Tudo o que você precisa saber sobre leave-in e suas formas de uso

  •  Icone Calendario29 de agosto de 2023
  •  Icone Relogio 08:57
  •  
  • Carolina Glogovchan
 mulher branca de cabelos longos bem lisos e pretos com a mão no rosto e sorrindo

Sem dúvidas, a finalização é uma das etapas mais importantes do cuidado capilar, independente da curvatura. Muita gente acredita que essa parte é importante apenas para as cacheadas e crespas, mas para quem possui fios lisos e ondulados, caprichar na finalização também faz toda a diferença na hora de obter o resultado que a gente ama.

Enquanto a finalização ideal para fios com curvatura é focado em definir os cachos, a finalização para lisas e onduladas inclui alinhamento, controle do frizz e proteção contra danos, benefícios fundamentais para cabelos saudáveis e bonitos.

Por isso, o leave-in é o finalizador querido de muitas, justamente por ser responsável por deixar as madeixas mais sedosas e macias. Quer saber como? Então, vem aprender mais sobre esse produto, e como você pode começar a usá-lo para ter cabelos ainda mais bonitos.

O que é leave-in?

O leave-in é um produto pós-shampoo, ou seja, um finalizador que deve ser aplicado após a lavagem dos cabelos. Traduzido do inglês, o termo significa “deixa ficar”, ou seja, ele serve para proporcionar o efeito “final” aos cabelos, devolvendo hidratação, maciez e brilho.

Por ser um produto sem enxágue, a aplicação do leave-in deve sempre ser feita após lavar e condicionar os cabelos e antes de usar qualquer ferramenta de calor, como secador ou prancha.

Quais os benefícios do leave-in?

Os leave-ins oferecem efeitos diversos. Mas, em geral, todos os cabelos podem se beneficiar dos seguintes resultados:

  • Hidratação: diversos leave-ins contêm componentes que promovem a umidade dos cabelos, conferindo suavidade, maciez e flexibilidade;
  • Desembaraço: o uso do leave-in auxilia no processo de desatar os nós do cabelo, minimizando a quebra dos fios;
  • Defesa de fatores externos: algumas formulações proporcionam uma barreira contra raios ultravioleta, contaminação atmosférica e o calor de secadores e pranchas.
  • Brilho e selagem capilar: o leave-in ainda é capaz de garantir a selagem da cutícula, de forma a reter a hidratação dos fios, mantendo-os mais alinhados e brilhosos. 
  • Controle de frizz: os leave-ins são formulados para gerenciar e reduzir o frizz, proporcionando um aspecto mais liso ao cabelo.
  • Recuperação do fio: existem leave-ins que contêm substâncias voltadas para a revitalização de cabelos prejudicados, incluindo proteínas e aminoácidos.

Você pode escolher o seu leave-in de acordo com a sua necessidade capilar: seja definição de frizz, controle de volume, defrizante ou protetor de cor. Certamente, existe um leave-in perfeito para você!

Qual a diferença entre leave-in e creme para pentear?

Em geral, os leave-ins e os cremes de pentear não têm muitas diferenças, já que ambos são produtos pós-shampoo com o mesmo objetivo: proporcionar benefícios específicos para o cabelo na hora da finalização. O principal ponto divergente, no entanto, é que o creme de pentear é um produto mais denso e, consequentemente, mais indicado para fios cacheados e crespos, enquanto o leave-in oferece diferentes texturas para todos os tipos de fio, sendo o líquido o mais comum e democrático – e também o preferido entre as lisas.

Enquanto o creme de pentear tem como principais funções desembaraçar os fios e auxiliar na definição, o leave-in é responsável por alinhar os cabelos, deixando-os mais hidratados, sedosos e sem frizz.

Qual a diferença entre protetor térmico e leave-in?

É possível dizer que a principal diferença entre esses dois produtos é o objetivo. O protetor térmico é especificamente formulado para proteger os fios contra os danos das ferramentas térmicas, como secadores, pranchas e modeladores de cachos. Ao ser aplicado no fio, o protetor térmico cria uma barreira que minimiza os efeitos negativos do calor, como ressecamento e quebra, favorecendo a saúde dos fios.

Por outro lado, o leave-in é um condicionador sem enxágue que permanece no cabelo após a aplicação, proporcionando benefícios como hidratação, controle de frizz e facilitação do desembaraço. Embora alguns leave-ins possam ter propriedades de proteção térmica, sua função principal é oferecer cuidado e tratamento aos fios, independentemente da utilização de ferramentas térmicas.

Os protetores térmicos Salon Line, por exemplo, podem ser usados como leave-ins, e os leave-ins Salon Line também protegem contra as altas temperaturas das ferramentas de calor. 

Como usar leave-in no cabelo?

O uso do leave-in vai depender sempre das instruções do fabricante. Mas, de forma geral, a regra é aplicá-lo nos cabelos limpos e úmidos, do comprimento às pontas, sempre tomando cuidado com a quantidade, já que o excesso pode deixar os cabelos muito pesados, e comprometer o movimento.

Dependendo do leave-in, você pode utilizá-lo em conjunto com outros finalizadores Salon Line para combinar diferentes resultados e conseguir madeixas ainda mais bonitas: os defrizantes são uma ótima opção para serem usados em conjunto com o seu leave-in favorito para controlar os fios arrepiados indesejados. Confira nossas indicações:

O Spray Defrizante Protetor Térmico Meu Liso Hialurônico ajuda a proteger os cabelos contra os danos das ferramentas de calor e garante mais alinhamento capilar, brilho e maciez aos fios sem pesar na raiz.

O Defrizante S.O.S Bomba Original possui proteção térmica para usar ferramentas de calor, combate o frizz, e ainda deixa os fios alinhados, macios e hidratados.

Defrizante Protetor Térmico Meu Liso Extremo garante proteção térmica para usar ferramentas de calor sem preocupação, além de deixar o cabelo perfeitamente alinhado, macio e hidratado.

O Defrizante Protetor Térmico Meu Liso Proteção Total tem proteção térmica, potencializa o efeito das ferramentas de calor e acelera o processo de secagem, tudo isso garantindo 3X mais proteção, 3X mais maciez e 72 horas sem frizz.

O Defrizante Protetor Térmico Meu Liso Muito + Liso garante cabelos extremamente lisos e saudáveis, sem volume e sem química. Além de proporcionar proteção contra a ação do calor do secador ou da chapinha, ele sela totalmente as pontas e combater o frizz.

O Defrizante Protetor Térmico Meu Liso Proteção Total tem proteção térmica, potencializa o efeito das ferramentas de calor e acelera o processo de secagem, tudo isso garantindo 3X mais proteção, 3X mais maciez e 72 horas sem frizz.

O Defrizante Meu Liso Demais garante proteção térmica para usar ferramentas de calor sem preocupação, além de deixar o cabelo perfeitamente alinhado, macio e hidratado.

Leave-in Salon Line

Se você procura por opções de leave-ins completas, confira os benefícios dos produtinhos Salon Line para manter seus cabelos sempre saudáveis:

Creme Leave-in Restauração Intensa Meu Liso

O Creme Leave-in Restauração Intensa Meu Liso combate os sete danos extremos do cabelo: frizz, quebra, opacidade, elasticidade, ressecamento, pontas duplas e cabelos fragilizados. Além disso, sua fórmula ainda protege os fios contra as ferramentas de calor, hidrata e restaura intensamente. 

Spray Leave-In Meu Liso Reparação

Já o Spray Leave-In Condicionador Reparação da linha Meu Liso foi feito para quem deseja fios longos e saudáveis. Com ação antiquebra, controle de frizz, selamento das cutículas, prevenção de pontas duplas e proteção térmica contra as ferramentas de calor, esse produto vai ser o melhor amigo dos seus lisos. 

Leave-in — Perguntas frequentes

O que é leave-in?

Leave-in é um produto capilar que é aplicado nos cabelos após a lavagem e não é enxaguado. Ele ajuda a condicionar, desembaraçar, proteger e estilizar os fios.

Qual é a diferença entre leave-in e condicionador?

O condicionador é enxaguado após alguns minutos, enquanto o leave-in é deixado nos cabelos. O leave-in proporciona um condicionamento mais duradouro, proteção térmica e facilita a finalização dos cabelos.

Como usar o leave-in corretamente?

Após lavar e condicionar o cabelo, remova o excesso de água com uma toalha e aplique o leave-in nos fios úmidos ou secos. Distribua o produto uniformemente do comprimento até as pontas, evitando a raiz. Penteie ou modele conforme desejado.

O leave-in deixa o cabelo oleoso?

O leave-in não deve deixar o cabelo oleoso se utilizado na quantidade adequada para o seu tipo de cabelo. Se você tem cabelos mais finos ou oleosos, escolha um leave-in mais leve e aplique uma quantidade menor.

Posso usar leave-in todos os dias?

Sim, é possível usar leave-in diariamente, especialmente se o seu cabelo precisa de condicionamento e proteção regular. No entanto, observe como o seu cabelo responde e ajuste a frequência de acordo com suas necessidades.



Comentários

  1. Mary disse:

    Foram ótimas as suas informações, mas eu quero saber se posso usar primeiro o leave-in e depois o preparador, ou os dois juntos?

    1. Salon Line disse:

      Pode sim Mary! Você pode utilizar o leaven-in e depois o finalizador. ❤️❤️❤️

  2. Vivianna Peres disse:

    Excelentes as suas informações. Meu cabelo embaraça muito, por isso uso condicionador. Posso usar o Leave-in tendo usado condicionador?

    1. Salon Line disse:

      Pode sim, Vivi! O nosso “Maria Natureza CC-Cream Festival das Flores” é ideal para desembaraçar, selar as pontas, hidratar e acabar com o frizz! ❤ https://www.lojadasalonline.com.br/leave-in-cc-cream-salon-line-maria-natureza-brilho-gloss-100ml-95180-p988458

  3. Thayna Gomes disse:

    Posso usar leave- in antes da secador da chapinha? ?

    1. Salon Line disse:

      Oi Thayna, tudo bem linda? Nós temos o “Leave-in CC-Cream Maria Natureza Festival das Flores” que pode ser utilizado antes de fazer a escova. É só aplicar uma pequena quantidade, mecha por mecha, e iniciar o processo de escovar com o secador e se desejar, finalize com a prancha para potencializar o efeito liso. ❤?

  4. Ninna disse:

    Eu tenho cabelo tipo 2c, e estou procurando montar uma rotina de lavagem que potencialize os cachos.. Vocês têm alguma dica? O cabelo é muito oleoso na raiz e seco nas pontas. Desde já obrigada!

    1. Salon Line disse:

      Ninna, temos dicas maravilhosas sobre o Cronograma Capilar, uma rotina de cuidados perfeita para manter as madeixas saudáveis e cheias de vida! Unindo o melhor das etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Vamos deixar o link para você! Beijos! ❤❤ https://salonline.com.br/cronograma-capilar-produtos-e-dicas-para-restaurar-fios-danificados-ou-secos/

  5. maria vanilza disse:

    comprei um produto leave in reparador .a vendedora disse que serve como protetor termico.isso e verdad
    e

    1. Salon Line disse:

      Ma, vamos deixar aqui embaixo o link com os nossos produtos que possuem proteção térmica! https://www.lojadasalonline.com.br/searchresults?Ntt=termico&Rdm=58&searchType=simple&type=search

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
  • Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
  • E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
Simbora fazer teu penteado MIGS e vamos curtir o São João! 👩🏻‍🌾🌽#SalonNoSaoJoao #SalonLine
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Passar em qualquer lugar com o cabelo finalizado com a Gelatina Modeladora de Uva #todecacho Kids é assim: só receber elogios! 😍💜🍇 #salonnosaojoao #salonline #gelatinadecabelo #gelatinauva
1 dia ago
View on Instagram |
2/3
E aí, @eusaabrina julgou certo? Conta pra gente, qual produtinho você usa?#salonline #salonnosaojoao #cabelocacheado #cremedemelancia #saojoao
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Qual o melhor tônico de crescimento capilar? Como fazer hidratação para cabelo cacheado ressecado e com frizz? Curtain bangs em cabelo ondulado: o poder da franja cortina Cortes de cabelo feminino médio para você aproveitar em grande estilo Penteados para festa junina que vão inspirar seu arraiá
Pular para o conteúdo