Cabelo crespo grisalho: como adorar essa fase da vida
- 29 de outubro de 2018
- 10:44
- Tayla Pinotti
Aceitar o cabelo crespo é um grande desafio, mas aceitar um cabelo crespo e grisalho é pura resistência.
Isso porque a sociedade ainda enxerga os cabelos brancos como sinal de desleixo quando se trata do sexo feminino, enquanto para muitos homens pode ser um “charme”.
A pressão pela aparência jovial é muito mais forte sobre as mulheres, que acabam recorrendo ao uso de tinturas e tonalizantes para disfarçar o aparecimento de qualquer fiozinho branco que possa surgir.
Luciana, conhecida como Marfim Rosa, tem 44 anos, é digital influencer e assumiu os fios grisalhos no seu cabelo 3b. Ela conta que decidiu assumir os fios brancos por questões não apenas estéticas, mas também políticas.
Seus primeiros fios brancos começaram a aparecer aos 35 anos e isso fez com que Marfim se visse refém do uso de tonalizante a cada 15 dias.
Cansada de ter que retocar os fios nessa frequência, ela decidiu que aceitaria os que nascessem brancos. Porém, quando foi procurar referências de mulheres crespas e grisalhas, não encontrou quase nenhuma.
“É muito raro nós vermos mulheres de cabelos grisalhos naturais por aí, principalmente mulheres crespas e cacheadas. Por isso, aceitar meus fios brancos se tornou um ato político”, explica a digital influencer.
A representatividade é um fator que influencia muito na decisão das mulheres, pois faz com que elas aceitem e amem suas características físicas e suas origens.
Cabelo crespo grisalho e o momento de transição
Os fios brancos vão nascendo aos poucos e leva um tempo até o cabelo ficar completamente branco.
Esse período no qual a mulher aceita os fios brancos sem usar tintura é uma espécie de transição, já que o cabelo passa de uma fase para outra.
Marfim Rosa conta que está na transição desde dezembro de 2016 e que, durante esse período é preciso ter paciência, pois o cabelo não fica da forma desejada de um dia para o outro.
A influencer ainda deu uma dica para as que aceitam a transição, mas ainda querem esconder os fios brancos durante o período: dá para usar sprays (coloridos ou não) e brincar com as cores, deixando os fios grisalhos com uma nova cara.
De qualquer forma, o importante é se manter forte e achar a forma que mais te agrade para enfrentar esse processo.
Quando a raiz começar a ficar branca e o comprimento do cabelo ainda tiver pigmentação, é possível tonalizar a raiz ou então apostar em uma coloração branca/prateada para conquistar um cabelo branco por completo.
Cabelo grisalho e autoestima podem (e devem) andar juntos
Assumir o cabelo crespo grisalho é deixar para trás uma vaidade, mas é também resistir e ir de encontro à sua própria identidade.
“Minha autoestima se fortaleceu quando aceitei meus fios brancos. Não vejo a hora de estar totalmente grisalha, ser naturalmente linda”, é o que diz Marfim Rosa.
Assim como ela, muitas mulheres com o cabelo crespo grisalho se sentem livres dos padrões de beleza com seus cabelos brancos.
Quando você aceita seu cabelo branco, você aprende a ver sua beleza natural e também começa a se conhecer melhor.
Dicas de cuidados com o cabelo crespo grisalho
Os fios grisalhos são mais porosos e finos e, por isso, precisam de cuidados especiais, ainda mais se tratando de cabelos com curvaturas 3 e 4, que são naturalmente mais ressecados.
Sendo assim, uma das dicas para cuidar do cabelo crespo grisalho é apostar em shampoos e condicionadores sem sulfato e sem sal, ou seja, produtos liberados.
As hidratações devem ser semanais ou quinzenais para repor nutrientes necessários e, pelo menos uma vez ao mês, é recomendado fazer umectação e reconstrução para fortalecer os fios.
Marfim Rosa lembra também da necessidade de usar um matizador roxo a cada 3 meses aproximadamente, pois isso ajuda a manter os fios brancos longe do aspecto amarelado.
E, para evitar os danos do dia a dia e dos raios solares, é indicado usar finalizadores com proteção UV, como o Leave-in CC Cream Maria Natureza da Salon Line.