loader image

7 dicas de como estudar para concurso

  •  Icone Calendario11 de abril de 2023
  •  Icone Relogio 15:40
  •  
  • Carol Andrade
 Mesa de trabalho com notebook, caneca e caderno

Vai prestar um concurso e não sabe, por onde começar estudar? Separamos esse conteúdo com x dicas de como estudar para concurso. Acesse!

Muito conteúdo, pouco tempo e a dificuldade de criar uma rotina de estudos. Quem estuda para concursos, sabe que é preciso estar bem preparado para se dar bem nas provas.

Caso o seu desejo seja passar em um concurso público, em provas conhecidas como do INSS, de prefeituras e cargos federais, conheça as principais dicas de como estudar e conquistar essas vagas.

Dicas de como estudar para concurso

O que eu não posso deixar de fazer para estudar para um concurso? Como estudar para um concurso público? Entenda como começar do zero e incluir os estudos na sua rotina. As dicas abaixo podem ser incluídas no seu dia a dia e contribuir para alcançar o tão sonhado concurso público.

  1. Tenha um local para estudar: para garantir a qualidade dos estudos é importante ter um local fixo definido para estudar. Como começar? Tenha um espaço em que seus materiais de estudo sejam facilmente acessados, desde computadores, cadernos, planners, até livros, apostilas e materiais como canetas, post-its e marca textos. Com um local determinado, o estudo fica mais prático e organizado, contribuindo para diminuir as distrações. 
  2. Crie uma rotina de estudos: você é uma pessoa que trabalha melhor durante o dia ou durante a noite? Diferentes tipos de pessoas têm rendimentos melhores em horários distintos. Quantas horas do seu dia você tem disponível para estudar? Responda estas questões e crie uma rotina de estudos, com horário reservado para dedicação exclusiva aos estudos. Com isto a sua agenda fica preenchida e a garantia do estudo naquele horário é maior.
  3. Faça um plano de estudos: defina quais matérias, disciplinas e temas que  você precisará estudar. Entenda os conteúdos relacionados ao seu concurso e pense em um cronograma que adeque eles ao tempo que você tem disponível.
  4. Estude o concurso: cheque com detalhes o edital, os prazos e quais conteúdos e referências são cobrados. Verifique as provas anteriores e treine para responder às questões. Cada concurso exige um conteúdo específico, inclusive com pesos diferentes na nota geral.
  5. Entenda quais técnicas e ferramentas melhor se aplicam a você: a estratégia de fixação de conteúdo e aprendizagem é algo que varia para cada pessoa. Há aqueles que fixam melhor anotando, outros que preferem o estímulo visual e ainda quem aprende melhor praticando. Mapas mentais, videoaulas, cursos online, podcasts e textos são alternativas de estudo. Veja qual se adapta melhor ao seu estilo e rotina.
  6. Revise o conteúdo estudado: tão importante quanto estudar é fazer uma revisão do conteúdo estudado. O processo contribui para fixar o conteúdo estudado e encontrar possíveis dúvidas. Crie resumos dos principais conteúdos voltados ao seu concurso e encaixe no cronograma de estudos uma rotina de revisão deles. Relembrar é sempre uma boa pedida nestes momentos.
  7. Tenha uma rotina saudável e faça pausas: para estudar para concursos é muito estratégico ter momentos de pausa e manter uma rotina saudável. Inclua no seu cronograma tempo para lazer, prática de exercícios físicos e para consumir alimentos saudáveis. E não se esqueça de uma boa noite de sono!

Importância de se preparar para um concurso

Estar bem preparado para um concurso vale a pena para mais questões do que fixar bem o conteúdo cobrado na prova. Com um preparo adequado, o candidato consegue administrar melhor o tempo de prova, possibilitando uma dedicação adequada às questões que exigem mais tempo de elaboração e evita a perda de tempo desnecessário.

Além disso, sabendo que o preparo foi bem feito, o candidato consegue estar mais confiante e tranquilo no dia da prova, e o nervosismo não entra em jogo, contribuindo para o esquecimento e confusões.

E quem se prepara evita surpresas previsíveis. Questões com “pegadinhas” conhecidas, autores e técnicas específicas já são esperadas para quem se preparou bem.

Com estas dicas, não deixe de se preparar e estudar para concursos que podem mudar o rumo da sua carreira.



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Como usar gelatina para cabelo cacheado? Tratamentos para o crescimento capilar Qual a função do matizador loiro? Salon Line indica os melhores produtos para cabelos ressecados Qual a melhor forma de cuidar dos cachos no inverno?
Pular para o conteúdo