loader image

Zona T: dicas para reduzir o brilho e a oleosidade do rosto

  •  Icone Calendario26 de julho de 2022
  •  Icone Relogio 10:15
  •  
 Zona T: dicas para reduzir o brilho e a oleosidade do rosto

Conheça as características da Zona T e quais os produtos essenciais para o cuidado dessa região, além de dicas para diminuir a oleosidade do rosto!

Quem se preocupa e interessa por skincare já esbarrou com a expressão zona T, principalmente quem tem a pele oleosa e sofre com a alta produção de sebo no rosto. Na busca por entender como a oleosidade em excesso se comporta na face, deixando-a brilhante e com poros dilatados, muitas vezes, se observa que uma região concentra a maior parte dessas características, e é aí que entra a zona T.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um guia completo de cuidados para a zona T e dicas de produtos indispensáveis para reduzir o brilho e o aspecto oleoso dessa região.

O que é zona T do rosto?

A zona T do rosto tem esse nome porque ela compreende algumas partes que, unidas, formam a letra T no centro da face: testa, nariz e queixo. Região que concentra uma grande quantidade de glândulas sebáceas, aquelas responsáveis pela produção da oleosidade, é natural que essa seja uma parte do rosto mais oleosa, exigindo cuidados especiais para controlar a aparência brilhosa.

Características da zona T

A oleosidade na zona T não é a única característica dessa área do rosto. Testa, nariz e queixo por serem um local mais oleoso também tem poros mais dilatados e brilho excessivo, trazendo, muitas vezes, uma aparência suja à face. Além disso, com tanta produção de sebo, é na zona T que algumas doenças de pele podem se desenvolver, já que o acúmulo de oleosidade obstrui os poros e inicia um processo inflamatório, acarretando em problemas cutâneos como a dermatite seborreica e a acne, com as temidas espinhas.

Como diminuir a oleosidade do rosto na zona T?

Manter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para a saúde da pele como um todo, principalmente se você quer controlar a oleosidade do rosto na zona T. Não sabe o que fazer para se livrar do aspecto oleoso na testa, nariz e queixo? Confira nossa lista de cuidados para uma zona T saudável e sem brilho!

Como diminuir a oleosidade do rosto na zona T?
  • Use produtos indicados para o seu tipo de pele, seja ela oleosa ou mista, para aproveitar o máximo dos ativos que vão contribuir para a limpeza, hidratação e controle adequado da oleosidade do rosto.
  • Fique de olho na alimentação, mantendo uma dieta balanceada e evitando frituras, bebidas gaseificadas e comidas muito condimentadas ou gordurosas já que elas acarretam no risco de estimular ainda mais a produção de sebo pelo rosto.
  • Beba água tendo atenção na quantidade indicada para o seu peso, pois a hidratação do corpo é essencial para a saúde cutânea.
  • Tire o cabelo do rosto, já que os fios podem acumular poluição e sujeiras que, em contato com a pele, vão contribuir para o aumento da oleosidade na zona T.
  • Evite passar a mão no rosto excessivamente, porque a mão também pode levar ao rosto diversas impurezas que aumentam o sebo da face.
  • Mantenha uma rotina de skincare, sem negligenciar nenhuma etapa, como a hidratação e a proteção da pele.

Produtos ideais para o cuidado da zona T

Para quem sofre com a oleosidade na zona T, manter uma rotina de cuidados com a pele é muito importante para os efeitos da oleosidade excessiva nessa região, como poros dilatados e brilho intenso. Nessa hora, os produtos de skincare são grandes aliados, já que eles vão ter ativos para atuar no que a pele oleosa necessita, além de minimizar o que não se deseja. 

Para te ajudar a montar a necessaire perfeita, conheça os 6 produtos ideais para o cuidado da zona T!

Produtos ideais para o cuidado da zona T

1. Sabonete específicos para a pele oleosa

A limpeza é o primeiro passo da skincare e fundamental para preparar a pele para as etapas seguintes. Então, na hora de lavar o rosto, use um sabonete específico para pele oleosa e dê preferência por algum que tenha ácido salicílico, ativo que ajuda no controle da oleosidade, além de combater a acne.

2. Água micelar

Tanto na limpeza do dia a dia quanto para retirar a maquiagem, a água micelar é um ótimo produto para quem sofre com a oleosidade na zona T. As micelas, pequenas esferas que sugam para dentro de si todo tipo de sujeira, contribuem para uma higienização da pele de forma suave e sem agressão.

3. Tônico facial

Para ajudar na limpeza da pele e minimizar a aparência dos poros, o tônico facial precisa estar na sua lista de produtos de skincare. Ele auxilia no combate à oleosidade e na redução de poros, além de prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. 

4. Sérum disfarce de poros

Com a zona T mais oleosa, os poros ficam mais aparentes causando incômodo para muitas pessoas. Se esse é seu caso, invista em um sérum com função disfarce de poros. Geralmente, esse tipo de produto tem na composição ácido glicólico, um potente ativo que atua na restauração e uniformização da pele, além de reduzir a aparência dos poros. 

5. Máscara faciais

As máscaras faciais são uma boa opção para hidratar peles mistas e oleosas sem aumentar o sebo da zona T. Use uma máscara facial até 2 vezes por semana e sempre procure ativos que sejam benéficos para o seu tipo de pele, como ácido hialurônico e vitamina B5.

6. Protetor solar

A proteção solar é indispensável para qualquer tipo de pele, uma vez que a radiação solar é extremamente prejudicial para a pele. Além do envelhecimento precoce e queimaduras, quando a pele fica exposta ao sol sem proteção ela fica ressecada e a resposta do corpo é aumentar a produção de sebo, logo, aumentar a oleosidade. Por isso, aplique o protetor solar diariamente, mesmo no inverno ou se for ficar dentro de casa, e reaplique ao longo do dia.

Dica extra: produtos matificantes

Para quem está buscando controlar a oleosidade da zona T e o brilho excessivo, os produtos matificantes na maquiagem são uma boa opção. Geralmente com zinco na composição, aplicar esse tipo de produto (como um pó translúcido) na área da testa, nariz e queixo evita que a zona T fique muito brilhante ao longo do dia.
Por falar em produtos ideias para a zona T, já pensou se existisse uma linha completa que cuidasse dessa região, controlando a oleosidade, diminuindo o brilho e sem ressecar? Pois isso já é uma realidade com Hidrata & Matifica! Com produtos pensados para as necessidades da pele da brasileira, a linha Tiye Hidrata & Matifica hidrata, restaura e melhora a firmeza da pele, além de controlar a oleosidade e minimizar a aparência de poros dilatados. Conheça todos os produtos Hidrata & Matifica e turbine a sua skincare!



Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉
Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
  • Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
  • Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Cadê as Salon Lovers que amam mimos? 🎉 Fiquem de olho porque as promos estão incríveis nesse Salon Show de aniversário!Vem acompanhar o que caiu no “Gira, Gira Salon Line” e depois, já sabe: corre pra loja online www.salonline.com.br ou ligue (11) 5026-6416 para pegar o seu cupom de um jeitinho especial. LIGA, LIGA, LIGA! 📞@carolmanprim @euryansilva @juuhguedes_
1 dia ago
View on Instagram |
1/3
Expectativa x realidade
Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
Expectativa x realidade Quem tem cabelo grande entende. 😅#expectativa #realidade #cabelogrande #cabelopreso
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
Pelo menos os dois estão brilhando. 😅✨#gloss #brilho #batom #beauty
3 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo