Óleos essenciais para cabelo: para que servem e como usá-los?

  •  Icone Calendario20 de agosto de 2020
  •  Icone Relogio 19:50
  •  
  • Tayla Pinotti
 Óleos essenciais para cabelo

Eles estão em toda parte: nos perfumes, nos detergentes para lavagem de roupas, nos medicamentos e também nos cosméticos capilares. Os óleos essenciais para cabelo não são novidade, mas muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a real finalidade desse ingrediente nos fios.

Feitos a partir de ervas, flores, espinhos, árvores e todos os tipos de vegetais, esses óleos são, literalmente, a essência das plantas das quais eles se originam. Justamente por isso, são as substâncias com a maior concentração energética vegetal que existe, além de serem bastante complexos, podendo conter até 300 substâncias diferentes em um único frasco.

Muitas pessoas já usavam os óleos essenciais para aromaterapia, massagens, banhos de imersão e de chuveiro, compressas, inalações e escalda pés, mas seus princípios ativos também têm se mostrado eficientes na melhora da saúde dos fios e do couro cabeludo, atraindo adeptas de todos os tipos de cabelo.

Benefícios do óleo essencial para cabelo

Além de atuarem na reposição de nutrientes essenciais para a saúde dos fios, os óleos também ajudam a repor a umidade do cabelo. Penetrando no córtex da fibra capilar, eles são capazes de nutrir de dentro pra fora e, por essa razão, também são perfeitos para potencializar o tratamento de nutrição.

A capacidade antioxidante dos óleos essenciais auxilia na melhora do fluxo sanguíneo, o que facilita a penetração dos nutrientes no couro cabeludo, sendo uma ótima opção para os tratamentos de dermatite seborréica, oleosidade excessiva, calvície, psoríase e até mesmo no combate aos piolhos.

Já os ácidos graxos e as vitaminas presentes nessas substâncias concentradas são perfeitos para a reconstrução da superfície do cabelo danificado, além de serem capazes de proteger os fios de danos futuros. Os óleos também são capazes de hidratar e eliminar as pontas duplas do cabelo.

Vale lembrar também que, apesar do termo “óleo” no nome, essas substâncias não são gordurosas. Além de serem altamente voláteis, eles são substâncias concentradas que apresentam propriedades terapêuticas, mas não oleosas, o que significa que mesmo quem tem o cabelo liso pode usá-los.

Como usar os óleos essenciais para tratamento capilar

Por serem altamente concentrados, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo. Apesar disso, você pode usar o produto puro “só nas pontinhas”, pois, dessa forma, você não estará prejudicando os fios – ao contrário: os óleos essenciais funcionam como ótimos reparadores de pontas.

Para usar a substância em todo o comprimento, a recomendação de especialistas é que ela seja diluída com outro cosmético ou até mesmo com outro óleo vegetal. Você pode acrescentar algumas gotas do seu óleo essencial preferido no seu shampoo, condicionador ou máscara de hidratação – o ideal é colocar entre 2 e 5 gotas no seu produto.

Uma forma prática e eficiente de garantir os benefícios dos óleos essenciais nos cabelos é apostando em cosméticos que já tenham esses ingredientes na composição, como no caso dos produtos da linha Meu Liso Óleos Essenciais, que conta com shampoo, condicionador e máscara de hidratação.

Todos eles são enriquecidos com os óleos de argan, algodão, chá verde e girassol, proporcionando uma nutrição capilar que não pesa nos cabelos lisos. Vale a pena apostar nessa combinação e garantir todos os benefícios dos óleos essenciais no seu cabelo – e na medida certa!

Dúvidas Frequentes:

Quais óleos essenciais são bons para hidratar o cabelo?

Alguns óleos essenciais recomendados para hidratação capilar são lavanda, ylang-ylang, camomila, rosa mosqueta, palmarosa, sândalo, gerânio, patchouli, vetiver e sálvia.

Como usar óleo essencial no couro cabeludo?

Para estimular o couro cabeludo, você pode diluir algumas gotas de óleo essencial em óleo carreador e massagear suavemente o couro cabeludo antes de lavar o cabelo.

Óleo essencial pode ser adicionado ao shampoo ou condicionador?

Sim, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial ao seu shampoo ou condicionador para potencializar seus efeitos. Lembre-se de misturar bem antes de usar.

Quais são os benefícios do óleo essencial de alecrim para o cabelo?

O óleo essencial de alecrim pode estimular o crescimento capilar, melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e fortalecer os fios.

Óleo essencial pode ajudar no combate à caspa?

Sim, alguns óleos essenciais, como tea tree e hortelã-pimenta, têm propriedades antifúngicas e antibacterianas que podem ajudar a combater a caspa.

Posso aplicar óleo essencial diretamente no cabelo?

Não, os óleos essenciais devem ser sempre diluídos em óleos carreadores antes de serem aplicados no cabelo, pois são altamente concentrados e podem causar irritações.

Posso usar óleo essencial todos os dias no cabelo?

O uso diário de óleos essenciais no cabelo pode não ser recomendado, especialmente em altas concentrações. É melhor alternar o uso ou usar conforme a necessidade.



Comentários

  1. Julio Carlos Schlapp disse:

    Não encontrei o nome dos olhos.

    1. Salon Line disse:

      Julio, os óleos essenciais são feitos a partir de ervas, flores, espinhos, árvores e todos os tipos de vegetais, esses óleos são, literalmente, a essência das plantas das quais eles se originam. Uma forma prática e eficiente de garantir os benefícios dos óleos essenciais nos cabelos é escolhendo cosméticos que já tenham esses ingredientes na composição. Todos eles são enriquecidos com os óleos de argan, algodão, chá verde e girassol. Beijos!

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
  • Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉
Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover.
Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
  • Quem aí ama uma finalização?
Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖
Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
Um penteado estiloso e com a vibe dos anos 2000 está passando por aqui! 😍✨A @dayluzz arrasou usando a Cera Modeladora Fixação Extraforte de Men Essence para dar aquela fixação power, controle total do penteado com efeito matte e longa duração.Curtiu? Conta pra gente nos comentários! 😉#penteado #anos2000 #Y2K #ceramodeladora
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Quem também veio pra ganhar igual a @maru_tuzaki? 🙌🎉 Pode se achegar e bora participar do especial Salon Show de aniversário.Porque aqui, seus desejos podem se realizar, Salon Lover. Então, corre para o site 🖥️ https://www.salonline.com.br/ ou ligue 📞 (11) 5026-6416 para muitos descontos imperdíveis.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Quem aí ama uma finalização? Vem com a @urysilvaa aprender essa finalização para deixar os cachos definidos e volumosos, ela usou o Creme Para Pentear Definição Ultra Volume. 💖 Já salva esse vídeo pra fazer essa finalização também!
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno? Como fazer reconstrução capilar para cabelos cacheados Adote você também o penteado com faixa de cabelo Gel para cabelo feminino: como usar?
Pular para o conteúdo