loader image

Caspa: Tudo o que você precisa saber para evitar e eliminar a caspa do cabelo

  •  Icone Calendario20 de setembro de 2022
  •  Icone Relogio 10:00
  •  
  • Carolina Glogovchan
 Mulher com o cabelo levemente ondulado, se olhando a raiz do cabelo com caspa no espelho

Quer saber como acabar com a caspa no couro cabeludo? Acesse e confira dicas, cuidados, tratamentos e receitas caseiras. Saiba mais!

Talvez você já tenha tido caspa e, na hora, não entendeu bem o que poderia ser. A caspa é o nome dado a uma disfunção do couro cabeludo, parecida com a dermatite seborreica ou seborreia. Na verdade, é um problema comum que atinge homens e mulheres em todo o mundo e existem muitos métodos e produtos que prometem resolver a questão. Mas será que existe um tratamento realmente eficaz? Para saber tudo sobre o assunto, fique de olho aqui!

O que é caspa?

Cabelo liso com caspa no couro cabeludo

A caspa se caracteriza por um processo de descamação da pele do couro cabeludo, resultado do trabalho excessivo das glândulas sebáceas. Ou seja, a pele do couro cabeludo, naturalmente, elimina células que já estão velhas em forma de descamação, e isso é algo saudável para a raiz e os fios.

O problema está quando acontecem algumas inflamações nessa região, que fazem com que essa descamação fique em quantidade maior do que o devido, formando flocos brancos e visíveis.

O que causa a caspa?

O que pode causar esse desequilíbrio são fatores como fungos e uma maior produção de sebo na região do couro cabeludo.

Isso pode ocorrer por diferentes questões, como genética, por descuido diário com os cabelos, má alimentação, hormônios desregulados e até mesmo situações que causem estresse na pessoa.

Quais são os tipos de caspa?

Mulher de cabelo liso com caspa seca

Existem dois tipos de caspa: a oleosa e a seca, que pode ser causada até mesmo por algum processo químico utilizado nos cabelos. Confira as principais diferenças entre elas para seguir um tratamento mais adequado e próprio para cada caso:

Caspa oleosa

Na caspa oleosa, a descamação fica grudada no couro cabeludo, mas alguns “floquinhos” podem migrar para os fios em pequena quantidade, criando uma aparência de cabelo sujo.

Caspa seca

Já a caspa seca é aquela em que as células se soltam totalmente do couro cabeludo ressecado, fazendo com que as descamações fiquem visíveis, em alguns casos, inclusive, nas roupas.

Por ser um incômodo, é comum que as pessoas se perguntem como eliminar a caspa, por isso, para acabar com ela, é preciso ficar de olho em alguns hábitos rotineiros que podem prejudicar o couro cabeludo.

Caspa causada por químicas e outros produtos

Realizar procedimentos químicos de maneira errada, como alisamento ou progressiva, por exemplo, também pode agredir a pele e promover a sua descamação.

Além disso, o uso de gel na raiz dos fios acaba por ser prejudicial em muitos casos, pois o produto pode fechar os folículos capilares, causando oleosidade excessiva e descamação.

Como acabar com a caspa no couro cabeludo?

Mulher lavando o cabelo com caspa no chuveiro

Para quem desejar acabar com a caspa, existem alguns cuidados muito importantes e que devem ser considerados no dia a dia. Confira:

Faça a lavagem correta dos fios

Se você deseja saber o que fazer para acabar com a caspa, a primeira dica é modificar a rotina de lavagem dos fios. Isso quer dizer que o ideal não é lavar todos os dias. Opte pela lavagem diária apenas se seu cabelo estiver extremamente oleoso.

Além disso, o shampoo deve ser usado na raiz do cabelo, enquanto o condicionador e a máscara apenas na extensão dos fios, ou seja, evite usá-los no couro cabeludo, pois isso pode aumentar a oleosidade.

Como eliminar caspa seca?

Para tratar casos mais leves de caspa seca, é indicado o uso de shampoo anticaspa. Já em casos mais avançados, o uso de medicamentos de uso oral e local podem ser necessários. Mas, antes, é preciso passar em um médico tricologista para que ele avalie qual tratamento é o ideal.

Como eliminar a caspa oleosa?

Para a caspa oleosa, é necessário usar produtos específicos para controlar a oleosidade dos fios, como um shampoo esfoliante, por exemplo, que ajuda a purificar o couro cabeludo. Em alguns casos, o uso de algum medicamento anti-inflamatório pode ser prescrito por um médico especialista.

Quando e como lavar o cabelo com caspa?

Em ambos os casos de cabelo com caspa, seja oleosa ou seca, é recomendável lavar os cabelos em dias intercalados, deixando a água em temperatura morna. Assim, aplique o shampoo sobre a raiz, fazendo massagens suaves para evitar mais descamações, e passe o condicionador apenas nas pontas, evitando a raiz. Além disso, a hidratação capilar também deve ser feita somente nos comprimentos e pontas.

Tratamentos para caspa

Mulher de cabelo loiro, coçando o couro cabeludo

Existem alguns tipos de tratamento para caspa que ajudam a eliminar ou diminuir o problema, já que agem no equilíbrio da oleosidade dos cabelos. Muitos produtos usados para o tratamento apresentam ingredientes específicos, como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, por exemplo. Aqui vão algumas dicas para ajudar a tratar a caspa e ter as madeixas mais saudáveis, bonitas e livres desse das coceiras e incômodos:

Tratamento com shampoo próprio

Os shampoos usados nesses casos são os anticaspas, que funcionam bem quando o problema é leve. Mas, antes de inclui-lo em sua rotina, experimente usar um shampoo neutro para eliminar a sujeira, a oleosidade em excesso e as células mortas que ficam no couro cabeludo.

Se o shampoo convencional não ajudar, então é o momento de usar a versão anticaspa, que costuma conter em sua composição ingredientes que ajudam a controlar o problema. É o caso do ácido salicílico, que equilibra o óleo e desobstrui os poros, do cetoconazol, que ajuda a eliminar os fungos, ou o sulfeto de selênio, que também age contra fungos e bactérias, e muitos outros.

Esse produto deve ser usado até 3 vezes por semana e você pode ir diminuindo a frequência conforme perceber a melhora.

Tratamento com medicação

Em alguns casos mais sérios, é preciso entrar com medicamentos para tratar a caspa – remédios que apresentam antifúngicos, corticoides ou ácido salicílico são bastante comuns. Mas, lembre-se: nessas situações, apenas um médico especialista poderá indicar qual o melhor para ser usado, a dosagem certa e o prazo para o tratamento.

E atenção: nunca tente se automedicar ou fazer uso desses medicamentos sem orientação médica, pois isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde.

Tratamento profissional

Mesmo com essas dicas, é sempre bom lembrar que em casos mais extremos o ideal é procurar a ajuda de profissionais qualificados que saberão orientar de maneira mais assertiva sobre qual a melhor forma de tratar.

Afinal, eles vão trabalhar com maior segurança e baseado em dados científicos para atuar da melhor forma possível na resolução do seu problema. Dessa forma, você evita arriscar a sua saúde e de seus cabelos e ainda pode receber orientações adequadas para sanar as suas dúvidas.

Receitas caseiras para eliminar a caspa

A imagem mostra uma maça partida ao meio, um recipiente com vinagre de maçã e uma escova de cabelo

Existem algumas receitas caseiras que também ajudam a acabar com a caspa e que são seguras e mais simples de preparar. Por isso, confira agora o que é bom para caspa e que você pode fazer em casa mesmo:

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo antioxidante que ajuda a equilibrar o PH e a diminuir inflamações, por isso é uma boa opção para tratar da caspa: experimente misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água e borrifar no couro cabeludo. Então, massageie e deixe agir por uns 20 minutos. Por fim, é só enxaguar como de costume. Você pode fazer isso por umas duas ou três vezes por semana.

Limão e iogurte natural

Uma outra receita legal é usar iogurtes, que são ricos em probióticos, junto com ingredientes anti-inflamatórios, como limão, que ajuda a acelerar o processo de descamação, além de evitar a proliferação dos fungos.

Esprema meio limão e coloque o suco em meio pote de iogurte. Em seguida, passe na raiz, massageie por mais ou menos 20 minutos e lave com shampoo neutro. Isso deve ser feito até umas 3 vezes por semana.

Óleo de coco

O óleo de coco é um ingrediente natural que tem como principal benefício ajudar contra o ressecamento do couro cabeludo, além de hidratar os fios. Por isso, passe o óleo de coco no cabelo, deixe agir por 20 minutos e depois lave com os produtos que você já tem costume de usar.

Como evitar caspa no cabelo?

Se você já conseguiu eliminar o problema ou não chegou a enfrentá-lo, também é importante saber como evitar a caspa.

Isso porque existem hábitos do cotidiano que podem ser feitos para que seus cabelos não cheguem a ter caspa. A seguir vão algumas dicas para você:

Não deixe o cabelo molhado

Um costume bastante prejudicial é ficar com o cabelo molhado por muito tempo, como dormir com ele ainda úmido, por exemplo. Afinal, a umidade ajuda na proliferação de fungos que podem aumentar a caspa e atrapalhar o tratamento.

Seque o cabelo corretamente

Evite banhos com a água muito quente, pois isso estimula a oleosidade, e sempre seque os fios com um secador em temperatura média, já que o calor excessivo também contribui para o surgimento de caspas.

Não abafe o couro cabeludo

Evite usar acessórios como bonés, toucas, boinas e chapéus por muito tempo para evitar que o couro cabeludo fique abafado, aumentando, assim, a oleosidade e o surgimento da caspa.

Mantenha uma alimentação balanceada

Manter uma alimentação inadequada, com a ingestão excessiva de alimentos gordurosos, com muitos carboidratos refinados e muito açúcar, pode piorar a caspa no cabelo. Por isso, mantenha uma dieta balanceada.

Procure um especialista

Além de todas essas dicas, é importante consultar um médico especialista caso o quadro de caspa no cabelo persista, já que ela também pode estar associada a alguns problemas de saúde.

Essas são apenas algumas informações importantes de como acabar com a caspa. Lembre-se que um organismo saudável reflete cabelos mais fortes e bonitos.



Comentários

  1. O shampoo anticaspa men serve para o cabelo feminino.

    1. Salon Line disse:

      Sim, Ma! O nosso “S.O.S Bomba Men Shampoo Anticaspa” também super pode ser utilizado pelas mulheres. Beijos! ❤??

  2. Karen Santos Reis disse:

    Nossa, vcs me ajudaram muito. Obrigada!

    1. Salon Line disse:

      Conte sempre conosco, Karen! ????

  3. Karen Santos Reis disse:

    Nossa , vcs me ajudaram muito. Obrigada !

    1. Salon Line disse:

      Que bom que está gostando das nossas dicas, Karen! Conte sempre conosco! ????

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo