Bioplastia capilar: o que é e porque fazer
-
13 de abril de 2021
-
09:30
- Salon Line

Seu cabelo anda opaco, áspero, quebradiço e sem vida? Bioplastia capilar nele! Não sabe o que é isso? Fique de olho aqui e aprenda a recuperar a saúde dos fios danificados desde as camadas mais profundas até a superfície. Bora lá?
O que é bioplastia capilar?
A bioplastia capilar é um tratamento que tem como objetivo recuperar a saúde do cabelo de dentro para fora, principalmente daqueles fios danificados por excesso de químicas, ferramentas de calor e fatores externos, como sol, vento e poluição.
Ou seja, a bioplastia no cabelo penetra e repõe internamente a massa perdida, preenche o córtex e sela (fecha) a cutícula. No que se refere a parte externa (fora do fio), ela oferece elasticidade, maciez, brilho e disciplina às madeixas.
Para que serve a bioplastia capilar e por que fazer?
A bioplastia capilar não só devolve a saúde às madeixas, como também devolve os estoques de ácido hialurônico e colágeno aos fios danificados. Afinal, o tratamento bioplastia capilar é feito com produtos com ácido hialurônico, substância responsável por ajudar a conservar as fibras de colágeno, uma proteína essencial para a resistência e força dos fios.
Vale lembrar que o nosso corpo produz naturalmente esse composto, porém conforme a idade vai avançando, a sua produção e quantidades passam a diminuir, afetando então a integridade dos cabelos. Por isso, o uso da bioplastia capilar.
Quem pode fazer a bioplastia capilar?
Qualquer pessoa que esteja com as madeixas extremamente danificadas ou ressecadas pode fazer uma bioplastia no cabelo, independentemente do tipo de cabelo e curvatura do fio. Importante: os compostos presentes nesse tratamento são naturais e, por isso, ele pode ser feito antes e depois da aplicação de qualquer tipo de produtos capilares ou procedimentos químicos.
Além disso, por usar esse tipo de produto, não é verdadeiro que a bioplastia capilar tem formol ou que alisa os fios – ela apenas deixa os mais alinhados, reduz o volume e restaura o brilho natural do cabelo.
Quando fazer a bioplastia capilar?
Ela pode ser feita antes ou depois da aplicação de procedimentos químicos. Se você optar por fazer a bioplastia capilar antes, o ideal é que fique 48 horas sem lavar os fios após a aplicação do produto, como se fosse uma preparação para receber a química. Agora, se você decidir aplicar a química primeiro, pode fazer a bioplastia capilar logo em seguida como forma de recuperar o cabelo de danos, devolvendo o brilho e a maciez.
Como fazer a bioplastia capilar?
Para realizar a sua bioplastia no cabelo, procure um profissional de sua confiança para realizar o tratamento e recuperar a saúde da sua fibra capilar. Veja como o tratamento da bioplastia capilar funciona:
- O cabelo é lavado duas vezes com shampoo.
- Parte da umidade é retirada com toalha ou secador.
- O produto para bioplastia capilar é aplicado nos fios e fica nos fios de 10 a 15 minutos.
- Após a pausa, o cabelo é seco e finalizado com a escova.
Como manter o resultado da bioplastia por mais tempo?
Depois desse tratamento super potente, você deve manter uma rotina de cuidados para que o cabelo continue bonito e saudável. Para te ajudar nessa, veja outros tratamentos incríveis para os seus fios:
- Plástica capilar
- Umectação noturna
- 3 receitinhas caseiras de hidratação