso, castanho médio, corte médio, com volume e movimento

Você sabia que existe um tratamento que promete recuperar e fortalecer os fios, sem modificar a estrutura natural das madeixas? Esse é o resultado da plástica capilar, técnica que utiliza uma substância muito importante para a fibra capilar e que pode ser usada em qualquer tipo de cabelo. Quer saber que ativo é esse e como a plástica capilar age nos fios? Fica com a gente!

O que é a plástica capilar?

A plástica capilar, também conhecida como plástica dos fios ou cauterização, é um tratamento profundo para cuidar dos cabelos altamente danificados, recuperando os fios dos danos externos.

Alguns tipos de danos podem ser facilmente revertidos com tratamentos como a hidratação ou a nutrição capilar, por exemplo, que devolvem aos fios a umidade e o óleo natural perdidos. Mas fatores mais graves causados pelo abuso de ferramentas de calor (secador, prancha, modelador) e especialmente procedimentos químicos (alisamento, descoloração, coloração) são capazes de retirar do fio a sua massa capilar, composta de proteína, que é essencial para a saúde capilar.

Por isso, para repor a proteína perdida, é preciso um procedimento de reconstrução capilar mais profunda – e é aí que a plástica capilar entra.

Para que serve a plástica dos fios?

Quando a fibra capilar passa por grandes danos, ela perde nutrientes essenciais para manter-se saudável e bonita, deixando os fios frágeis, ressecados, quebradiços e extremamente elásticos e porosos.

Neste caso, a plástica capilar é indicada já que se trata de um tratamento profundo que vai repor tudo aquilo que o cabelo perdeu através de um banho de queratina, capaz de reconstruir a fibra fragilizada.

A plástica capilar alisa o cabelo?

Como a plástica capilar está entre as técnicas que deixam os fios visivelmente mais alinhados e com menos frizz, como o botox capilar, é bem comum que muita gente acredite que ela alisa o cabelo – mas isso é um mito! A plástica capilar não alisa os fios, já que é apenas um tratamento profundo que reconstrói e recupera a fibra capilar.

Em fios crespos e cacheados pode acontecer uma redução temporária de volume (que ocorre porque os fios ficam mais alinhados), mas o efeito passa em pouco tempo, já que não acontece uma mudança na estrutura do cabelo.

Mulher negra de cabelo cacheado longo, tratado com plástica capilar

Para quais tipos de cabelo o tratamento é indicado?

Esse tratamento é indicado para os fios profundamente danificados, ou seja, aqueles que passaram por descoloração, coloração, alisamentos ou para aquelas pessoas que exageraram no uso do secador ou da chapinha, por exemplo. E essa indicação vale para todas as estruturas de fio, sendo lisos, alisados, ondulados, cacheados ou crespos, já que a plástica capilar não alisa, apenas trata profundamente.

Vantagens de investir na plástica capilar

A queratina presente na plástica capilar repõe a massa perdida pelo fio, deixando-o encorpado e resistente. Além disso, esse procedimento também é capaz de fechar a cutícula dos fios, promovendo:

  • Diminuição do frizz
  • Alinhamento
  • Maior brilho
  • Força
  • Aparência super saudável

Entenda o papel da queratina no procedimento

A queratina é o principal ativo para a realização deste tratamento, ela é proteína capaz de devolver ao fio a sua massa, deixando-o preenchido e forte novamente. Os aminoácidos também podem ser encontrados na composição dos produtos usados na plástica capilar e são responsáveis por nutrir profundamente as fibras capilares, garantindo maciez e brilho.

Mulher de cabelo loiro, ondulado, corte long bob

Dicas de cuidados pré e pós-plástica dos fios

Antes de se jogar na plástica capilar, o ideal é procurar um bom profissional. Isso porque realizar o procedimento sozinha pode levar a um resultado desagradável, como o cabelo enrijecido, por exemplo, por excesso de queratina. Por este motivo, é sempre melhor recorrer a quem entende do assunto.

No pós-procedimento, é importante manter os tratamentos cotidianos em dia, para que o cabelo não volte a ficar danificado. Invista na hidratação, nutrição e reconstrução recorrente, montando um cronograma capilar adequado para o seu tipo de cabelo. Além disso, é bom investir em produtinhos reconstrutores para manter o tratamento por mais tempo.

E, por fim, lembre-se: a plástica capilar deve ser apenas composta por ativos que reconstroem a fibra capilar, como a queratina, e nunca conter substâncias químicas que alterem a estrutura do cabelo.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖
E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
  • Muito amor pela Bahia 💖🥰
Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩
#SalonNoSaoJoao
  • E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽
#SalonNoSaoJoao
Os penteados mais pedidos por aqui e todos feitos com muito amor! ✨💖 E aí, gostaram?#salonnosaojoao #salonline #penteados
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Muito amor pela Bahia 💖🥰 Me falem mais coisas que tem na Bahia que não tem em nenhum outro lugar 🤩 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
E pra você, o que não pode de jeito nenhum faltar no São João? 😜🌽 #SalonNoSaoJoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo