loader image

Tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com o cabelo infantil

  •  Icone Calendario23 de agosto de 2022
  •  Icone Relogio 17:20
  •  
  • Carolina Glogovchan
 cabelo infantil

Quer cuidar do cabelo do seu seu filho do jeito certo? Veja nossas dicas para o cabelo infantil e acerte nos cuidados e escolha dos produtos!

Quando falamos sobre cabelos de criança é importante destacar que eles são, sim, diferentes dos cabelos de adulto e precisam de cuidados especiais. Porém, muitas pessoas pensam que a história para por aí, só que não é bem assim.

É muito importante levar em consideração o tipo de cabelo do seu filho ou filha, afinal, o cabelo liso é diferente do ondulado, do cacheado ou do crespo e cada um deles precisa de atenção específica. Além disso, há uma série de outras características que precisam ser levadas em conta ao cuidar da cabeleira dos pequenos. Quer saber tudo? Continue lendo!

Como cuidar do cabelo crespo e cacheado infantil?

Menina de cabelo cacheado

Sabendo da importância de cuidar do cabelo cacheado infantil é hora de conhecer o passo a passo para manter esse tipo de fio sempre saudável. O mesmo vale para o cabelo crespo infantil e o cabelo afro infantil, que merecem toda atenção e carinho dos pais e mães. E lembre-se: todos os produtos usados devem ser dermatologicamente testados e hipoalergênicos para maior segurança dos pequenos.

Para facilitar, nada como passo a passo de como cuidar de cabelo cacheado infantil e, também, de como cuidar de cabelos crespos infantil na rotina diária dos pequenos:

Lavagem

O primeiro passo é a lavagem. Para este momento, opte por um shampoo leve específico para cabelos cacheados e crespos que limpe suavemente sem ressecar os fios. É ideal também que esse tipo de cabelo não seja lavado diariamente, pois pode ficar ainda mais ressecado.

O ideal é lavar a cada dois dias em média. Nos demais, revitalize os cachos com essa receitinha: misture num borrifador água e um pouquinho de creme para pentear e aplique nos fios para hidratá-los. Aposte também em penteados que acompanhem o dia ativo dos pequenos;

Condicionamento

O condicionador é outro produto que deve fazer parte dos cuidados de rotina para hidratar a cabeleira e evitar os temidos nós. Apenas fique de olho para não exagerar na quantidade: mesmo em cabelos cacheados ou crespos não podemos esquecer de que se trata de um fio mais fino e delicado e, portanto, não precisa de quantidades exageradas.

Finalização

Chegou o momento de finalizar este cabelinho e é importante que você use um bom creme para pentear, não apenas para definir as molinhas, mas para hidratar e, principalmente, ajudar no desembaraço.

Fique atento: desembaraçar o cabelo cacheado ou crespo sem creme para pentear pode causar desconforto para a criança, além de quebrar os fios. Também é importante investir em bons produtos para deixar esse processo mais rápido.

Dessa maneira, a criança não vai ficar entediada ou sentir dor durante o pentear – afinal, é preciso evitar ao máximo que este momento seja traumático para os pequenos. Uma sugestão incrível de finalizador é o Creme Para Pentear Kids Cachinhos Definidos Salon Line.

Além de ser desenvolvido especialmente para os cabelos cacheados e crespos, promove controle do frizz, extra brilho, desembaraço e ainda vem em um pote super econômico de 1kg. Também é dermatologicamente testado. Legal, né!?

Por fim, durante a finalização, também é importante evitar elásticos muito apertados ao fazer penteados nas crianças com cabelos cacheados e crespos, eles podem danificar o fio e machucar o couro cabeludo. Dê preferência para elásticos macios e frouxinhos.

Como cuidar do cabelo liso e ondulado infantil?

três crianças de cabelo liso e ondulado, sentadas na grama

Um dos maiores erros dos papais e mamães ao tratar os fios lisos das crianças é achar que este tipo de cabelo é mais fácil de cuidar. Daí acabam deixando de lado algumas rotinas essenciais. No dia a dia é bom não subestimar a importância de cada produto para o cabelo dos pequenos.

O cabelo ondulado infantil fica entre o liso e o cacheado e pode ser identificado por suas ondulações que, em geral, vão ficando mais definidas no comprimento do que na raiz. É comum que eles apresentem texturas diferentes: mais seco nas pontas e mais oleoso na raiz. Confira como cuidar desses fios:

Lavagem

A lavagem ideal para o cabelo liso é um dia sim e outro não. Isso porque lavar o cabelo todos os dias resseca o couro cabeludo e faz com que ele produza oleosidade em excesso. Também não é indicado ficar mais de dois dias sem lavar, pois este é um cabelo que tende a ficar oleoso.

Para os cabelos ondulados o ideal também é lavar os fios dia sim dia não e sempre ter cuidado com a temperatura da água: prefira sempre o banho morno, nada de água muito quente, pois ela resseca as pontas do cabelo e deixa a raiz oleosa;

Condicionamento

O condicionador irá hidratar os cabelos lisos na medida certa, além de selar a cutícula e promover emoliência, evitando o embaraço. Isso porque mesmo o cabelo liso tende a apresentar nós, pois é um fio fininho e as crianças estão sempre em movimento. Também é importante não exagerar na quantidade deste produto, lembre-se que este tipo de fio já é naturalmente mais hidratado.

Já nos cabelos ondulados, a importância do condicionador não pode ser ignorada e o produto deve ser aplicado da maneira certa: aplique uma quantidade pequena nos fios, especialmente no comprimento, evitando passar diretamente na raiz. Dica: experimente usar o condicionador “de baixo para cima” e não ao contrário;

Finalização

Para finalizar as madeixas lisas e onduladas das crianças é preciso usar produtos que garantam movimento e hidratação, mas sem deixar os cabelos oleosos. Por isso, os produtos mais indicados são os cremes para pentear, que não devem ser aplicados no topo da cabeça.

Assim, aplique o produto apenas nas pontas e no comprimento e depois penteie os fios com cuidado para não quebrar. Para desfazer nós, algo comum em fios mais finos, um spray desembaraçante faz verdadeiros milagres e ainda deixa a cabeleira mais brilhante.

O que os papais e mamães precisam saber na hora de comprar produtos para o cabelo infantil?

criança loira, do cabelo ondulado, com o rosto pintado com tinta

Confira abaixo alguns destaques das principais informações que os mamães e papais devem ficar atentos, seja nos cuidados ou ao investir em produtos para o cabelo dos pequenos.

Ao verificar as informações contidas nos rótulos das embalagens, sempre confira se:

  • O produto é dermatologicamente testado;
  • Hipoalergênico;
  • Desenvolvido para crianças;
  • Destinado para o tipo exato de cabelo do pequeno.

Já os cuidados diários também devem ser feitos considerando alguns aspectos:

  • Atente-se se a água no banho está muito quente, pois pode prejudicar a saúde do fio;
  • Evite sempre pentear os cabelos secos, pois isso facilita a quebra e machuca a criança;
  • Evite o uso do secador. Use apenas nos dias frios ou se precisar muito lavar o cabelo da criança antes de dormir;
  • Evite lavar o cabelo à noite e não deixe as crianças irem para cama com os fios molhados ou úmidos, pois isso prejudica tanto o couro cabeludo quanto a saúde em geral;
  • Evite ao máximo usar produtos para cabelos de adultos, pois podem conter formulação prejudicial à saúde.

Por que é tão importante usar os produtos certos no cabelo de criança?

menina de cabelo crepo

Usar os produtos certos para os cabelos infantis é fundamental: isso porque, os produtos desenvolvidos para os adultos podem conter substâncias que são agressivas à pele e ao cabelo delicado das crianças.

Os produtos infantis, além de serem desenvolvidos especialmente para os pequenos, passam por testes mais rigorosos para comprovar que não vão causar nenhum dano à criança, trazendo maior segurança às mães e pais.

Além disso, ter seus próprios produtos para cabelo infantil estimula os pequenos a cuidarem mais de si mesmos e ainda irem contentes para o banho.

Dicas de produtos para o cabelo infantil liso e ondulado

menina de cabelo preto, liso, com franja e maria chiquinha

Sabendo a importância de cada produto para o cabelo liso infantil, é hora de conhecer as linhas da Salon Line desenvolvidas especialmente para esse público: todas com ingredientes especiais e formulações que atendem às demandas específicas das madeixas dos pequenos.

Linha Meu Lisinho

Com fragrância suave e formulada com ingredientes naturais, como frutas e água de coco, a linha Meu Lisinho é indicada tanto para meninos quanto para meninas de cabelo liso.

A linha completa conta com uma série de produtos para uso frequente, como shampoo, condicionador, creme para pentear e spray para desembaraçar. Além de ser livre de corantes, a Meu Lisinho deixa os fios brilhantes e limpa sem ressecar o couro cabeludo;

Linha Hidra Multy Kids

A linha Hidra Multy Kids foi formulada para promover limpeza e nutrição aos cabelos infantis e pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, do crespo ao liso. Ela conta com ingredientes naturais, como morango, que proporciona mais brilho e maciez.

O shampoo ainda pode ser usado como sabonete líquido, o que facilita a hora do banho. Já o condicionador e o creme funcional hidratam sem pesar os fios, pois possuem as vitaminas E e B5 em sua formulação: eles previnem a oxidação e ainda repõem a proteína capilar.

Ah, o condicionador também funciona como máscara e o creme multifuncional é 4 em 1: creme para pentear, ativador de cachos, pré-shampoo e co-wash. Demais, né!? A linha toda é hipoalergênica e dermatologicamente testada.

Dicas de produtos para o cabelo infantil cacheado e crespo

O cabelo de criança, normalmente, não passou por danos, portanto, não exige cuidados profundos. Entretanto, esses cuidados não podem ser subestimados, especialmente no caso dos pequenos com cabelos cacheados e crespos.

A linha Salon Line Infantil é destaque no cuidado com os cabelos crespos, afro e cacheados e conta com produtos feitos sob medida para cuidar das curvaturas mais acentuadas. Conheça os produtos para cabelos cacheados infantil e valorize – sempre – os cachinhos e crespinho dos pequenos

Linha #todecachinho

A linha #todecachinho é dividida em duas categorias: a baby e a kids. A linha baby pode ser usada desde os primeiros meses do bebê e mantém os cachinhos saudáveis, além de evitar o acúmulo de gorduras no couro cabeludo, que podem trazer problemas como seborreia e caspa.

Já a linha kids é indicada para crianças a partir de 3 anos e é composta por shampoo infantil para cabelos cacheados, que limpa sem ressecar, condicionador para manter as molinhas definidas e hidratadas, além de creme de cabelo infantil para desembaraçar.

Toda linha é formulada com ingredientes naturais, como camomila e babosa, além de ser hipoalergênica, dermatologicamente testada e não provocar ardor caso entre em contato com os olhos.

Linha S.O.S Cachos Kids

Para os pequenos a partir de 3 anos de idade, a linha S.O.S Cachos Kids é ideal para cuidar dos fios mais secos e com maior necessidade de hidratação.
A linha é composta por shampoo e condicionador à base de óleo de coco e aloe vera, além de uma máscara poderosa que potencializa a recuperação da umidade dos cachos e crespos.

Outro produto que compõe essa linha é o creme para pentear, que facilita – e muito – na hora de pentear e evita que os fios se quebrem ou fiquem arrepiados.

É possível cortar o cabelo das crianças em casa?

Sim, é possível, mas não é o indicado. No geral, pode ser, até mesmo, perigoso, pois as crianças se movimentam muito e podem ficar mais agitadas durante o corte, com risco de se machucarem com a tesoura. Logo, o melhor é contar com um profissional especializado em corte de cabelo infantil.

Isso porque eles possuem técnicas e distrações para os baixinhos que fazem toda a diferença na hora de deixá-los mais calmos para o corte e também acelerar o processo. Cortar o cabelo dos pequenos em casa também pode dar errado em termos estéticos, uma mexidinha ali e o visual está acabado, por isso, melhor deixar na mão de quem entende.

Por fim, cabelos lisos, cabelos cacheados e cabelos crespos são completamente diferentes e requerem técnicas específicas durante a realização do corte. O ideal é que crianças de cabelo cacheado e crespo visitem um salão especializado em cabelo com curvatura para não ter erro.

