Como alisar o cabelo: Dicas para conquistar fios lisos e alinhados
- 22 de novembro de 2017
- 13:56
Praticidade: essa é a primeira palavra que vem na nossa mente quando pensamos em cabelo liso né?! Não é para menos que muitas pessoas alisam o cabelo justamente por conta dessa tal “praticidade”. Pensando nisso, selecionamos dicas preciosas de como alisar o cabelo corretamente. Afinal, é preciso saber tudo sobre o assunto antes de aderir a qualquer procedimento. Bora lá?
Como alisar o cabelo com progressiva?
A progressiva é um dos métodos, se não o mais famoso e utilizado, para alisar as madeixas. Ela tem como objetivo alterar a estrutura do fio, mudando seu formato de ondulado, cacheado ou crespo para uma nova forma: retos e lisos. Além disso, é capaz de reduzir o volume dos cabelos também. Importante: ao optar pela progressiva, certifique-se de que ela NÃO CONTÉM FORMOL. Ele é uma substância proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devido aos vários riscos que provoca a saúde.
Como alisar o cabelo com selagem?
Já a selagem é um sistema térmico disciplinante que tem como função reduzir o volume dos cabelos e alinhar os fios. Ela restaura, sela a cutícula e reduz o frizz.
Como alisar o cabelo com guanidina?
A guanidina, por sua vez, modifica toda a estrutura do cabelo e é ideal para alisar (ou relaxar) fios cacheados, crespos e crespíssimos. Ela proporciona um resultado eficaz e definitivo. Deste modo, os fios que forem alisados ou relaxados nunca mais voltarão ao seu estado normal/natural, a não ser as partes que forem surgindo e crescendo na raiz.
Como alisar o cabelo com tioglicolato?
O tioglicolato de amônia nada mais é do que um creme alisante que age conforme a força e o tempo de ação. “Forte” para cabelos muito crespos, cacheados e grossos, “médio” para cabelos crespos, ondulados e de média espessura, e “suave” para cabelos frágeis e finos.
Como alisar o cabelo com a prancha?
Diferente dos métodos citados anteriormente, a prancha (ou chapinha) não é uma química. É um aparelho elétrico que tem como função deixar os cabelos lisos. É a opção mais indicada para quem busca um resultado imediato. Porém, é preciso manusear de forma correta para evitar o ressecamento das madeixas por causa da alta temperatura. Não se esqueça de usar um defrizante termoativado para proteger os fios.
Cuidados ao alisar o cabelo
Independente do procedimento escolhido, é fundamental adotar alguns cuidados no dia a dia, tais como:
Cronograma capilar
Ele é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e tem como objetivo devolver água, lipídeos e massa capilar aos fios;
Lavagem
É sempre bom contar uma dupla de shampoo e condicionador próprios para cabelos alisados e relaxados ou com progressiva. Isso ajuda a prolongar o efeito liso do cabelo;
Ativos
Dê preferência a produtos que tenham em sua composição ativos como a proteína da seda, ceramidas e queratina que são essenciais para recuperar a força e a vitalidade das madeixas.
Agora que você já sabe como alisar o cabelo, conta para nós qual é o seu método preferido! 😉 Vamos adorar saber!