Descubra toda
a beleza do
cabelo crespo

Para ostentar um crespo impecável é preciso manter uma rotina de cuidados e tomar alguns cuidados com esse tipo de cabelo. Com as dicas certas, você pode aproveitar a beleza natural do seu afro, explorando texturas e penteados. Confira!

Tipos de
cabelo crespo

Assim como o cabelo cacheado, o cabelo afro possui diferentes subclassificações – cada um com particularidades que as diferenciam entre si. As curvaturas atribuídas a esse tipo de cabelo são as 4A, 4B e 4C.

mulher negra com tiara branca no cabelo
É um cabelo que possui fios enrolados desde a raiz, formando cachos bastante fechados e que se mantém assim até mesmo molhados. O grande diferencial é que mesmo que os cachos sejam bastante fechados, eles ainda mantêm um pouco de definição.
 mulher negra com black power

O cabelo 4B também forma alguns cachinhos mais “apertados”, porém, a dificuldade em manter a formatação é grande e o volume do cabelo é mais evidente. Os cabelos 4B costumam ter os fios mais finos e são naturalmente mais secos também.

mulher negra de cabelo curtíssimo crespo

No 4C o cabelo se enrosca, mas não forma cachos definidos, podendo algumas vezes aparentar um formato de ziguezague. Por ser volumoso, esse cabelo sofre bastante com o fator encolhimento, além de ser super frágil, necessitando de atenção e cuidados.

Quais os melhores ingredientes para
hidratar os cabelos crespos?

Os aliados do cabelo crespo são os óleos vegetais e as manteigas, que s atuam da mesma forma no cabelo que a oleosidade natural. Aplicar máscaras e utilizar produtos que possuam esses ativos é algo necessário ao cabelo e que vai trazer uma dose extra de saúde aos fios.

Fator encolhimento

O fator encolhimento é bastante comum em cabelos crespos e cacheados que, por conta de sua curvatura, após secos, apresentam uma aparência menor do que quando estão molhados, pois os fios acabam se retraindo e aparentando serem menores do que são.

mulher negra segurando fio de cabelo

Como soltar os cachos do cabelo crespo?

Existem algumas maneiras fáceis de soltar o cabelo crespo.

Experimente secar o cabelo sem o uso do difusor, utilizando um ar menos quente e protegendo os fios: dessa forma, o crespo perde um pouco de definição, mas ganha mais volume e a sensação de maior comprimento, diminuindo o fator encolhimento.

Outra forma de soltar os cachos no cabelo crespo curto é usar um pente garfo para soltar a raiz, acessório que vai dar o efeito desejado sem não danificar os fios.

Além disso, utilizar as mãos com um pouco de óleo e puxar os cachos gentilmente para cima após finalizados e secos pode desfazer um pouco do fator encolhimento.

O corte em camadas pode reduzir o volume excessivo e permitir que o cabelo crespo caia de maneira mais uniforme, diminuindo o encolhimento.

Como finalizar o cabelo crespo?

Finalizar o cabelo crespo é garantir não só definição e cuidado, mas também praticidade nos dias seguintes ao dia da lavagem. Existem diversas técnicas e possibilidades para você testar e ver qual se adapta melhor a sua rotina.

Fitagem

A fitagem é uma técnica de finalização que modela os fios a partir da estimulação dos cachos com as mãos e da aplicação do creme de pentear.

Após todo o processo de lavagem, divida o cabelo em mechas pequenas e passe um pouco de creme para pentear ou ativador. Após aplicar, aperte os cachos em direção a raiz do cabelo para defini-los.

Dedoliss

É um tipo de finalização que usa os dedos para enrolar os fios e modelar os cachos, técnica que ajuda a reduzir o frizz, aumentar a definição e criar cachos mais controlados.

passo 1

mulher negra de cabelos vermelhos

Para fazer o dedoliss você deve dividir o cabelo úmido em mechas (mechas mais finas para cabelos com mais volume e mais grossas para com mais volume).

passo 2

mulher negra de cabelos vermelhos

Aplique o finalizador e enrole as mechas ao redor do dedo. Espere alguns segundos e solte.

passo 3

mulher negra de cabelos vermelhos

Deixe secar naturalmente. Se quiser soltar os cachos, aplique um pouco de óleo vegetal e solte os fios da raiz com os dedos.

Texturização

Algumas das texturizações mais clássicas são feitas com o uso de acessórios como bobes e bigudinhos, que podem ser de diferentes tamanhos para criar cachos maiores ou menores. Basta aplicar um ativador de cachos em mechas finas ou grossas e enrolar ao redor dos acessórios. Espero algumas horas e solte. 

mulher negra fazendo texturização no cabelo

Twist

Se você prefere uma texturização que não envolva o uso de acessórios pode apostar nos twists, que nada mais é do que a torção dos fios. Divida o cabelo úmido em mechas e aplique um pouco de finalizador em todas elas. Depois, divida-a em duas mechas menores e torça uma sobre a outra. Faça isso no cabelo todo e deixe os twists por algumas horas. Após esse tempo, basta soltá-los.

Baby Hair

O baby hair é uma forma modelar os cabelos mais novos que aparecem normalmente na região da testa e têmporas. Parafazer você vai precisar de um gel ou gelatina e um pequeno pente ou escova de dentes. Aplique o produto nos fios e, depois, modele-os com o pente e/ou os dedos. Deixe os fios secarem para fixar a modelagem

PENTEADOS para cabelo crespo

Existe uma gama imensa de penteados, combinações de técnicas e formas de criar penteados para os cabelos crespos.

mulher negra com afro puff

Afro puff

Para fazê-lo, basta soltar um pouco a raiz do cabelo com um pente garfo e puxar todo o cabelo na direção do topo da cabeça. Em seguida, amarre um elástico ou lenço. Você pode passar um pouco de creme de pentear ou geleia no cabelo para melhor fixação.

mulher negra com bantu knots

Bantu knots

Agora, se você pretende arrasar com um penteado, mas quer praticidade e ainda ter uma opção de texturização para os dias seguintes, aposte nos bantu knots, que são aqueles coquinhos feitos ao longo de toda a cabeça.

mulher negra com moicano

Moicano

Se você quiser dar vida a um penteado moicano, basta fazer dois coques: um no topo da cabeça e um na nuca. Aplique um gel ou gelatina nas laterais para dar acabamento e junte os fios do coque, mesclando-os.

Tranças

As tranças afros são ótimas opções para um crespo cheio de estilo e ancestralidade. A mais conhecida delas, as box braids, são tranças individuais que começam na raiz do cabelo e se estendem até as pontas. Elas são criadas incorporando fibras sintéticas como jumbo, kanekalon, ou lã aos fios naturais.

Melhores cortes para cabelo crespo

O grande poder do cabelo crespo, e uma das coisas que o torna tão bonito, é certamente o seu volume bem distribuído. Por isso, apostar em cortes que trazem leveza para os fios é fundamental para garantir um cabelo lindo e volumoso.

mulher negra com corte coração

Corte coração

Nele, os fios são cortados em camadas e o cabelo não passa muito da altura dos ombros. O corte leva esse nome, pois o formato do corte após finalizado, lembra a silhueta de um coração.

mulher negra com corte fade

Fade

O corte fade é caracterizado por ter os lados e a parte de trás do cabelo raspados gradualmente, criando um contraste entre o comprimento com a parte superior. O comprimento vai diminuindo do topo para baixo, criando uma transição suave.

mulher negra com shaggy hair

Shaggy hair

Com ares de bagunçadinho, o shaggy hair caracterizado por camadas irregulares e, geralmente começando na altura do queixo ou ombros.

Wolf cut

Um exemplo de corte supermoderno para quem tem cabelos crespos é o wolf cut. É basicamente um corte em camadas repicadas com uma espécie de mullet na parte traseira, que deixa essa área mais comprida, dando maior sensação de comprimento.  

Pixie

Aqui, a parte de trás e os lados são cortados bem rentes à cabeça, enquanto a parte de cima pode ser deixada um pouco mais longa e estilizada de várias maneiras. É um corte elegante, prático e bastante ousado. 

Camadas

No corte em camadas é criado diferentes comprimentos de cabelo, criando uma aparência de camadas, que podem ser suaves e sutis para dar volume e movimento ao cabelo ou mais acentuadas para criar um visual mais marcante e divertido.

produtos para cabelo crespo salon line

Linha S.O.S Cachos

A linha S.O.S Cachos traz diversos produtos, que vão desde shampoos, condicionadores, máscaras, cremes para pentear, ativadores de cachos, além de ativos poderosos para cuidar dos cabelos crespos. 

linha completa da Salon Line SOS Cachos Super Óleos

A hidratação e a nutrição são fundamentais para repor os nutrientes e umidade perdidos. E para isso, é indispensável o uso de produtos para cabelos crespos, pensados para as necessidades diárias dos cabelos afro.

Linha #todecacho

A linha #todecacho quer acompanhar você a cada transformação. Seja com o volume nas alturas, preso, solto, longo, curto, com tranças ou colorido, #todecacho é a escolha certa para cuidar e estilizar os cabelos da raiz às pontas.

vários produtos bem coloridos da Salon Line

Linha Creme Para Pentear

A linha Creme para Pentear conta com alta performance e qualidade com ótimo custo-benefício. São diversas opções para atender todas as necessidades das crespas: hidratação, definição, desembaraço, brilho, maciez e cuidado poderoso.

quatro produtos com embalagens coloridas da Salon Line

Ainda tem dúvidas sobre cabelo crespo? Esses conteúdos podem te ajudar!

Mais dicas para todas as curvaturas

Cuidados pós progressiva: dicas para manter os fios alisados lindos e saudáveis Você conhece os benefícios do D-Pantenol para o cabelo? Saiba o que é e quais os benefícios do acidificante capilar Cronograma capilar para crescimento: dicas para um cabelão de sucesso Tranças box braids em cabelos cacheados: dicas e 6 inspirações Como finalizar cabelo liso: dicas incríveis para um resultado de sucesso! Óleo de coco para cabelo: benefícios e diferentes modos de usar Pré-shampoo: conheça tudo sobre essa etapa de cuidado