4 dicas para deixar o banho mais divertido

bebezinho sentado na cama, de fralda e com uma toalha na cabeça

Que tal seguir essas dicas e fazer com que o pequeno passe a amar a hora do banho, deixando tudo mais prático? Confira abaixo 4 dicas para deixar o banho mais divertido:

1. Entendendo a importância do banho

Ensinar as crianças a importância de lavar cada parte do corpo, como o cabelo, o rosto ou o pezinho pode deixar o banho mais interessante. Além disso, você pode explicar a função de cada produto contido no kit para cabelo infantil para que ela saiba porque são usados.

Crianças gostam de descobrir coisas novas e você ainda pode brincar com elas fazendo um jogo de perguntas e respostas para saber se elas aprenderam mesmo. Durante o banho, dê aos pequenos mais independência e mostre a eles, por exemplo, a ordem de uso de cada produto;

2. Musiquinhas para animar

Colocar músicas que a criança gosta durante o banho garante um clima muito mais animado e alto astral. A música deixa o banho mais gostoso e isso é tão importante quanto saber lidar com seus cabelinhos. Comece com nossa música “Para as cabecinhas mais incríveis, Salon Line Kids”:

3. Produtinhos cheirosos e brinquedos coloridos

Cheiros e cores criam um ambiente alegre e estimulante para os pequenos. Não por acaso, as embalagens dos kits de produtos infantis da Salon Line sempre vêm com joguinhos e passatempos;

4. Recompensas

Tente estimular a criança a valorizar a hora do banho. Faça com que ela queira que essa hora do dia chegue, mas sem que ela perca muito tempo ali, ninguém quer desperdiçar água, não é mesmo!?

Para isso, brinque com recompensas, planeje sempre alguma atividade divertida para depois do banho, mesmo que seja algo simples e rápido. Importante: evite as recompensas materiais, como presentes, prefira algo mais simbólico, como ler uma história ou dançar uma música juntos.

Dica Extra: Receitinha de hidratação para cabelos ressecados infantil

Garotinho em uma banheira coberto de espuma de banho

Se as madeixas dos pequenos estão mais ressecadas do que o normal – o que pode ser identificado pelo frizz intenso, nós frequentes e quebra – é hora de fazer uma boa hidratação para cabelos ressecados infantil. Anote a receita:

  1. Misture um sachê de gelatina incolor com 3 colheres de sopa de máscara para hidratação infantil. Mexa bem com uma colher de plástico e acrescente duas colheres de sopa de água para deixar a máscara mais aveludada. Mexa bem;
  2. Lave os cabelos com shampoo e seque com uma toalha. Aplique a misturinha em todas as mechas, faça um coque (quando possível) e deixe agir por 15 minutos. Enxágue e aplique um creme de pentear para finalizar e penteie com cuidado.

A gelatina para cabelo infantil é um ingrediente e tanto, pois ela não causa alergias e/ou agride o couro cabeludo, afinal, ela foi feita para ser ingerida, por isso não há riscos. Além disso, ela cria uma estrutura ao redor dos fios que os deixam protegidos e super hidratados.

E aí, papais e mamães? Estão prontos para cuidar do cabelo dos seus filhos da maneira certa e com todo o amor do mundo? Então coloque nossas dicas em prática e contem nos comentários como foi a hora do banho.



Comentários

  1. rebeca disse:

    Bom dia, Tenho dúvidas.Minhas filhas tem cabelos cacheados e quero saber quais produtos vc pode me indicar.

    1. Salon Line disse:

      Rebeca, para os pequenos de 3 à 12 aninhos, temos as linhas “S.O.S Cachos Kids” que umidifica e reduz o volume. E a linha “#Todecachinho Kids” que proporciona volume e não possui efeito umidificado!! Ambas, auxiliam no desembaraço, hidratação e maciez das madeixas. Vamos deixar o link aqui embaixo para você conferir. Beijos! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=kids

  2. Boa Tarde !!!
    Gostaria de saber quais produtos posso usar no cabelo da minha filha ele é liso e loiro?!

    1. Salon Line disse:

      Olá, Dani. Se ela tiver menos de entre 3 e 12 anos, indicamos a linha “Meu Lisinho Kids”. https://bit.ly/2VLou4e Caso ela tenha mais de 12 anos, indicamos a linha “Meu Liso Demais”. https://bit.ly/2y1SUX1

  3. Tifánia Manuel disse:

    Olá boa noite
    Aninha filha tem 2 anos
    Qual são os produtos que posso usar
    É crespa

    1. Salon Line disse:

      Miga, para os pequenos de 0 à 3 aninhos, temos a linha “#Todecachinho Baby”, ela hidrata e auxilia no desembaraço. https://bit.ly/2WaRxyw

      Quando ela fizer 3 aninhos já vai poder usar outras linhas como “S.O.S Cachos Kids” que umidifica e reduz o volume. E a linha “#Todecachinho Kids” que proporciona volume e não possui efeito umidificado. Ambas, auxiliam no desembaraço, hidratação e maciez das madeixas!

  4. tatiana disse:

    boa noite o cabelo de minha filha é cacheado e muito ressecadom a raiz é liza estar quase no bjumbum de grande mas a cada dia quebra já usei todas as linhas kids e ão desembaraça posso usar de adulto

    1. Salon Line disse:

      Tati, não recomendamos o uso de produtos para maiores de 12 anos em crianças! Mas que tal testar a linha “Maria Natureza”? Agora ela vem com o desenho de um patinho na embalagem, que significa que é para crianças a partir de 3 aninhos e os testes dermatológicos foram realizados!! https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/maria-natureza/

  5. Fabiula Liz disse:

    Minha pequena de 3 anos tem o cabelo muito curtinho e enroladinho. Ela quer muito que o cabelinho cresça. Preciso de algo que o deixe bem hidratado.
    Qual seria a recomendação

    1. Salon Line disse:

      Fabi, agora a linha “Maria Natureza” também pode ser usada por crianças a partir de 3 anos. Indicamos as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução! ❤️ https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/maria-natureza/#/

  6. Fabriny disse:

    Minha filha tem o cabelo loiro e ondulado e dá muito frizz. Por cima fica liso e por baixo enrolado, mas na frente fica todo arrepiado, parece que quer enrolar e não consegue. O que devo usar para deixar o cabelo dela liso? Posso fazer algum procedimento para auxiliar?

    1. Salon Line disse:

      Fabi, se ela tiver mais de 12 anos, temos a linha de tratamento “Meu Liso Demais”, ela proporciona aquele efeito desmaiado nos fios, elimina o frizz e o volume, além de hidratar!! Vem conferir. https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/meu-liso/#/linha-demais

  7. Jullyanne disse:

    Olá Boa Noite,Minha Filha Tem 4 Anos E Tem Os Cabelos Loiros Cacheados.Preciso Muito De Um Produto Que Realce A Cor E Hidrate!

    1. Salon Line disse:

      Jully, para tratamento te indicamos as linhas “S.O.S Cachos Kids” que umidifica e reduz o volume. E a linha “#Todecachinho Kids” que proporciona volume e não possui efeito umidificado. Ambas, auxiliam no desembaraço, hidratação e maciez das madeixas. Vem conferir as linhas completas na nossa lojinha online. https://www.lojadasalonline.com.br/pesquisa?t=kids

Escreva ou responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conheça o nosso Instagram!

  • 👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
  • Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
  • Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
👀 Diz pra gente o que mais te irrita (temos curiosos por aqui).😅
24 horas ago
View on Instagram |
1/3
Foi aqui que pediram formas diferentes de usar lenço no cabelo? 😍 A @carolmanprim trouxe 3 opções incríveis para você brilhar por onde passar. Ah! Dica: não esqueça de caprichar na finalização para um match de sucesso!Comenta aqui qual das 3 opções você mais curtiu.
2 dias ago
View on Instagram |
2/3
Espelho, espelho meu, quem vai me dar um produtinho Salon Line? 🪞✨Marque aqui quem o espelho escolheu. 😅#trend #inicial #presente #espelho
2 dias ago
View on Instagram |
3/3
Pular para o conteúdo